26 janeiro 2009

Parassaurolofo

Entre os vários dinossauros conhecidos com os quais o parassaurolofo compartilhou seu habitat está o Kosmoceratops.
© Raúl Martín

Atualizado em fevereiro de 2015

O parassaurolofo ("lagarto com crista próximo", em referência ao saurolofo, o qual acreditava-se ser seu parente próximo) é um ornitópode que viveu no período Cretáceo, de 76 a 73 milhões de anos atrás, nas planícies norte-americanas. Media 4,5 m de altura, 9,5 m de comprimento e pesava 2,5 toneladas. Podia caminhar tanto como um bípede quanto um quadrúpede; provavelmente preferia andar sobre quatro patas enquanto se alimentava e, quando corria, sobre duas. Usava o bico para cortar os vegetais, e seus dentes eram continuamente substituídos.
Este dinossauro é muito conhecido por sua longa crista (chegava a mais de 2 m na maior espécie, Parasaurolophus tubicen), que formava um tubo curvo projetando-se para trás do crânio, repleta de passagens nasais internas. Apesar das dúvidas, acredita-se que ela pode ter tido várias funções, tais como reconhecimento visual entre espécies e entre machos e fêmeas, termorregulação e ressonância acústica. Muitos cientistas já propuseram que a crista funcionava como uma câmara de ressonância, produzindo sons de baixa frequência para comunicar e alertar os membros do bando. O dinossauro mais relacionado com o parassaurolofo parece ser o Charonosaurus, da China; seus predadores, o albertossauro, o gorgossauro e o troodonte.
O gênero foi descrito em 1922 por William Parks, com base em um crânio e um esqueleto parcial encontrados no Parque Provincial dos Dinossauros, em Alberta, Canadá. Restos são também conhecidos de Utah e Novo México, nos Estados Unidos, embora poucos espécimes bem preservados tenham sido descobertos. Em 2013, um indivíduo de apenas um ano de idade foi descrito e mostrou que o desenvolvimento da crista começava desde muito cedo nos jovens parassaurolofos.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Subordem: † Ornithopoda
Família: † Hadrosauridae
Subfamília: † Lambeosaurinae
Clado: † Parasaurolophini
Gênero: † Parasaurolophus
Espécies: Parasaurolophus walkeri, † P. tubicen e † P. cyrtocristatus

© Mundo Pré-Histórico
Parasaurolophus walkeri (em cima) foi a primeira espécie a ser nomeada. Parasaurolophus cyrtocristatus (embaixo) é a menor espécie, e alguns estudos sugeriram que fosse a fêmea do gênero P. tubicen. No entanto, seus fósseis aparecem 1 milhão de anos antes deste nas camadas de rochas.
© Sergio Pérez
Embora pareça ser pouco provável, o parassaurolofo é retratado, às vezes, com uma aba de pele ligando a crista e o pescoço, como sugerido originalmente por William Parks.

Fontes: Wikipedia (versão em inglês) e Prehistoric Wildlife.

7 comentários:

  1. muitos dinossauros viveram com o parasaurolophos mais muitos deles nem sao conhecidos felipe desculpa ser chato mais quais dinosssauros viveram com o parasauro muito da minha curiosidade e pelo indice cronologico de cada criatura porque eu desconheco muito do indice cronologico como triassico jurassico cretaceo plioceno devoniano carbonifero cambriano entao eu sei muto pouco sobre dinossauros que viveram com outros dinossauros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pentaceratops, Stegoceras, Kritosaurus, Bistahieversor, Ornithomimus, Albertosaurus, Gryposaurus, Utahceratops, Kosmoceratops, entre outros.

      Excluir
  2. felipe qual o maior hadrosauro

    ResponderExcluir
  3. Ei, felipe tudo bem? Me chamo Caio, e há algum tempo venho acompanhando o seu blog. Também sou fã de dinos, tenho uma página no instagram onde posto assuntos relacionados aos dinos e paleontologia. Já utilizei seu site como fonte de pesquisa para algumas das minhas publicações. Gostaria de saber se vc tem vontade de fazer uma parceria comigo? Se sim poderia deixar seu contato pra gente conversar mais sobre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Caio! Legal, vamos conversar, sim! Pode me chamar no Direct no Instagram (@felipe.bampi). A propósito, qual é o nome da sua página?

      Excluir
  4. Anônimo21/6/22

    Eu sou fanatico nos dinossauro e tenho um canal no YouTube e falo so dos dinossauros e o meu canal do YouTube chama vagner dinos

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.