26 de janeiro de 2009

Parassaurolofo

(Atualizado em fevereiro de 2015)
Entre os vários dinossauros conhecidos com os quais o parassaurolofo compartilhou seu habitat está o kosmoceratope
© Raúl Martín

O parassaurolofo ("lagarto com crista próximo", em referência ao saurolofo, o qual acreditava-se ser seu parente próximo) é um ornitópode que viveu no período Cretáceo, de 76 a 73 milhões de anos atrás, nas planícies norte-americanas. Media 4,5 m de altura, 9,5 m de comprimento e pesava 2,5 toneladas. Podia caminhar tanto como um bípede quanto um quadrúpede; provavelmente preferia andar sobre quatro patas enquanto se alimentava e, quando corria, sobre duas. Usava o bico para cortar os vegetais, e seus dentes eram continuamente substituídos.
Este dinossauro é muito conhecido por sua longa crista (chegava a mais de 2 m na maior espécie, Parasaurolophus tubicen), que formava um tubo curvo projetando-se para trás do crânio, repleta de passagens nasais internas. Apesar das dúvidas, acredita-se que ela poder ter tido várias funções, tais como reconhecimento visual entre espécies e entre machos e fêmeas, termorregulação e ressonância acústica. Muitos cientistas já propuseram que a crista funcionava como uma câmara de ressonância, produzindo sons de baixa frequência para comunicar e alertar os membros do bando. O dinossauro mais relacionado com o parassaurolofo parece ser o Charonosaurus, da China; seus predadores, o albertossauro, o gorgossauro e o trodonte.
O gênero foi descrito em 1922 por William Parks, com base em um crânio e um esqueleto parcial encontrados no Parque Provincial dos Dinossauros, em Alberta, Canadá. Restos são também conhecidos de Utah e Novo México, nos Estados Unidos, embora poucos espécimes bem preservados tenham sido descobertos. Em 2013, um indivíduo de apenas um ano de idade foi descrito e mostrou que o desenvolvimento da crista começava desde muito cedo nos jovens parassaurolofos.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Subordem: † Ornithopoda
Família: † Hadrosauridae
Subfamília: † Lambeosaurinae
Clado: † Parasaurolophini
Gênero: † Parasaurolophus
Espécies: Parasaurolophus walkeri, † P. tubicen e † P. cyrtocristatus


© Mundo Pré-Histórico
Parasaurolophus walkeri (em cima) foi a primeira espécie a ser nomeada. Parasaurolophus cyrtocristatus (embaixo) é a menor espécie, e alguns estudos sugeriram que fosse a fêmea do gênero P. tubicen. No entanto, seus fósseis aparecem 1 milhão de anos antes deste nas camadas de rochas.
© Sergio Pérez
Embora pareça ser pouco provável, o parassaurolofo é retratado, às vezes, com uma aba de pele ligando a crista e o pescoço, como sugerido originalmente por William Parks.

Fontes: Wikipedia (versão em inglês) e Prehistoric Wildlife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.