10 janeiro 2021

Eohippus, o cavalo da alvorada

Crédito: Daniel Eskridge / Alamy Stock Photo

    
O Eohippus (do grego "cavalo da alvorada", sendo eōs "alvorada", e hippos, "cavalo") é um gênero extinto de mamífero ungulado (com cascos). Medindo apenas 60 cm de comprimento, 35 cm de altura nos ombros e pesando 23 kg, essa pequena criatura da família do cavalo é o equídeo mais antigo que se conhece - viveu no início da época Eocena, entre 56 e 47,8 milhões de anos atrás (idade Ipresiana), nos bosques da América do Norte.

© Mundo Pré-Histórico
(Baseado na reconstrução de John Holmes)

    Um tanto diferente dos cavalos modernos, o Eohippus possuía o dorso arqueado, pescoço curto, cabeça alongada, pernas curtas e uma longa cauda. Tinha facilidade em correr e saltar, embora não fosse tão rápido e ágil. Sua única forma de se defender de predadores era fugir correndo. O Eohippus possuía quatro dedos em cada membro anterior e três em cada membro posterior - o número maior de dedos em relação aos equídeos atuais lhe possibilitava correr de maneira eficiente nos campos pantanosos. A forma como apoiava as patas era semelhante à dos cães, exceto pelo fato de ter pequenos cascos em cada dedo, em vez de garras. Com uma dentição composta por dentes baixos, sendo seis incisivos, dois caninos, oito pré-molares e seis molares em cada maxila, sua alimentação baseava-se em vegetais macios, como folhas tenras, brotos e frutas.
    Fósseis desse mamífero foram encontrados nos Estados Unidos e no México. Em 1876, Othniel Charles Marsh descreveu um esqueleto como Eohippus validus, cuja similaridade com fósseis descritos em 1841 por Richard Owen levou à sua moção, em 1932, para o gênero Hyracotherium, que tinha prioridade como nome. Em 2002, uma análise filogenética resultou em Hyracotherium sendo um agrupamento parafilético, ou seja, que não inclui todos os descendentes de um mesmo ancestral, portanto hoje este gênero contém uma única espécie, H. leporinum. Eohippus validus, que havia sido considerada idêntica à espécie H. angustidens, nomeada antes, tornou-se E. angustidens.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Família: Equidae
Gênero: †Eohippus
Espécie: †Eohippus angustidens

Eohippus são perseguidos por uma gastórnis.
Crédito: De Agostini Picture Library, 2007
Fóssil de Eohippus (antes atribuído a Hyracotherium vasacciensis) no Museu Nacional de História Natural, em Washington, D.C., Estados Unidos.
Foto: Jeff Kubina, 2006

25 comentários:

  1. Hehehe! Nunca esperaria por essa postagem, óbvio que está sensacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Você tinha pedido o hiracotério, mas como vi que a maior parte dos fósseis dele foram movidos para outros gêneros, resolvi trazer o Eohippus, que tem mais informações disponíveis.

      Excluir
    2. Sim, eu lembrei disso, mas quando li a postagem entendi melhor.

      Excluir
  2. Anônimo11/1/21

    vc pode falar sobre como se tornar paleontologo

    ResponderExcluir
  3. Anônimo13/1/21

    pode da uma dica do possível próximo? faz o compsognathus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A próxima postagem, que sai neste domingo, é sobre um grande anfíbio que viveu numa região polar. O compsógnato está na sequência!

      Excluir
    2. Anônimo14/1/21

      koolasuchus?

      Excluir
  4. O ehoippus tinha o tamanho de uma raposa né?

    ResponderExcluir
  5. Felipe, um estudo genético feito recentemente revela que o lobo-terrível não era um lobo, e que não estava tão aparentado com o lobo-cinzento (Canis lupus).
    Isso muda totalmente nossa compreensão sobre ele, e até sua aparência pode ser "mudada" com esse novo estudo. Suas semelhanças como o lobo-cinzento é apenas um caso de evolução convergente.

    O estudo: https://www.scientificamerican.com/article/dire-wolves-were-not-really-wolves-new-genetic-clues-reveal/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi isso. Incrível, né? Na verdade os dois animais são muito mais distantes do que se pensava.

      Excluir
    2. Muito incrível! Uma sacanagem que eu terei que refazer o vídeo sobre ele que já estava pronto, só faltava lançar, mas esses novos estudos e classificação em um novo gênero terei que refazer.

      Excluir
    3. O mais curioso é que, devido a esse novo estudo a classificação taxonômica do lobo-terrível mudou de Canis para Aenocyon, um gênero próprio.

      Excluir
  6. Anônimo14/1/21

    vc pode falar sobre o daeodon

    ResponderExcluir
  7. Gaspar Joao18/8/21

    Muito interessante ver um dos primeiros cavalos maioria das grandes linhagems começam com pequenas criaturas bem diferentes das atuais

    ResponderExcluir
  8. fala sobre o leão das cavernas ou do guepardo americano

    ResponderExcluir
  9. Galinhas gigabtes perseguido e comendo mini cavalinhos, aaah queria ter visto isso

    ResponderExcluir
  10. Anônimo22/12/21

    Fala sobre as espécies de camelos pré históricos por favor.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.