13 de dezembro de 2009

Chasmossauro

(Atualizado em agosto de 2013)
© Raúl Martín

O chasmossauro (que significa "lagarto com fenda", devido às grandes aberturas em seu folho) era um dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu na América do Norte durante o período Cretáceo, de 76 a 70 milhões de anos atrás, e atingia cerca de 6 m de comprimento e 3,6 toneladas. 
Como outros ceratopsianos, o chasmossauro tinha três chifres na cabeça: um acima do nariz e um par sobre as órbitas oculares, além das pequenas ossificações nas bordas do folho; porém, o que o diferencia dos demais dinossauros do grupo é o fato de que os chifres da testa são curtos e curvados para trás. A função do enorme folho retangular atrás da cabeça ainda é discutida, mas poderia ser usado como um mecanismo termorregulador, para atrair fêmeas ou para assustar predadores. No entanto, talvez sua maior arma de defesa fosse o bico córneo e duro, que usava também para cortar plantas como cicas e palmeiras.
Lawrence Lambe, importante paleontólogo canadense, encontrou seus fósseis em 1898, mas o chasmossauro só foi reconhecido como um gênero a parte em 1914. Muitos fósseis de chasmossauro já foram encontrados, todos vindos do Parque Provincial dos Dinossauros, em Alberta, Canadá.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Subordem: † Cerapoda
Infraordem: † Ceratopsia
Família: † Ceratopsidae
Gênero: † Chasmosaurus
Espécies: † Chasmosaurus belli e C. russelli

© Mundo Pré-Histórico

© Keiji Terakoshi
Foto: Museu Real Tyrrell de Paleontologia, Drumheller, Canadá

Fontes: Wikipedia (versão em inglês), About.com, Enchanted Learning Software e BBC Planet Dinosaur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.