Smilodon populator, a maior espécie de tigre-dentes-de-sabre, viveu na América do Sul, inclusive no Brasil. © Mauricio Antón |
O esmilodonte (do grego "dentes de sabre") é um felídeo extinto, conhecido popularmente como tigre-dentes-de-sabre (embora outros animais também sejam chamados assim). Viveu nas Américas durante a época Pleistocena, entre 2,5 milhões e 10 mil anos atrás. Apesar do nome popular, não possui parentesco próximo com o tigre atual, ou nenhum outro felino existente.
Seu porte é similar ao do tigre ou do leão, porém mais forte e robusto. Possuía membros longos, cauda curta e cérebro comparativamente menor que de outros felinos, mas o que o torna famoso são seus longos caninos de até 28 cm. Apesar de ser musculoso e poderoso, o esmilodonte tinha uma mordida relativamente fraca. Os caninos eram frágeis e não suportavam muita pressão: somente quando a presa já estava totalmente subjugada, eles entravam em ação para cortar sua garganta. Talvez a presença de músculos da mandíbula mais fracos tenha sido uma adaptação para reduzir o risco de fraturas nos enormes dentes, além de permitir que a mandíbula se abrisse em um ângulo duas vezes maior que em um leão moderno. Com a boca aberta a 120º, os caninos ficavam totalmente livres para agir.
Provavelmente, era um predador do ápice da cadeia alimentar, que vivia em grupo e se escondia na vegetação densa para saltar subitamente sobre a presa. Atacava grandes mamíferos, como bisões, camelos, preguiças, cavalos e mamutes.
A extinção do tigre-dentes-de-sabre pode ter ocorrido por causa do desaparecimento dos grandes mamíferos herbívoros no final do Pleistoceno, substituídos por animais menores e mais ágeis. Outras explicações incluem as mudanças climáticas e a competição por alimento com os seres humanos. O esmilodonte foi nomeado e descrito em 1842, por Peter Wilhelm Lund, que encontrou fósseis da espécie Smilodon populator em cavernas próximo à cidade de Lagoa Santa, em Minas Gerais, Brasil.
Espécies
A primeira espécie de esmilodonte (Smilodon gracilis) surgiu na América do Norte há 2,5 milhões de anos, mas migrou para a América do Sul ainda no início do Pleistoceno. Extinguiu-se mais cedo, há 500 mil anos, e foi a menor espécie, pesando no máximo 100 kg.
Na América do Norte, Smilodon fatalis substituiu S. gracilis há 1,6 milhão de anos. De tamanho intermediário, pesava até 280 kg e media 1 m de altura nos ombros. S. fatalis também invadiu o oeste sul-americano.
Há 1 milhão de anos, Smilodon populator surgiu na região leste da América do Sul. Com 400 kg e 1,20 m de altura nos ombros, foi a maior de todas as espécies. Juntamente com S. fatalis, extinguiu-se 10 mil anos atrás.
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Subfamília: † Machairodontinae
Gênero: † Smilodon
Espécies: † Smilodon populator, † S. fatalis e † S. gracilis
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Subfamília: † Machairodontinae
Gênero: † Smilodon
Espécies: † Smilodon populator, † S. fatalis e † S. gracilis
© Mundo Pré-Histórico |
Um grupo de Smilodon fatalis ataca mamutes-columbianos. Uma das evidências do comportamento coletivo são os fósseis com marcas de ferimentos graves cicatrizados: estes indivíduos não teriam sobrevivido durante a recuperação se não tivessem sido alimentados por seus companheiros. © Mauricio Antón |
Smilodon fatalis |
Fontes: Wikipedia (versão em inglês) e Prehistoric Wildlife.
muito booom
ResponderExcluir!!!
bom mesmo
ExcluirBoa.
ResponderExcluirboa mesmo
ExcluirValeu, pessoal!
Excluirposo usa o coteudo daqui no meu canal
ExcluirDesde que cite o blog como fonte, tudo bem.
ExcluirEu amo os tigre dente de sabre...
ExcluirO tigre dentes de sabre e muito bunito
ResponderExcluire mesmo e lindo
ResponderExcluirO smilodon populato é o nosso representante
ExcluirO populato e o maior
O tilascomilus atrox e um tigre dentes de sabre ?
ExcluirSim. "Tigre-dentes-de-sabre" é apenas uma denominação popular, não usada oficialmente pelos cientistas. Na verdade, esse nome refere-se a uma grande variedade de gêneros e espécies de mamíferos que possuem caninos alongados, entre eles animais de grupos tão distintos que nem ao menos possuem parentesco próximo entre si ou com o tigre atual.
ExcluirSeu blog é dahora! Muito bom! Continue com esse belo trabalho, por gentileza.
ResponderExcluirencontrei numa limpeza em meu terreno uma presa com uns 20cm muito parecida com a de um dente de sabre, como posso saber que se trata da mesma?
ResponderExcluirÉ possível que seja simplesmente um osso qualquer de algum animal. Fósseis tem aspecto de rocha e são muito mais pesados que o material original. Neste caso, seria melhor pedir ajuda a algum profissional da área de Geologia ou Paleontologia.
ExcluirEspero ter ajudado! Abraços.
Ouvi dizer tbm q o smilodon morreu por causa da sua presa q crescia demais e ele não conseguia abocanhar sua presa
ResponderExcluirCientistas não são bons em dedução. Essa hipótese é estapafúrdia, não tem nenhum sentido, pois caçador e presa evoluem conjuntamente. Essa estreita relação de dependência entre seres vivos chega ao ponto de termos simbioses ou polinizadores exclusivos. Portanto, algo tão básico quanto a presa caber na boca do predador não seria problema para a adaptação evolutiva de nenhum ser vivo.
ExcluirVou explicar aqui por que os tigres dente de sabre foram extintos. Tem ligação com a chegada no homem ao continente americano. E também como usavam suas presas (não era mordendo).
pode ser que, assim como as capivaras, ele roesse os dentes em pedras ou em troncos de árvores
Excluirnão ajudou
ResponderExcluirÉ uma pena! Mas me diga do que você precisa, talvez posso ajudar.
Excluireu achei super interessante porque fala tudo sobre os dinossauros .e isso da para faser uma boa pesquisa
ResponderExcluirInteressante,embora o povo nao saiba comentar direito,nem dão valor à um trabalho desses,"Boa" isso lá eh comentario que se faça?,não né,pelo amor de Deus,o certo eh "Uau,espetacular,show de bola, amei" enfim,sou um homem justo,ao contrário de vcs, idiotas sem noção!!! Agora vou voltar a beber a minha cerveja que é mais digna do que vocês!!!
ResponderExcluirquais são as razões por ele estar em extinção ou ameaçado de extinção
ResponderExcluirO esmilodonte extinguiu-se há cerca de 10 mil anos, provavelmente devido a mudanças climáticas e ecológicas que resultaram no desaparecimento das espécies que ele predava.
ExcluirMuito bom seu site. Adoro animais pré - históricos e sou fã do Smilodon.
ResponderExcluirAmo muito muito muito muito animais pré históricos e dinossauros mas seu site e mega bom amei todas as matérias do site!
ResponderExcluirMuito muito muito obrigado! Volte sempre!
ExcluirObrigada ,me ajudou muito no trabalho do meu filho que adora dentes de sabre. Valeu!
ResponderExcluirPor nada! Abraços, Clessia.
ExcluirQueria muito saber as consequências da extinção desse animal e também gostaria de saber o modo de vida do Smilodon
Excluirobrigada me ajudou muito
ResponderExcluirDe nada!
Excluirparabéns pelo excelente artigo pessoal!
ResponderExcluiruma pena esse lindo felino estar extinto
É verdade. Obrigado!
ExcluirQual das Américas surgiu a espécie do Mastodonte ?
ResponderExcluirO mastodonte surgiu na América do Norte.
ExcluirSlah neh por nada n mas eu acho q o tigre dentes de sabre eh ancestral da onça pintada
ResponderExcluirO esmilodonte não é ancestral de nenhum felino atual, até porque ele se extinguiu completamente e não deixou descendentes vivos
ExcluirRapaz, esse Blog é Show!!! Gosto de animais, e gosto muito também de animais pré históricos!!!
ResponderExcluirValeu, Paulo! Volte sempre.
ExcluirMuito bom me foi de muita utilidade.
ResponderExcluirSerá que no futuro será possível perder trazer esse animal a vida tecnologia será suficiente esse animal muito rara nós precisamos melhorar nosso mundo é quando nós recebemos uma nova tecnologia e conseguiu trazer esse animal devido à Vida Se algumas palavras estiverem erradas por favor comentem ou responda para mim os errados provavelmente foi o corretor
ResponderExcluirAdorei o conteúdo do blog até porque eu adoro animais pré-históricos.
ResponderExcluirObrigado, Ferdinando! Se quiser, siga a página do blog no Facebook! Desde já agradeço.
ExcluirEu queria saber o tipo de relação ecológica que ele desenvolve?
ResponderExcluirEu acho os "Tigres-dentes-de-sabre" muito legais,eles "são" robustos e inteligentes,a próposito,eles eram excelentes caçadores assim como nós humanos,damos o nosso melhor para conseguimos o que queremos ou para alcançar nossos objetivos.Se pudesse eu estudaria tudo e seria uma cientista focada nos "Smilodons", prefiro chama-los desta maneira, no inglês, ou até mesmo "Saber" como os americanos falam em RPG, ou seja , Roleplay Game(Decisão de jogar como se fosse realmente aquele animal ou ser/Play realism). Então vamos levar para o lado do ingles,como os americanos falam em jogos,como eles o apelidam, sempre que jogo um jogo muito realista chamado Cenozoic Survival(Jogo dentro do ROBLOX),vejo que em várias ocasiões os americanos chamam o Esmilodonte , de Smilodon,o que é difícil de ver pois o ROBLOX censura a palavra Smilodon, então o Jogador tem que falar as silabas separadas por exemplo: S mi lo don,e não pode falar com tudo separado pois o ROBLOX irá te censurar por motivos obvios, e ficará assim : # # # # # # # # , e para a outra pessoa que você gostaria de mandar a mensagem , não irá entende-lo, por mais que você tente,assim o ROBLOX irá sempre estar te censurando, mas se você quer falar para a pessoa entende-la você pode falar assim : S mi lo don ou Sm i lo do n,desses dois modos , não sei o porque, mas o ROBLOX não te censura,oque é bom. Mas para não gastar tanto tempo,você pode falar de modo abreviado desta maneira : Saber,ou Saber Toothed,eles não usam o *Tiger* . Bom mas se vocês quiserem saber mais sobre este jogo , o Cenozoic Survival,criado por DinoGojiraGuy, bastante conhecido na comunidade do ROBLOX estarei deixando o link aqui : https://web.roblox.com/games/1112419111/Cenozoic-Survival-BETAhttps://web.roblox.com/games/1112419111/Cenozoic-Survival-BETA
ResponderExcluirAgora que eu percebi que o Smilodon gracilis pesando de 55 a 100 kg é do mesmo tamanho que um grande puma macho e um pouco menor que a onça-pintada.
ResponderExcluirMuito legal a matéria parabens!!
ResponderExcluirObrigado, Jeferson!
ExcluirA forma como os dentes-de-sabre evoluíram convergentemente na história da vida, é simplesmente incrível! Tantas linhagens de verdadeiros e falsos dentes-de-sabre que existiram chega a ser assustador. Será que novos dentes-de-sabre podem surgir no futuro?
ResponderExcluirSIM
ResponderExcluir