27 de janeiro de 2009

Iguanodonte, o segundo dinossauro

© Raúl Martín

(Atualizado em novembro de 2015)

O iguanodonte (do grego "dente de iguana") viveu durante o período Cretáceo, de 126 a 125 milhões de anos atrás, na Europa. Fósseis foram encontrados principalmente na Bélgica e na Espanha, sendo um dos dinossauros mais bem estudados. Esse ornitópode chegava a 5 toneladas e media cerca de 3 m de altura e 10 m de comprimento. Com tal tamanho, tinha acesso até as plantas mais altas. 
Era um herbívoro grande e volumoso, com pernas e braços longos e fortes; assim, podia alterar, eventualmente, de quadrúpede para bípede. Os três dedos centrais das mãos eram rígidos, bem como os pulsos, adaptados para apoiar o peso do corpo. Por outro lado, os dedos mínimos eram bastante flexíveis, possivelmente usados para manipular o alimento. Os polegares terminavam em espinhos cônicos, talvez usados como defesa ou para quebrar sementes e frutas. A coluna e a cauda eram sustentadas por tendões ossificados (tendões que enrijeciam ao longo da vida do animal).

A mão do iguanodonte era muito bem adaptada. Seu dedo mínimo era preênsil, ou seja, capaz de agarrar objetos, como nosso polegar.

Possuía uma cabeça alta e estreita. Na boca, dentes de formato parecido, como o nome sugere, com os de um iguana. Seu bico cortante e os dentes substituíveis, aliados ao método de mastigação semelhante ao dos mamíferos, possibilitavam comer até os vegetais mais duros. 
Gideon Mantell, médico e geólogo inglês, mencionou a descoberta de dentes de um animal herbívoro em 1821, pouco antes do surgimento da paleontologia. Entretanto, a ideia de um lagarto gigante não foi aceita até a publicação dos trabalhos de William Buckland, em 1824, sobre o megalossauro. No ano seguinte, Mantell, tentando encontrar um paralelo com répteis atuais para corroborar sua teoria, decidiu chamá-lo Iguanodon, "dente de iguana". Este se tornou o segundo dinossauro a ser nomeado e descrito.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Subordem: † Ornithopoda
Clado: † Hadrosauriformes
Família: † Iguanodontidae
Gênero: † Iguanodon
Espécies: Iguanodon bernissartensis e † I. galvensis


© Mundo Pré-Histórico
© Dorling Kindersley
Iguanodon bernissartensis no Museu de História Natural Senckenberg, Frankfurt, Alemanha.
Fósseis dessa espécie foram os primeiros esqueletos completos de dinossauros a serem encontrados e tiveram extrema importância para os cientistas da época compreenderem melhor esses seres. A descoberta ocorreu em uma mina de carvão em Bernissart, na Bélgica, em 1878, ocasião em que fósseis de ao menos 38 indivíduos foram desenterrados.
 

Fontes: Dinosaur Isle, Wikipedia (versão em inglês) e Prehistoric Wildlife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.