17 janeiro 2021

Koolasuchus, o último temnospôndilo

Crédito: Tiko, 2019

    O Koolasuchus ("crocodilo de Kool") é um anfíbio temnospôndilo que viveu na Austrália entre 125 e 113 milhões de anos atrás, na idade Aptiana do Cretáceo Inferior, sendo o temnospôndilo mais recente que se conhece - os demais não passaram do período Jurássico. Essa criatura aquática atingia 4 a 5 m de comprimento e até 500 kg.

© Mundo Pré-Histórico

    Sua cabeça larga e arredondada media cerca de 65 cm de comprimento e possuía duas proeminências baixas na parte de trás. O Koolasuchus habitava os riachos de águas correntes nos vales do sul da Austrália, região que se encontrava dentro do Círculo Polar Antártico na época, onde o clima era relativamente frio para o Mesozoico e alguns dias de inverno não viam o nascer do sol. Nesse habitat rigoroso, conseguiu sobreviver por muito mais tempo que os demais temnospôndilos, representando o maior predador aquático do local. Devia se alimentar de peixes, crustáceos, pequenos animais e talvez até pequenos dinossauros, como a lealinassaura e o qantassauro.
    Tinha um estilo de vida semelhante ao dos crocodilianos, estes ainda ausentes na região por causa do frio. Há cerca de 110 milhões de anos, porém, o continente australiano moveu-se um pouco mais para o norte, as temperaturas locais subiram e os crocodilianos, cada vez mais comuns pelo mundo, migraram para o sul da Austrália, provavelmente competindo com o Koolasuchus e causando seu desaparecimento.
    Esse anfíbio é conhecido por vários fragmentos de crânios e outros ossos, como vértebras, costelas, ossos dos membros e elementos peitorais. Os primeiros fósseis foram encontrados em 1978, seguidos por novas descobertas em 1989, todas no estado de Vitória, no extremo sudeste da Austrália. Em 1990, o geólogo Mike Cleeland encontrou o material que levou à nomeação da espécie Koolasuchus cleelandi, em 1997. O nome do gênero é uma homenagem à paleontóloga Lesley Kool, mas também faz um trocadilho com a palavra inglesa cool ("frio"), referindo-se às temperaturas mais baixas do ambiente em que o animal vivia.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: †Temnospondyli
Subordem: †Stereospondyli
Família: †Chigutisauridae
Gênero: †Koolasuchus
Espécie: †Koolasuchus cleelandi

Koolasuchus predando uma lealinassaura.
Crédito: Avancna, 2017
Mandíbula de Koolasuchus em exposição no Museu de Melbourne, Austrália.
Foto: Daniel Kurek, 2018

16 comentários:

  1. Tô dizendo, todo santo dia entro no Blog pra ler ou conferir alguma coisa nova, e adivinha?! Tem outra postagem maravilhosa!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo17/1/21

    Gosto muito desse anfíbio, um dos primeiros anfíbios pré históricos que conheci

    ResponderExcluir
  3. Anônimo17/1/21

    vc pode falar sobre outros animais extintos recentemente , como
    o dodo e o auroque

    ResponderExcluir
  4. Já achamos doliria a mordida da salamandra da China, agora se o koolasuchus não tivesse extinto ningem mais iria tomar banho de rio.

    ResponderExcluir
  5. Poderia me dizer quais eram as maiores do gênero Amphicyon?

    ResponderExcluir
  6. Qual sua próxima postagem, ou atualização?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou querendo dar mais destaque à fauna brasileira antiga, vou até criar um espaço reservado para ela, por isso estou atualizando a postagem do Adamantinasuchus e escrevendo uma nova, também sobre uma criatura do Brasil, que sai na próxima quarta!

      Excluir
    2. Eita, hehe... Só no aguardo!

      Excluir
  7. Faz uma postagem sobre o Chilesaurus, Felipe, o dinossauro "Frankenstein".

    ResponderExcluir
  8. Muito obg por atender a meu pedido Felipe👌

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.