4 de abril de 2010

Pteranodonte

(Atualizado em maio de 2016)
© 2011 Vlad Konstantinov

O pteranodonte (do grego "voador sem dentes") é um pterossauro que está entre os maiores répteis voadores que já existiram, alguns indivíduos alcançando uma envergadura de mais de 7 m. Viveu no fim do Cretáceo, entre 88 e 75 milhões de anos atrás, onde hoje são os Estados Unidos. Pesava 30 kg, media 2 m de altura e alimentava-se de peixes e invertebrados.
Ao contrário de pterossauros mais antigos, como o ranforrinco e o pterodáctilo, o pteranodonte tinha um bico sem dentes - longo e esguio, terminava em uma ponta afiada, levemente curvada para cima. Para capturar os peixes, devia fazer um movimento de concha com o bico. A crista atrás do crânio variava significativamente de acordo com a idade, o sexo e a espécie. Machos possuíam cristas muito maiores que as das fêmeas, indicando que seu uso era para exibição, embora pudessem ter outras funções além dessa.
Os pteranodontes provavelmente viviam em rochedos distantes da costa, formando colônias, onde poderiam criar seus ninhos longe dos predadores terrestres. Entretanto, isso não significa que estavam livres dos predadores aquáticos, como o Clidastes e o Tylosaurus, quando mergulhavam no oceano para pescar. O pteranodonte devia compartilhar os céus com o pterossauro de crista gigante nictossauro.
São conhecidos mais fósseis de pteranodonte do que qualquer outro pterossauro. Cerca de 1200 espécimes já foram descobertos pela ciência, muitos deles bem preservados, com crânios quase completos e esqueletos articulados. Os primeiros restos foram encontrados em 1870, por Othniel C. Marsh, mas foi somente em 1876, quando o primeiro crânio foi achado, que o pteranodonte foi reconhecido como um novo gênero. Este foi o primeiro pterossauro descoberto fora da Europa.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: † Pterosauria
Subordem: † Pterodactyloidea
Família: † Pteranodontidae
Subfamília: † Pteranodontinae
Gênero: † Pteranodon
Espécies: † Pteranodon longiceps e (?) † P. sternbergi


© Mundo Pré-Histórico
P. longiceps (em cima) e P. sternbergi (embaixo)
© Joe Tucciarone
Modelo em exposição no Museu Americano de História Natural, Nova York.

Fontes: Wikipedia (versão em inglês), Prehistoric Wildlife e Enchanted Learning Software.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.