24 novembro 2013

As espécies de mamute

Mamute-lanoso
Crédito: Zdeněk Burian, 1961

    Hoje são conhecidas dez espécies de mamute (gênero Mammuthus), um elefantídeo que viveu de 5 milhões a 4,5 mil anos atrás, do Plioceno ao Holoceno, em quase todos os continentes, exceto Oceania, América do Sul e Antártida. Conheça cada uma delas nesta postagem.
    A primeira espécie surgiu na África Oriental, onde hoje estão países como África do Sul, Etiópia e outros: o mamute-sul-africano (Mammuthus subplanifrons), com suas presas espiraladas. Chegava a 9 toneladas e 4 m de altura nos ombros, e extinguiu-se há 3 milhões de anos. É a espécie ancestral de todos os mamutes.
    O mamute-africano (Mammuthus africanavus), de mesmo tamanho, foi encontrado no Chade, na Líbia, no Marrocos e na Tunísia. Viveu em florestas tropicais quentes e desapareceu há cerca de 2 milhões de anos. É considerado o ancestral do mamute-meridional (veja mais abaixo).
    Na Europa, a espécie mais antiga é a Mammuthus rumanus, de 3 milhões de anos atrás, que se espalhou também pela China. É plausível que tenha se originado na África e migrado para a Eurásia pela região do Levante.

Mammuthus rumanus
© Chen Yu, 2011

    O mamute-meridional (Mammuthus meridionalis), com uma altura de 4 m nos ombros e peso de 10 t, viveu na Europa e na Ásia Central. Vivia em ambientes florestais e, portanto, se alimentava de árvores e arbustos. Como o clima de onde viveu era mais quente, não teve a densa cobertura de pelos. Deu origem ao mamute-da-estepe.

Mamute-meridional
© Chen Yu, 2011

    mamute-da-estepe (Mammuthus trogontherii) foi o primeiro a se adaptar ao clima temperado do Hemisfério Norte: viveu no norte da Eurásia. Sendo a maior espécie, alcançava até 4,7 m de altura na cernelha e 12 t, e tinha um crânio mais curto. Os machos possuíam presas fortemente curvadas que podiam crescer a 5,2 m nos mais velhos, enquanto as das fêmeas eram mais finas e levemente curvas. Os fósseis mais comuns são os dentes, perfeitos para moer grandes quantidades de gramíneas, folhas de árvores e arbustos.

Mamute-da-estepe
© Chen Yu, 2011

    mamute-columbiano ou mamute-da-colúmbia (Mammuthus columbi), de 4 m de altura e 9 t, habitou a América do Norte e tinha uma dieta de ervas, frutas, coníferas e gramíneas. Sua cobertura de pelo era reduzida. Durante o Pleistoceno, foi um dos mamutes mais comuns no continente, aonde deve ter chegado pelo estreito de Bering, que formou uma ponte de terra entre a Ásia e a América durante as glaciações.

Mamute-columbiano
© Chen Yu, 2011

    O mamute-lanoso (Mammuthus primigenius) tinha 3 m de altura nos ombros, 6 toneladas e foi a última espécie a se adaptar às regiões mais ao norte do planeta, na América do Norte e Eurásia. Sobrevivia às baixas temperaturas da era glacial graças a um grosso manto de pelos e uma camada de 8 cm de gordura. Além disso, glândulas sebáceas (ausentes nos elefantes atuais) produziam sebo para impermeabilizar o cabelo comprido. Suas longas presas (de até 5 m) eram usadas para afastar a neve à procura de gramíneas e brotos de plantas.

Mamute-lanoso
© Josef Moravec, 1999

    mamute-pigmeu (Mammuthus exilis), com apenas 2,1 m nos ombros e 900 kg, viveu nas Ilhas do Canal da Califórnia e surgiu a partir do mamute-columbiano. A espécie caracteriza um interessante caso de nanismo insular, ou seja, ao longo de várias gerações, esses mamutes tiveram uma diminuição de tamanho como forma de sobreviver à falta de espaço e de alimento, as gramíneas.

Mamute-pigmeu
© Chen Yu, 2011

    mamute-anão-da-sardenha (Mammuthus lamarmorae) era endêmico da ilha da Sardenha, no mar Mediterrâneo, media 1,5 m de altura, pesava 800 kg e provavelmente descendeu do mamute-da-estepe. Infelizmente, os fósseis encontrados são poucos e fragmentários.
    Ainda menor é o mamute-anão-cretense (Mammuthus creticus), da ilha de Creta, na Grécia, com apenas 1 m de altura nos ombros e 310 kg. Ele viveu de 2,5 milhões a 800 mil anos atrás.

Mamute-anão-cretense
© Victor Leshyk / Natural History Museum

13 comentários:

  1. Qual á diferença entre mammute e elefante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os mamutes eram animais maiores, possuíam grandes presas de marfim, orelhas curtas e, em muitos casos, uma grossa cobertura de pelos, por terem habitado regiões mais frias. Eles se espalharam da África até a Europa e a América do Norte. Em relação aos fósseis, as diferenças são estabelecidas por características dos ossos e dentes.
      Espero ter ajudado! Um abraço.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Não, eles são animais diferentes. Para saber mais, leia as postagens sobre cada um deles. Valeu!

      Excluir
  3. Tenho uma dúvida!
    O Mamute-do-Rio-Songhua é o mesmo que o Mamute-da-Estepe?
    Pois algumas fontes dizem que o Mamute-do-Rio-Songhua era a maior espécie, já outras o dizem que é o Mamute-da-Estepe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Em 2010, cientistas chineses que reestudaram os fósseis da espécie a consideraram sinônima do mamute-da-estepe.

      Excluir
  4. Qual das espécies de mamute você mais gosta, Felipe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm... Acho que o mamute-lanoso. Mas provavelmente só porque é o mais famoso.

      Excluir
    2. Kkk! Já eu gosto bastante do mamute-columbiano, por ele ser um dos maiores.

      Excluir
  5. Acho que uma das coisas mais curiosas sobre as espécies de mamutes é saber que o mamute-columbiano era um híbrido. Aliás, hibridização foi algo bem comum na linha evolutiva dos proboscídeos.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.