O Mamenchisaurus sinocanadorum conviveu com o predador Guanlong wucaii e o ceratópsio primitivo Yinlong downsi. © Raúl Martín |
Embora pescoços compridos sejam uma marca dos saurópodes, o mamenchissauro levou esse aspecto ainda mais além. Proporcionalmente, é um dos dinossauros com o maior pescoço, que chegava a ter o mesmo comprimento que o corpo e a cauda juntos. Apesar do tamanho, era relativamente leve: as 18 ou 19 vértebras que sustentavam o pescoço (o maior número de vértebras cervicais de qualquer saurópode) tinham algumas regiões finas como casca de ovo, eram preenchidas por sacos de ar e portavam duas longas barras ósseas cada (costelas cervicais), as quais enrijeciam o pescoço e ajudavam a suportar o peso. Com ele, o animal alcançava vegetação em uma ampla área, sem ter que gastar energia com locomoção por um bom tempo - inclusive, teria acesso a samambaias, cavalinhas e musgos que cresciam em terrenos instáveis e pantanosos e no interior de florestas, onde seu corpanzil não conseguia entrar. Dentes em forma de espátula eram adaptados para arrancar maços de folhas em grandes bocados.
Grupo de M. sinocanadorum pastando, ao lado de alguns pterossauros das espécies Sericipterus wucaiwanensis e Jeholopterus ninchengensis. © Sergey Krasovskiy, 2013 |
O mamenchissauro foi descoberto em 1952, durante a construção da rodovia Yitang, na província chinesa de Sichuan, próximo ao rio Jinsha (o local pertence à Formação Hantong). O esqueleto parcial (14 vértebras cervicais incompletas) encontrado no canteiro de obras foi então estudado e nomeado, em 1954, como Mamenchisaurus constructus, pelo paleontólogo Chung Chien Young. O animal media 13 m de comprimento.
Em 1972, uma segunda espécie foi descrita, Mamenchisaurus hochuanensis ("do distrito de Hechuan"), a partir de um pescoço completo com 19 vértebras, descoberto na Formação Shaximiao, em Sichuan. Medindo 9,3 m, este era o maior pescoço conhecido do mundo até a descoberta do supersauro e do sauroposeidon. O animal atingia 22 m de comprimento total e 3,5 m de altura nos ombros e devia pesar 45 t. Novos materiais da espécie, até então desconhecidos, foram encontrados em 2001 e incluem crânio, cintura escapular, parte de um membro dianteiro e quatro vértebras caudais fundidas, com arcos neurais expandidos e espinhas neurais altas, que ficavam na ponta da cauda. Esse conjunto também é visto em outros saurópodes asiáticos, como o shunossauro e o omeissauro, e acredita-se que pode ter sido usado como arma em disputas por domínio entre dois machos, mas não é inconcebível que também tenha sido útil para afastar predadores.
A maior espécie de mamenchissauro é Mamenchisaurus sinocanadorum ("sino-canadense", em referência às nacionalidades dos paleontólogos que a estudaram), representada por um dos maiores espécimes de dinossauro já descobertos, estimado em 35 m de comprimento. Ela foi escavada na Formação Shishugou, na região autônoma de Xinjiang, em 1993, a partir de material de um crânio e as primeiras quatro vértebras cervicais, as quais possuem as maiores costelas cervicais dentre os saurópodes, com até 4,1 m cada. Em vida, M. sinocanadorum devia pesar de 60 a 80 t.
Mamenchisaurus youngi, batizada em homenagem a Young em 1996, era relativamente pequena em relação às demais espécies, com 16 m de comprimento e um pescoço de 6,5 m, composto por 18 vértebras cervicais. Encontrado na província de Sichuan em 1989, o espécime estava bastante completo e articulado, conservando toda a coluna vertebral da cabeça à oitava vértebra caudal.
Mamenchisaurus anyuensis ("do distrito de Anyue") media 21 m, foi descoberta nas formações Suining e Penglaizhen, em Sichuan, e descrita em 1996. Mais recente, viveu há 114,4 milhões de anos, no início do Cretáceo, mas pode ser que não pertença realmente ao gênero Mamenchisaurus. Mamenchisaurus jingyanensis ("do distrito de Jingyan"), proveniente da Formação Shaximiao e nomeada em 1998, é estimada em 20 a 26 m de comprimento. Mamenchisaurus yunnanensis ("da província de Yunnan") foi descrita em 2004.
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: †Sauropodomorpha
Clado: †Sauropoda
Família: †Mamenchisauridae
Gênero: †Mamenchisaurus
Espécies: †Mamenchisaurus constructus, †M. hochuanensis, †M. sinocanadorum, †M. youngi, †M. anyuensis?, †M. jingyanensis e †M. yunnanensis
© Mundo Pré-Histórico |
Esqueleto de M. hochuanensis no Museu de Dinossauros de Zigong, em Sichuan, China. Crédito: Zhangzhugang, 2014 |
M. youngi Crédito: Steveoc 86, 2019 |
Fontes: American Museum of Natural History, Canadian Museum of Nature, DinoAnimals.com, Mamenchisaurus (YOUNG, C. C. & ZHAO, Xijin, 1972), Mental Floss, Prehistoric Wildlife e Wikipedia.
Bom dia tudo bem? Sou brasileiro e procuro novos seguidores para o meu blog. E seguirei o seu com prazer. Novos amigos também são bem vindos, não importa a distância.
ResponderExcluirhttps://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1
Valeu, Luiz! Seja bem-vindo. Vou segui-lo também.
ExcluirMais o que! Sensacional! Eu pensei que o nome dele era escrito com QU.
ResponderExcluirEu também sempre pensei isso, pois já vi em vários lugares escrito "mamenquissauro", mas como o nome deriva de um local, o mais correto seria manter a sonoridade original.
Excluir👍😲
ExcluirEntão quer dizer que o nome dele se pronuncia com CH? Exemplo: "chita"?
ExcluirExatamente!
ExcluirNão conhecia esse dino obrigado por postar faz do procoptodon canguru gigante
ResponderExcluirImagina! Vou fazer sobre o Procoptodon, sim!
ExcluirFelipe, a espécie Panthera leo fossilis não tem nome popular? Assim como o Panthera leo atrox?
ResponderExcluirObs: poderia falar do Panthera leo spelaea?
E aí, Vinícius! Sim, ainda quero falar sobre todas as espécies extintas do gênero Panthera, são animais magníficos! A Panthera leo atrox é conhecida como leão-americano, mas também não encontrei um nome popular para Panthera leo fossilis.
ExcluirEntendi, mas eu já sabia que o Panthera leo atrox era o leão-americano, eu só perguntei se o Panthera leo fossilis não tinha um nome semelhante. Mas entendi o que você quis dizer.
ExcluirAh, foi mal! Hehe!
ExcluirDe boas! 😉
ExcluirFelipe, eu encontrei apenas o vídeo abaixo onde contém o nome do Panthera leo fossilis, ele é chamado de leão-primitivo
ExcluirLink: https://youtu.be/Xdxzi_TWzDY
Não sei se esse é "oficialmente" o nome popular dele (nem todas as criaturas pré-históricas têm nomes populares, visto que não temos convívio com elas hoje em dia e poucas são popularmente conhecidas), embora eu tenha achado também um outro site que chama a Panthera leo fossilis de leão-primitivo-das-cavernas. De qualquer forma, parece adequado.
ExcluirLink do site: https://www.peritoanimal.com.br/tipos-de-leoes-nomes-e-caracteristicas-23092.html
Vou dar uma olhada!
ExcluirFalando nesse animais, você poderia voltar com as curiosidades, e falar sobre a "linhagem fantasma" das espécies do gênero Panthera?
ExcluirVocê diz das espécies extintas do gênero?
ExcluirExatamente, mas se você quiser abordar as espécies atuais também, tudo bem!
ExcluirVou falar sobre as espécies extintas, com certeza!
ExcluirEstarei aguardando!
ExcluirFelipe, eu vi que o Panthera fossilis também é chamado de leão-de-mosbach.
ExcluirAchei isso nesse site: https://prehistoric-fauna.com/Panthera-leo-fossilis
Felipe, hoje, o leão-americano, leão-das-cavernas e o leão-primitivo-das-cavernas são considerados espécies a parte, e não mais uma subespécie do leão moderno. Eu acabei escrevendo Panthera leo spelaea. 😅
ExcluirVinícius, eu acho que o termo "leão de Mosbach" se refere especificamente aos fósseis encontrados nessa vila alemã, e não à espécie como um todo. Quanto às espécies e subespécies do gênero Panthera, é interessante. Sei que existem propostas diferentes de classificação, mas ainda preciso me aprofundar no assunto.
ExcluirVerdade, eu acabei vendo essa questão dos fósseis.
ExcluirOutra pergunta, Felipe. Como seria a tradução do nome Platybelodon?
ResponderExcluirSeria platibelodonte, mas essa grafia praticamente só aparece em páginas em italiano.
ExcluirEntendido!
ExcluirEntão acertei
ResponderExcluirDepois de várias tentativas, haha, mas tá valendo!
Excluirfaz o compsognto
ResponderExcluirPode deixar!
Excluire aí felipe, amo seu site , pode falar sobre o brontotério , era um rinoceronte extinto , é um bicho incrivel , pode falar sobre ele???
ResponderExcluirObrigado! Vou falar sobre ele, sim!
ExcluirHaveria algum carnívoro que apresentasse perigo para esse dinossauro ? Quando fosse filhote e quando fosse adulto
ResponderExcluirOs maiores predadores que conviveram com o mamenchissauro são o yangchuanossauro, que chegava a 11 m de comprimento, e o Sinraptor, que media pouco mais que 7 m. Os indivíduos mais jovens e as espécies menores deviam temer esses terópodes, mas um animal de proporções gigantescas provavelmente não precisava se preocupar.
Excluirqueria saber se vc vai fazer um post sobre o Guanlong, só estou aproveitando a primeira foto do post do mamenchissauro onde ele aparece.
ResponderExcluirVou sim, Luis Filipe, alguma hora!
Excluiré verdade que o iguanodon viveu na áfrica, ásia e antártica?
ResponderExcluirEmbora diversos fósseis ao redor do mundo tenham sido atribuídos ao Iguanodon ao longo de décadas, hoje se considera o gênero restrito à Europa. Outros dinossauros do clado Iguanodontia, também chamados iguanodontes, porém, viveram em todo o mundo durante o Cretáceo.
Excluiro plesiopleurodon viveu na Europa, ou só nós EUA?
ResponderExcluirSomente na América do Norte.
Excluiro Tanystropheus viveu na Inglaterra?
ResponderExcluirEle viveu na Europa, mas acho que não foram encontrados fósseis na Inglaterra.
Excluiro basilossauro viveu na Europa?
ResponderExcluirProvavelmente sim, já que viveu nos mares e seus fósseis foram encontrados em locais tão distantes quanto América do Norte e Oriente Médio.
Excluiro estetacanto viveu na Inglaterra?
ResponderExcluirSim. Embora não tenham sido descobertos fósseis por lá, ele viveu nos mares de todo o planeta.
ExcluirO leão das cavernas viveu na Inglaterra?
ResponderExcluirSim
Excluiro entelodonte viveu na Inglaterra?
ResponderExcluirApesar de ele ter vivido na Europa e na Ásia, acho que não foi feito nenhum registro na Inglaterra.
Excluiro dinoterio viveu na Inglaterra?
ResponderExcluirEle se espalhou pela Europa, Ásia e África, mas não sei se chegou à Inglaterra.
Excluiro bisão das estepes viveu na Inglaterra
ResponderExcluirSim
Excluiro Lariossauro viveu na Inglaterra?
ResponderExcluirAté onde se sabe, não.
Excluira hienodonte viveu na Inglaterra
ResponderExcluirO hienodonte viveu por toda a Eurásia e América do Norte, então é provável que sim.
Excluiro adapis viveu na Inglaterra?
ResponderExcluirNão sei dizer. Sei que fósseis foram encontrados na França.
Excluiro mamute das estepes viveu na Inglaterra?
ResponderExcluirSim
Excluiro gonfóterio viveu na Inglaterra?
ResponderExcluirAcredito que sim.
Excluiro Acanthodes viveu na Inglaterra?
ResponderExcluirAcredito que sim. Ele viveu nos mares, e fósseis já foram encontrados em vários continentes.
Excluiro onchopristis viveu no Brasil?
ResponderExcluirSim! No nordeste do país.
Excluira Phorusrhacos viveu no brasil?
ResponderExcluirÉ possível que sim, mas isso ainda é bastante controverso.
Excluiro gonfotério viveu no Brasil?
ResponderExcluirNão, ele não viveu na América do Sul.
ExcluirExcelente
ResponderExcluirMuito obrigado, Viktor!
Excluiro basilossauro viveu na oceania?
ResponderExcluirAté onde se sabe, não.
ExcluirQual será o tema de sua próxima postagem, Felipe?
ResponderExcluirA extinção dos dinossauros!
ExcluirUau, isso é muito interessante! Estarei aguardando.
Excluiro lobo terrível viveu na América do sul? se sim em que país
ResponderExcluirSim. Fósseis de lobos-terríveis foram encontrados na Venezuela, no Peru e na Bolívia.
Excluira macrauquenia viveu no brasil?
ResponderExcluirComo eu disse na postagem da macrauquênia, fósseis desse animal foram encontrados na Argentina, no Chile e na Bolívia. Ela pode ter vivido no Brasil também, mas até agora só foram descobertos alguns parentes próximos dela por aqui.
Excluiro mastodonte viveu na Africa?
ResponderExcluirDescubra isso na postagem sobre o mastodonte: < https://mundopre-historico.blogspot.com/2010/02/mastodonte.html >.
ExcluirEm que continentes viveram os mastodontes?
ResponderExcluirDescubra isso na postagem sobre o mastodonte: < https://mundopre-historico.blogspot.com/2010/02/mastodonte.html >.
Excluiruma duvida,O Trigonosaurus viveu no brasil,sim ou não
ResponderExcluirSim, este é um dinossauro exclusivamente brasileiro!
ExcluirOi Felipe, muito fera seu blog. Top. Bem direcionado ao seu público específico. Queria fazer isso com o meu. Tem alguma sugestão? http://podercomunicacaociencia.blogspot.com/
ResponderExcluirComo atualizou o perfil no blogspot? Não consegui de jeito nenhum. hehehe. Valeu :)
Muito obrigado, Elô! Vi o seu blog, muito interessante! Uma sugestão seria separar as postagens em categorias, utilizando os marcadores. Assim ficaria mais fácil para os leitores encontrarem os assuntos que lhes interessam. Quanto ao perfil do Blogger, você pode editá-lo pelo menu Configurações.
Excluirvocê poderia me dizer de qual especie de dinossauro está sobre a terra no seu logo? Eu acho que aeria ou um zupayssauro, ou um giganotossauro ou um carcharodontossauro.
ResponderExcluirÉ um carcarodontossauro.
ExcluirFaz uma postagem sobre o kelenken?
ResponderExcluirJá tem! Veja a seção Aves.
ExcluirDe qual espécie de dinossauro está no seu logo?
ResponderExcluirCarcharodontosaurus saharicus.
ExcluirFaz uma postagem do hatzegopteryx.
ResponderExcluirVou sim!
ExcluirFaz uma pstagem sobre o pisanossauro e outra sobre o zupayssauro.
ResponderExcluirBeleza, anotados!
ExcluirUma pergunta, o globidens viveu na america do sul?
ResponderExcluirO Globidens se espalhou da América do Norte até a África e a Indonésia, e parece que alguns espécimes foram encontrados na América do Sul também.
ExcluirValeu.
ExcluirFaz também uma pstagem sobre o magnapaulina.
ResponderExcluirOk
ExcluirOutro animal que faz falta é a ave-elefante de Madagascar que é parente da moa. Poderia postar algo sobre ela?
ResponderExcluirSim, alguma hora posso falar sobre ela.
ExcluirFelipe, por que à postagens sem a comparação do animal com o ser humano? Exemplo: armadilosuchus.
ResponderExcluirEssas são postagens mais antigas que eu ainda preciso atualizar. Meu objetivo é fazer isso em todas.
Excluire o utahraptor? ele tem uma comparação de tamanho, mais pelo que eu vi não foi feita por você, ai ele vai ter uma feita por você ou vai ser aquela mesma?
Excluira mesma pergunta para o suchomimus, abelissauro, gigantoraptor, quetzalcoatlus, Buitrerraptor, Brontomerus, Riojassauro, pelagornis,
Excluiraproposito, quando fizer o do bisão vai fazer das 4 espécies que são faladas ou só uma delas? a mesma coisa para as 10 espécies de mamute
Conforme eu for atualizando as postagens, vou fazer novas imagens de comparação de tamanho. Para todos eles!
Excluirfaz uma postagem do compsognathus
ResponderExcluirSim, farei em breve!
ExcluirQuando vai fazer sobre o Lourinhanosaurus?
ResponderExcluirNão sei, ainda não estava nos meus planos, mas alguma hora posso fazer.
ExcluirPorque não faz mais post?
ResponderExcluirEstou meio sem tempo por enquanto, mas tenho algumas postagens que já estão quase prontas. Quero terminá-las e publicá-las o quanto antes!
ExcluirPode fazer uma postagem do monolofossauro,gosto muito desse dinossauro, ah e seu blog é muito bom
ResponderExcluirVou fazer, sim! Valeeu!
Excluirhttps://blogprehhistorico.blogspot
ResponderExcluirAh, e esse é meu blog de dinos, tenho uns 3 artigos
Legal, continue em frente!
ExcluirOlá, poderia me dizer até que distância o M. sinocanadorum, sendo gigantesco, poderia percorrer em uma migração ou alguma leitura?
ResponderExcluirNão sei se existe algum estudo sobre isso.
Excluirolá , felipe , adoro dinossauros , e seu site , vc pode falar sobre o urso de cara achatada , o maior urso que ja viveu
ResponderExcluirClaro! Valeu, Davi!
Excluirah , e outra coisa felipe = vc poderia fazer um top 10 , sobre os melhores documentários de criaturas extintas
ResponderExcluirAgradeço pela sugestão.
Excluirola felipe , adoro dinos e seu blog , vc poderia ,falar sobre felinos pré historicos , como o leao americano
ResponderExcluirOlá, vou sim.
Excluire outra felipe , voce pode falar sobre o documentário da bbc , caminhando com feras , ele fala sobre os animais que viveram , depois dos dinossauros
ResponderExcluirSim, ok.
Excluirolá felipe , vc pode falar na próxima postagem , sobre o filme do king kong , de 2005 ,
ResponderExcluirBom, talvez eu fale algum dia.
Excluirola felipe , vc poderia falar sobre a paleontóloga Mary Aning , que descobriu o plesiossauro e o ictiossauro
ResponderExcluirJá pensei nisso algumas vezes, seria interessante. Inclusive, agora há um filme inspirado nela!
Excluirqual o nome do filme?
Excluir"Ammonite", com Kate Winslet e Saoirse Ronan. Não assisti ainda, mas parece que não é um retrato fiel da história dela.
ExcluirSabes informar qual seria a altura aproximada do mamenchissauro?
ResponderExcluirJá vi informações que seu pescoço teria uns 15 metros, sem contar a altura dos ombros. E sendo o sauroposeidon o saurópode mais alto fico nesta dúvida.
Na imagem da proporção de tamanho, o Mamenchisaurus sinocanadorum está com 35 m de comprimento e 15 m de altura. Porém, não temos certeza da altura em que os saurópodes mantinham suas cabeças erguidas, então essas estimativas podem variar bastante e é por isso que geralmente o comprimento do animal é mais considerado.
Excluiro megalodon viveu na austrália
ResponderExcluirfala sobre a purlovia
ResponderExcluirAnotado
Excluirvocê pode falar sobre a inostracevia?
ResponderExcluirEssa postagem já existe! Dê uma olhada na seção Sinápsidos.
Excluirfala sobre o holigoceno
ResponderExcluirSim, vou falar sobre todas as épocas da era Cenozoica! Aguarde...
Excluir