12 dezembro 2021

Dinossauros do outro lado da galáxia!

Crédito: Vinicius Gut

    Os dinossauros viveram do outro lado da galáxia. Sim, é isso mesmo que você leu! Mas não se trata de nenhuma espécie alienígena, muito menos de uma história de ficção científica. É apenas uma constatação muito curiosa feita pela astrofísica Dra. Jessie Christiansen, pesquisadora da NASA, que teve a ideia de combinar as escalas de tempo geológica e astronômica. A explicação é bem simples.
    Assim como a Terra orbita o Sol, nossa estrela também gira em torno do centro da Via Láctea, levando consigo todo o Sistema Solar. Segundo os cientistas, um ciclo completo desse fenômeno dura aproximadamente 200 a 225 milhões de anos. Isso significa que a última vez que o Sistema Solar esteve na mesma posição de hoje dentro de nossa galáxia ocorreu quando os dinossauros haviam acabado de surgir, no final do período Triássico. A era dos dinossauros durou outros 150 milhões de anos, portanto a maior parte das espécies pisou no planeta quando este se localizava em uma posição bem diferente na Via Láctea. Levou quase meia volta galáctica para que eles dominassem o mundo, o que aconteceu no período Jurássico e, principalmente, no Cretáceo. Dessa maneira, alguns dinossauros bem emblemáticos, como o espinossauro e o iguanodonte, viveram, de fato, do outro lado da galáxia!

Plotagem de alguns dinossauros em torno da Via Láctea, de acordo com a posição da Terra e do Sistema Solar na época em que viveram. A figura humana indica nossa localização atual. A partir dela, em sentido horário, temos: Plateosaurus, Dilophosaurus, Megalosaurus, Apatosaurus, Stegosaurus, Iguanodon, Spinosaurus, Styracosaurus e Tyrannosaurus, além das aves (que não deixam de ser dinossauros!) Gastornis, Inkayacu e Pelagornis.
© Mundo Pré-Histórico, 2021
Crédito da imagem de fundo: NASA / JPL-Caltech / ESO / R. Hurt

    Vale notar, porém, que o movimento do Sol em torno do centro da Via Láctea não é perfeitamente circular. Os sistemas planetários se movem em órbitas diferentes e em velocidades diferentes - quanto mais afastada, mais lenta é a estrela. Além disso, a própria galáxia está se movendo pelo Universo, na direção da nossa vizinha Andrômeda. Isso faz com que o movimento do Sol mais se pareça com uma espiral do que com um círculo. Ele não retorna, então, exatamente ao mesmo ponto, mas, grosso modo, pode-se dizer que sim, pois sempre mantém uma distância parecida do centro da Via Láctea.
    Para os dinossauros, provavelmente a maior consequência desse fenômeno é que eles não viam o mesmo céu noturno que nós vemos - a posição das estrelas (vistas daqui) era bem diferente há dezenas de milhões de anos. Para nós, esse entendimento nos oferece uma perspectiva totalmente nova a respeito da evolução do Universo e da vida na Terra. Com toda certeza, nosso planeta será completamente diferente em seu próximo aniversário galáctico.

Fontes: Revista Galileu e Superinteressante.

9 comentários:

  1. Ok, por essa eu NUNCA esperaria! Quando li o título falei "O QUÊ?"
    Agora, uma pergunta. Será que por causa dessa posição em os dinossauros estiveram durante seu período de "existência", é que o dia na Era Mesozoica tinha 23 horas? Ou não tem simplesmente nada a ver e eu estou divagando com meus pensamentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A duração do dia está relacionada com a distância entre a Terra e a Lua. Conforme a Lua se afasta da Terra ao longo do tempo, a velocidade de rotação do planeta diminui.
      Se quiser ler mais sobre isso, tem essa matéria aqui: http://www.iea.usp.br/noticias/a-duracao-do-dia-ao-longo-da-historia-da-terra
      Essa também é uma curiosidade muito legal!

      Excluir
    2. Muito interessante! Dei uma lida na matéria e achei um assunto intrigante, é bem curioso mesmo.

      Excluir
  2. nossa, mas isso é realmente incrivel!!!!

    ResponderExcluir
  3. Rafael27/12/21

    Oi. Gostaria de parabenizá-lo pelo blog, gostei muito (que bom que ainda está ativo). Vim aqui por causa da Globo rsrs. Estava assistindo reportagem no Fantástico sobre fósseis, o que me fez ter vontade de pesquisar sobre os "maiores artrópodes pré-históricos". Nos resultados da pesquisa apareceu uma sobre "gigantes animais pré-históricos e assustadores". Fui ler a matéria e nela um dos animais é o Phorusrhacos; fui pesquisar sobre ele e assim cheguei até aqui rs.
    Enfim, sempre fui fascinado pelo mundo pré-histórico. Um dos meus primeiros contatos com ele foi através da coleção do chocolate Surpresa sobre Dinossauros. Também tive aquela coleção "Dinossauros - Descubra os Gigantes do Mundo Pré-Histórico", da Editora Globo e um dos meus episódios favoritos da série Aventura Visual (que era exibida na TV como "Olho Vivo") é o que fala sobre vida pré-histórica. Não sei se você conhece essas coleções, pois são do início dos anos 1990, e essa série mas se quiser pesquisar sobre acho que encontrará bom material para colocar no seu blog, principalmente na coleção da Ed. Globo (a coleção do chocolate Surpresa foi reeditada recentemente, em 2017, acredito que você tenha comprado rs). Obs: a série Aventura Visual também tem um episódio sobre dinossauros. Possuem duração aproximada de 30 min cada e ambos estão disponíveis no YouTube. Caso se interesse, recomendo assistir esses vídeos, pois são os que têm melhor qualidade. Aqui sobre os dinossauros https://youtu.be/1_GvXTgpOgc e aqui sobre a vida pré-histórica https://youtu.be/N-ht9iwmgrs
    Agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Rafael! Já ouvi falar sobre a coleção do chocolate Surpresa e também já tive várias coleções de livros quando criança, mas não conhecia essa série. É claro que vou ver!
      Fico feliz que tenha gostado do blog e agradeço se quiser voltar mais vezes!

      Excluir
  4. E, Felipe talvez você esteja já planejando um novo animal mas faz do kaprosuchos porfavor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, já tenho alguns planejados, mas vou fazer!

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.