20 fevereiro 2011

Gastórnis

© Jaime Chirinos / Science Photo Library

Atualizado em setembro de 2013

    O gastórnis ("ave de Gaston") é uma ave não voadora extinta, pertencente ao grupo das chamadas "aves do terror". Viveu na Europa e na América do Norte entre o Paleoceno e o Eoceno, de 56 a 40 milhões de anos atrás. Atingia 2,2 m de altura e 280 kg, com um crânio de 70 cm.
    Alimentava-se de lagartos e pequenos mamíferos, os quais abatia com golpes de seus fortes pés ou do bico afiado. Em vida, o bico pode ter sido colorido para exibição entre os indivíduos da espécie. As pernas poderosas terminavam em grandes pés com garras fatais, que, aliadas ao tamanho do animal, faziam com que o gastórnis não tivesse muitos predadores. Ele, muito provavelmente, era territorialista, e as fêmeas botavam apenas um ovo por vez, que levava cerca de dois meses para chocar. Essa ave, uma das maiores de sua época, teve uma ampla distribuição: fósseis foram encontrados na França, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, EUA e na ilha de Ellesmere, pertencente ao Canadá.
    O gênero foi nomeado em homenagem a Gaston Planté, que descobriu o primeiro fóssil nas proximidades de Paris, em 1855. Vinte e um anos depois, Edward Drinker Cope cunhou o gênero Diatryma para um material encontrado nos Estados Unidos, porém análises posteriores consideraram-no sinônimo de Gastornis.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Subclasse: Neognathae
Superordem: Galloanserae
Ordem: Anseriformes
Família: † Gastornithidae
Gênero: † Gastornis
Espécies: † Gastornis parisiensis, † G. sarasini, † G. russeli, † G. giganteus e † G. ajax

© Mundo Pré-Histórico
Foto: Museu Norte-Americano de Vida Antiga, Utah

3 comentários:

  1. Pelo o que eu saiba a maioria dos pesquisadores , não só acha essa história do gastornis ser carnivoro como antiquado , mas totalmente errado , e alem do mais pelo o que eu saiba , o gastornis não tem ponta curvada no bico e garras não curvadas ou o que quer que seja , e também dizem que é um anseriforme ( acho que é assim que escreve ) se é verdade eu não tenho total certeza , isso ta escrito no post sobre o gastornis da preistoric wildllaif

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade! A postagem está um pouco desatualizada.

      Excluir
    2. Anônimo7/4/21

      kkkkk wild LAIf kkkkkkk

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.