24 outubro 2017

Lesotossauro, um pequeno dinossauro ornitísquio

Crédito: (autor desconhecido)

    O lesotossauro ("lagarto do Lesoto", pequeno país africano) é um pequeno dinossauro do início do Jurássico. Vivia provavelmente em grupos, entre 200 e 190 milhões de anos atrás, no sul da África. Trata-se de um dos primeiros dinossauros ornitísquios (com "cintura de ave"). Pequeno, ágil e bípede, o lesotossauro parecia muito diferente dos grandes quadrúpedes que surgiriam mais tarde, no entanto, características físicas como a estrutura de seu quadril e sua mandíbula o relacionam com os ornitísquios mais tardios.

© Mundo Pré-Histórico

    Era herbívoro, pesava 10 kg e media 1 m de comprimento e 50 cm de altura. As pernas longas e delgadas, ossos ocos e a cauda esguia sugerem que o lesotossauro era um corredor rápido. Sua cabeça era pequena, com um focinho pontudo e grandes olhos; o pescoço, curto, mas flexível. Os braços curtos terminavam em mãos com cinco dedos, razoavelmente capazes de agarrar. Como nos demais ornitísquios, as extremidades de suas maxilas eram córneas, formando uma estrutura semelhante a um bico, própria para cortar plantas duras. Atrás do bico estavam dentes serrilhados em forma de folha e, na parte de cima, 12 dentes semelhantes a presas.
    Com apenas uma espécie aceita, o gênero Lesothosaurus foi nomeado em 1978, pelo paleontólogo Peter Galton. Antes, porém, havia sido confundido com o fabrossauro, pequeno dinossauro da mesma localidade, muito semelhante. Outro animal, nomeado como Stormbergia, quase certamente representa a forma adulta do lesotossauro.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Ordem: †Ornithischia
Clado: †Neornithischia
Gênero: †Lesothosaurus
Espécie: †Lesothosaurus diagnosticus

© Porro et al., 2015
Crédito: (autor desconhecido)

9 comentários:

  1. Anônimo24/10/17

    Uma pena esses bichos não viverem mais entre nós.

    ResponderExcluir
  2. Queria aprender a fazer um site igual o seu Felipe! 🤩🤩

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigado! Fico feliz em ler isso. Mas não tem segredo: é só se dedicar para trazer um conteúdo de qualidade, com bastante pesquisa e bem organizado. O Blogger tem algumas limitações, mas tento contornar isso usando a criatividade!

      Excluir
  3. POR UM MILAGRE O LESOTOSSAURO NÃO É O MESMO DO QUE O FABROSSAURO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom, eu só acho... hahahahahaha....

      Excluir
    2. Por que o lesotossauro e o hipsilofodonte estão na classe " dinossauros " 🤔? Digo , baseando-me em todas as informações , eles deveriam estar na categoria " ornitisquios " , não 🙂? 🤔

      Excluir
    3. Porque eles são dinossauros! E eu ainda não criei uma categoria "Ornitísquios" porque ainda tem poucos dinossauros que não se encaixam nas demais.

      Excluir
    4. Se os ornitisquíos não são dinossauros, então o que seria o Triceratops e o Edmontosaurus...? 😅😂

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.