14 fevereiro 2021

Compsógnato, um pequeno e delicado dinossauro

Crédito: Sergey Krasovskiy

    O compsógnato ("mandíbula elegante", do grego kompsós, "elegante", e gnathos, "mandíbula") é um pequeno dinossauro terópode que viveu na Europa entre 150 e 145 milhões de anos atrás, durante a idade Titoniana, no final do período Jurássico. Esse carnívoro bípede media até 1,25 m de comprimento e pesava em torno de 3,5 kg, tendo sido apontado, por décadas, como o menor dinossauro - hoje temos notícia de dinossauros não avianos ainda menores, como microrraptor, Parvicursor e Epidexipteryx. Também é uma das poucas espécies de dinossauro cuja dieta é conhecida diretamente por meio de fósseis: os dois exemplares conhecidos de compsógnato registram conteúdos estomacais com ossos de lagartos.

© Mundo Pré-Histórico
(Baseado na reconstrução de Scott Hartman)

    Tinha pernas compridas e fortes, que indicam agilidade, e uma longa cauda com quase metade de seu tamanho total, que equilibrava o corpo esguio. Os braços curtos terminavam em mãos com dois dedos com garras, além de um terceiro dedo menor, talvez não funcional (reconstruções antigas identificavam apenas dois dedos). O delicado crânio era estreito e alongado, com um focinho afunilado e olhos proporcionalmente grandes. Estes sugerem que era um predador orientado pela visão, capaz de reagir mais rapidamente aos movimentos da presa. Seus dentes pequenos e afiados - os da frente retos, pontudos e lisos, e os de trás mais estreitos, recurvados e serrilhados - são adaptados para capturar pequenos vertebrados, como répteis e mamíferos, os quais engolia inteiros. O compsógnato, em especial os indivíduos mais jovens, possivelmente também se alimentava de outros animais menores, como insetos. Alguns de seus parentes, como o Sinosauropteryx e o Sinocalliopteryx, foram preservados com vestígios de penas primitivas cobrindo o corpo, o que também poderia se aplicar ao compsógnato. Essas penas seriam estruturas finas e macias, que não se conservaram mesmo nas excelentes condições dos fósseis da espécie.

Compsógnato coberto por "protopenas" engole sua refeição inteira.
Crédito: (autor desconhecido)

    No final do Jurássico, a Europa era um arquipélago tropical e relativamente seco, composto por pequenas ilhas em meio a um mar raso, o Mar de Tétis. O compsógnato tinha como contemporâneos o arqueópterix, o ranforrinco e o pterodáctilo, que deviam habitar as regiões costeiras e próximas a lagoas. Como não foram encontrados restos de animais maiores nesse habitat, ausência que seria devida à baixa disponibilidade de alimento e espaço, é provável que o compsógnato, apesar de sua pequenez, fosse o maior predador local.
    Ele é conhecido por dois esqueletos quase completos, o primeiro encontrado na região da Baviera, na Alemanha, nos anos 1850, e que devia ser de um indivíduo jovem, com 89 cm de comprimento. Parte da coleção particular do coletor de fósseis Joseph Oberndorfer, o espécime foi estudado pelo paleontólogo Johann A. Wagner, que publicou uma breve descrição sobre o animal em 1859, na qual cunhava o nome Compsognathus longipes (o epíteto específico significa "pé longo" em latim). Wagner o identificou apenas como um tipo de lagarto, mas, sem saber, este era o primeiro dinossauro terópode conhecido por um esqueleto razoavelmente completo. Em 1868 e 1870, o biólogo evolucionista Thomas Huxley escreveu que o compsógnato era o parente mais próximo conhecido (até então) do arqueópterix, encontrado nas mesmas rochas e considerado, naqueles tempos, a mais antiga ave. Ele concluiu, assim, que as aves deviam ter evoluído dos dinossauros - o que seria corroborado por inúmeras descobertas posteriores -, estabelecendo o compsógnato como um dos dinossauros mais amplamente prestigiados. Um espécime maior (originalmente considerado uma segunda espécie) foi encontrado próximo a Nice, na França, em 1971, e, após uma descrição minuciosa de John Ostrom em 1978, o animal tornou-se um dos pequenos terópodes mais bem detalhados.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Família: †Compsognathidae
Subfamília: †Compsognathinae
Gênero: †Compsognathus
Espécie: †Compsognathus longipes

Réplica do fóssil original (holótipo) do compsógnato, no Museu de História Natural da Universidade de Oxford, Reino Unido. O lagarto preservado em seu trato digestivo foi tradicionalmente atribuído ao gênero Bavarisaurus, mas identificado como uma nova espécie em 2017, batizada de Schoenesmahl dyspepsia - nome que significa, em alemão e grego, "boa refeição difícil de digerir".

44 comentários:

  1. Acabei de ler e ficou fantástico! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Uma das coisas mais curiosas que eu acho sobre o compsógnato é justamente a possibilidade dele ter sido o maior predador da região, devido a ausência de carnívoros maiores. Muito legal!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo15/2/21

    finalmente o compsognathus

    ResponderExcluir
  4. Anônimo15/2/21

    fala do microraptor

    ResponderExcluir
  5. Ótima postagem! Estava sentindo falta dele no blog mesmo.
    Curioso mesmo saber que ele pode ter sido o maior predador da sua região, mas ele não chegou a conviver com o torvossauro ou megalossauro?
    Também queria saber:
    existiu algum animal bípede durante a era Paleozoica? Ou só foram existir na era Mezozoica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Respondendo às suas perguntas:
      O megalossauro viveu uns 15 milhões de anos antes do compsógnato. O torvossauro viveu na mesma época, porém na região de Portugal (até onde se sabe); um novo fóssil de torvossauro encontrado na Alemanha é um pouco mais antigo também.
      Quanto ao surgimento do bipedismo, é uma pergunta muito interessante, que nunca me ocorreu antes. Mas descobri que o animal bípede mais antigo que se conhece é um réptil chamado Eudibamus, que surgiu há 290 milhões de anos, no início do Permiano!

      Excluir
    2. Muito legal saber quando surgiu ao bipedismo, obrigado por responder sempre.

      Excluir
  6. vc pode falar sobre o toxodon

    ResponderExcluir
  7. pode falar sobre o quagga

    ResponderExcluir
  8. SOBRE O QUE VC VAI FALAR NA PROXIMA POSTAGEM

    ResponderExcluir
  9. Anônimo21/2/21

    em que paises foi encontrado fosseis de bothriolepis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm, eu respondi essa pergunta na postagem do mesossauro!

      Excluir
  10. Anônimo22/2/21

    além do Canadá, Rússia e Alaska em que outros países viveu o mamute lanoso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele se espalhou desde essas regiões próximas ao Ártico até terras do sul da Europa, China e norte dos Estados Unidos. Países europeus onde fósseis de mamutes-lanosos foram encontrados incluem Reino Unido, Alemanha, Polônia, França, Espanha e Itália.

      Excluir
  11. PODE FALAR SOBRE O DINOPITECUS

    ResponderExcluir
  12. Depois do Velociraptor, qual próxima postagem pretende atualizar?

    ResponderExcluir
  13. Eu queria saber muito sobre o othnielosaurus consors, você poderia fazer uma postagem sobre ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso sim. Mas vi que, nos últimos anos, ele foi sinonimizado com o Nanosaurus, junto com o Othnielia e o Drinker.

      Excluir
  14. Poderia fazer uma postagem sobre o anteossauro, Felipe?

    ResponderExcluir
  15. Esse dinossauro me lembra um pouco o procompsognato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é à toa que procompsógnato significa "anterior ao compsógnato". Entretanto, apesar de parecidos, os dois animais não fazem parte da mesma linhagem.

      Excluir
  16. Douglas22/3/21

    Mais uma vez vindo ver meu site favorito, ótimo trabalho amigo continue!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito agradecido mesmo, Douglas! Obrigado pela visita!

      Excluir
  17. fala sobre o procompsgnato

    ResponderExcluir
  18. Eu vi num livro uma história de como pode ter surgido teoria de que os passaros evoluiram dos dinossauros. A história dis que o cientista Thomas Huxley taria descoberto que o arqueopterix e o compsgnato eram aparentados. Na história estava escrito que enquanto ele jantava codorna viu que os ossos do animal eram parescidos com os do compsgnato e entaão averia surgido a teoria desse parentesco. Mas é bem provavel que essa história seja apenas um apócrife e que Huxel descobriu isso em seu laboratorio enquanto examinava os ossos do compsognato e do arqueopterix (que na epoca era considerado uma ave) e assim que propos a teoria.

    ResponderExcluir
  19. Sugestões de próximas postagens: Brontotherium, Yi qi, dreadnoughtus, epidexipteryx, ozraptor, moros e australotitan. Espero que goste das minhas sugestões, abraços!

    ResponderExcluir
  20. realmente não sei se é um erro mas na parte de classificação cientifica tem 3 ´´clados´´ (não sei se foi um erro)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não é um erro. É uma tendência atual na classificação substituir as categorias hierárquicas tradicionais pelo sistema filogenético, que utiliza o conceito de clados. Eu poderia falar sobre isso alguma hora...

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.