09 agosto 2020

Mamenchissauro, um dinossauro de pescoço longuíssimo

Mamenchisaurus sinocanadorum conviveu com o predador Guanlong wucaii e o ceratópsio primitivo Yinlong downsi.
© Raúl Martín

    O mamenchissauro ("lagarto de Mǎmíngxī", nome de um terminal de balsas perto do local onde foi descoberto pela primeira vez) é um dinossauro saurópode que viveu na China entre 160 e 145 milhões de anos atrás, durante o Jurássico Superior (idades Oxfordiana a Titoniana) - possivelmente, até 114,4 milhões de anos atrás, no Cretáceo Inferior (idade Aptiana). Várias espécies são conhecidas, que variavam em tamanho de 16 até 35 m de comprimento. Este herbívoro é um dos maiores dinossauros asiáticos, ao lado do Ruyangosaurus.
    Embora pescoços compridos sejam uma marca dos saurópodes, o mamenchissauro levou esse aspecto ainda mais além. Proporcionalmente, é um dos dinossauros com o maior pescoço, que chegava a ter o mesmo comprimento que o corpo e a cauda juntos. Apesar do tamanho, era relativamente leve: as 18 ou 19 vértebras que sustentavam o pescoço (o maior número de vértebras cervicais de qualquer saurópode) tinham algumas regiões finas como casca de ovo, eram preenchidas por sacos de ar e portavam duas longas barras ósseas cada (costelas cervicais), as quais enrijeciam o pescoço e ajudavam a suportar o peso. Com ele, o animal alcançava vegetação em uma ampla área, sem ter que gastar energia com locomoção por um bom tempo - inclusive, teria acesso a samambaias, cavalinhas e musgos que cresciam em terrenos instáveis e pantanosos e no interior de florestas, onde seu corpanzil não conseguia entrar. Dentes em forma de espátula eram adaptados para arrancar maços de folhas em grandes bocados.

Grupo de M. sinocanadorum pastando, ao lado de alguns pterossauros das espécies Sericipterus wucaiwanensis e Jeholopterus ninchengensis.
© Sergey Krasovskiy, 2013

    O mamenchissauro foi descoberto em 1952, durante a construção da rodovia Yitang, na província chinesa de Sichuan, próximo ao rio Jinsha (o local pertence à Formação Hantong). O esqueleto parcial (14 vértebras cervicais incompletas) encontrado no canteiro de obras foi então estudado e nomeado, em 1954, como Mamenchisaurus constructus, pelo paleontólogo Chung Chien Young. O animal media 13 m de comprimento.
    Em 1972, uma segunda espécie foi descrita, Mamenchisaurus hochuanensis ("do distrito de Hechuan"), a partir de um pescoço completo com 19 vértebras, descoberto na Formação Shaximiao, em Sichuan. Medindo 9,3 m, este era o maior pescoço conhecido do mundo até a descoberta do supersauro e do sauroposeidon. O animal atingia 22 m de comprimento total e 3,5 m de altura nos ombros e devia pesar 45 t. Novos materiais da espécie, até então desconhecidos, foram encontrados em 2001 e incluem crânio, cintura escapular, parte de um membro dianteiro e quatro vértebras caudais fundidas, com arcos neurais expandidos e espinhas neurais altas, que ficavam na ponta da cauda. Esse conjunto também é visto em outros saurópodes asiáticos, como o shunossauro e o omeissauro, e acredita-se que pode ter sido usado como arma em disputas por domínio entre dois machos, mas não é inconcebível que também tenha sido útil para afastar predadores.
    A maior espécie de mamenchissauro é Mamenchisaurus sinocanadorum ("sino-canadense", em referência às nacionalidades dos paleontólogos que a estudaram), representada por um dos maiores espécimes de dinossauro já descobertos, estimado em 35 m de comprimento. Ela foi escavada na Formação Shishugou, na região autônoma de Xinjiang, em 1993, a partir de material de um crânio e as primeiras quatro vértebras cervicais, as quais possuem as maiores costelas cervicais dentre os saurópodes, com até 4,1 m cada. Em vida, M. sinocanadorum devia pesar de 60 a 80 t.
    Mamenchisaurus youngi, batizada em homenagem a Young em 1996, era relativamente pequena em relação às demais espécies, com 16 m de comprimento e um pescoço de 6,5 m, composto por 18 vértebras cervicais. Encontrado na província de Sichuan em 1989, o espécime estava bastante completo e articulado, conservando toda a coluna vertebral da cabeça à oitava vértebra caudal.
    Mamenchisaurus anyuensis ("do distrito de Anyue") media 21 m, foi descoberta nas formações Suining e Penglaizhen, em Sichuan, e descrita em 1996. Mais recente, viveu há 114,4 milhões de anos, no início do Cretáceo, mas pode ser que não pertença realmente ao gênero MamenchisaurusMamenchisaurus jingyanensis ("do distrito de Jingyan"), proveniente da Formação Shaximiao e nomeada em 1998, é estimada em 20 a 26 m de comprimento. Mamenchisaurus yunnanensis ("da província de Yunnan") foi descrita em 2004.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: †Sauropodomorpha
Clado: †Sauropoda
Família: †Mamenchisauridae
Gênero: †Mamenchisaurus
Espécies: †Mamenchisaurus constructus, †M. hochuanensis, †M. sinocanadorum, †M. youngi, †M. anyuensis?, †M. jingyanensis e †M. yunnanensis

© Mundo Pré-Histórico
Esqueleto de M. hochuanensis no Museu de Dinossauros de Zigong, em Sichuan, China.
Crédito: Zhangzhugang, 2014
M. youngi
Crédito: Steveoc 86, 2019


151 comentários:

  1. Bom dia tudo bem? Sou brasileiro e procuro novos seguidores para o meu blog. E seguirei o seu com prazer. Novos amigos também são bem vindos, não importa a distância.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Luiz! Seja bem-vindo. Vou segui-lo também.

      Excluir
  2. Mais o que! Sensacional! Eu pensei que o nome dele era escrito com QU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sempre pensei isso, pois já vi em vários lugares escrito "mamenquissauro", mas como o nome deriva de um local, o mais correto seria manter a sonoridade original.

      Excluir
    2. Então quer dizer que o nome dele se pronuncia com CH? Exemplo: "chita"?

      Excluir
  3. Não conhecia esse dino obrigado por postar faz do procoptodon canguru gigante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina! Vou fazer sobre o Procoptodon, sim!

      Excluir
  4. Felipe, a espécie Panthera leo fossilis não tem nome popular? Assim como o Panthera leo atrox?
    Obs: poderia falar do Panthera leo spelaea?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Vinícius! Sim, ainda quero falar sobre todas as espécies extintas do gênero Panthera, são animais magníficos! A Panthera leo atrox é conhecida como leão-americano, mas também não encontrei um nome popular para Panthera leo fossilis.

      Excluir
    2. Entendi, mas eu já sabia que o Panthera leo atrox era o leão-americano, eu só perguntei se o Panthera leo fossilis não tinha um nome semelhante. Mas entendi o que você quis dizer.

      Excluir
    3. Ah, foi mal! Hehe!

      Excluir
    4. Felipe, eu encontrei apenas o vídeo abaixo onde contém o nome do Panthera leo fossilis, ele é chamado de leão-primitivo

      Link: https://youtu.be/Xdxzi_TWzDY

      Excluir
    5. Não sei se esse é "oficialmente" o nome popular dele (nem todas as criaturas pré-históricas têm nomes populares, visto que não temos convívio com elas hoje em dia e poucas são popularmente conhecidas), embora eu tenha achado também um outro site que chama a Panthera leo fossilis de leão-primitivo-das-cavernas. De qualquer forma, parece adequado.

      Link do site: https://www.peritoanimal.com.br/tipos-de-leoes-nomes-e-caracteristicas-23092.html

      Excluir
    6. Falando nesse animais, você poderia voltar com as curiosidades, e falar sobre a "linhagem fantasma" das espécies do gênero Panthera?

      Excluir
    7. Você diz das espécies extintas do gênero?

      Excluir
    8. Exatamente, mas se você quiser abordar as espécies atuais também, tudo bem!

      Excluir
    9. Vou falar sobre as espécies extintas, com certeza!

      Excluir
    10. Felipe, eu vi que o Panthera fossilis também é chamado de leão-de-mosbach.

      Achei isso nesse site: https://prehistoric-fauna.com/Panthera-leo-fossilis

      Excluir
    11. Felipe, hoje, o leão-americano, leão-das-cavernas e o leão-primitivo-das-cavernas são considerados espécies a parte, e não mais uma subespécie do leão moderno. Eu acabei escrevendo Panthera leo spelaea. 😅

      Excluir
    12. Vinícius, eu acho que o termo "leão de Mosbach" se refere especificamente aos fósseis encontrados nessa vila alemã, e não à espécie como um todo. Quanto às espécies e subespécies do gênero Panthera, é interessante. Sei que existem propostas diferentes de classificação, mas ainda preciso me aprofundar no assunto.

      Excluir
    13. Verdade, eu acabei vendo essa questão dos fósseis.

      Excluir
  5. Outra pergunta, Felipe. Como seria a tradução do nome Platybelodon?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria platibelodonte, mas essa grafia praticamente só aparece em páginas em italiano.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Depois de várias tentativas, haha, mas tá valendo!

      Excluir
  7. Anônimo10/8/20

    faz o compsognto

    ResponderExcluir
  8. e aí felipe, amo seu site , pode falar sobre o brontotério , era um rinoceronte extinto , é um bicho incrivel , pode falar sobre ele???

    ResponderExcluir
  9. Haveria algum carnívoro que apresentasse perigo para esse dinossauro ? Quando fosse filhote e quando fosse adulto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os maiores predadores que conviveram com o mamenchissauro são o yangchuanossauro, que chegava a 11 m de comprimento, e o Sinraptor, que media pouco mais que 7 m. Os indivíduos mais jovens e as espécies menores deviam temer esses terópodes, mas um animal de proporções gigantescas provavelmente não precisava se preocupar.

      Excluir
  10. queria saber se vc vai fazer um post sobre o Guanlong, só estou aproveitando a primeira foto do post do mamenchissauro onde ele aparece.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo17/8/20

    é verdade que o iguanodon viveu na áfrica, ásia e antártica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora diversos fósseis ao redor do mundo tenham sido atribuídos ao Iguanodon ao longo de décadas, hoje se considera o gênero restrito à Europa. Outros dinossauros do clado Iguanodontia, também chamados iguanodontes, porém, viveram em todo o mundo durante o Cretáceo.

      Excluir
  12. Anônimo17/8/20

    o plesiopleurodon viveu na Europa, ou só nós EUA?

    ResponderExcluir
  13. Anônimo17/8/20

    o Tanystropheus viveu na Inglaterra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele viveu na Europa, mas acho que não foram encontrados fósseis na Inglaterra.

      Excluir
  14. Anônimo17/8/20

    o basilossauro viveu na Europa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente sim, já que viveu nos mares e seus fósseis foram encontrados em locais tão distantes quanto América do Norte e Oriente Médio.

      Excluir
  15. Anônimo17/8/20

    o estetacanto viveu na Inglaterra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Embora não tenham sido descobertos fósseis por lá, ele viveu nos mares de todo o planeta.

      Excluir
  16. Anônimo17/8/20

    O leão das cavernas viveu na Inglaterra?

    ResponderExcluir
  17. Anônimo17/8/20

    o entelodonte viveu na Inglaterra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ele ter vivido na Europa e na Ásia, acho que não foi feito nenhum registro na Inglaterra.

      Excluir
  18. Anônimo17/8/20

    o dinoterio viveu na Inglaterra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele se espalhou pela Europa, Ásia e África, mas não sei se chegou à Inglaterra.

      Excluir
  19. Anônimo17/8/20

    o bisão das estepes viveu na Inglaterra

    ResponderExcluir
  20. Anônimo17/8/20

    o Lariossauro viveu na Inglaterra?

    ResponderExcluir
  21. Anônimo17/8/20

    a hienodonte viveu na Inglaterra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O hienodonte viveu por toda a Eurásia e América do Norte, então é provável que sim.

      Excluir
  22. Anônimo17/8/20

    o adapis viveu na Inglaterra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer. Sei que fósseis foram encontrados na França.

      Excluir
  23. Anônimo17/8/20

    o mamute das estepes viveu na Inglaterra?

    ResponderExcluir
  24. Anônimo17/8/20

    o gonfóterio viveu na Inglaterra?

    ResponderExcluir
  25. Anônimo17/8/20

    o Acanthodes viveu na Inglaterra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim. Ele viveu nos mares, e fósseis já foram encontrados em vários continentes.

      Excluir
  26. Anônimo17/8/20

    o onchopristis viveu no Brasil?

    ResponderExcluir
  27. Anônimo17/8/20

    a Phorusrhacos viveu no brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível que sim, mas isso ainda é bastante controverso.

      Excluir
  28. Anônimo17/8/20

    o gonfotério viveu no Brasil?

    ResponderExcluir
  29. Anônimo24/8/20

    o basilossauro viveu na oceania?

    ResponderExcluir
  30. Qual será o tema de sua próxima postagem, Felipe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A extinção dos dinossauros!

      Excluir
    2. Uau, isso é muito interessante! Estarei aguardando.

      Excluir
  31. Anônimo27/8/20

    o lobo terrível viveu na América do sul? se sim em que país

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Fósseis de lobos-terríveis foram encontrados na Venezuela, no Peru e na Bolívia.

      Excluir
  32. Anônimo27/8/20

    a macrauquenia viveu no brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse na postagem da macrauquênia, fósseis desse animal foram encontrados na Argentina, no Chile e na Bolívia. Ela pode ter vivido no Brasil também, mas até agora só foram descobertos alguns parentes próximos dela por aqui.

      Excluir
  33. Anônimo27/8/20

    o mastodonte viveu na Africa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descubra isso na postagem sobre o mastodonte: < https://mundopre-historico.blogspot.com/2010/02/mastodonte.html >.

      Excluir
  34. Anônimo30/8/20

    Em que continentes viveram os mastodontes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descubra isso na postagem sobre o mastodonte: < https://mundopre-historico.blogspot.com/2010/02/mastodonte.html >.

      Excluir
  35. uma duvida,O Trigonosaurus viveu no brasil,sim ou não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, este é um dinossauro exclusivamente brasileiro!

      Excluir
  36. Oi Felipe, muito fera seu blog. Top. Bem direcionado ao seu público específico. Queria fazer isso com o meu. Tem alguma sugestão? http://podercomunicacaociencia.blogspot.com/

    Como atualizou o perfil no blogspot? Não consegui de jeito nenhum. hehehe. Valeu :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Elô! Vi o seu blog, muito interessante! Uma sugestão seria separar as postagens em categorias, utilizando os marcadores. Assim ficaria mais fácil para os leitores encontrarem os assuntos que lhes interessam. Quanto ao perfil do Blogger, você pode editá-lo pelo menu Configurações.

      Excluir
  37. você poderia me dizer de qual especie de dinossauro está sobre a terra no seu logo? Eu acho que aeria ou um zupayssauro, ou um giganotossauro ou um carcharodontossauro.

    ResponderExcluir
  38. Faz uma postagem sobre o kelenken?

    ResponderExcluir
  39. De qual espécie de dinossauro está no seu logo?

    ResponderExcluir
  40. Faz uma postagem do hatzegopteryx.

    ResponderExcluir
  41. Faz uma pstagem sobre o pisanossauro e outra sobre o zupayssauro.

    ResponderExcluir
  42. Uma pergunta, o globidens viveu na america do sul?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Globidens se espalhou da América do Norte até a África e a Indonésia, e parece que alguns espécimes foram encontrados na América do Sul também.

      Excluir
  43. Faz também uma pstagem sobre o magnapaulina.

    ResponderExcluir
  44. Outro animal que faz falta é a ave-elefante de Madagascar que é parente da moa. Poderia postar algo sobre ela?

    ResponderExcluir
  45. Felipe, por que à postagens sem a comparação do animal com o ser humano? Exemplo: armadilosuchus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas são postagens mais antigas que eu ainda preciso atualizar. Meu objetivo é fazer isso em todas.

      Excluir
    2. Anônimo6/10/20

      e o utahraptor? ele tem uma comparação de tamanho, mais pelo que eu vi não foi feita por você, ai ele vai ter uma feita por você ou vai ser aquela mesma?

      Excluir
    3. Anônimo6/10/20

      a mesma pergunta para o suchomimus, abelissauro, gigantoraptor, quetzalcoatlus, Buitrerraptor, Brontomerus, Riojassauro, pelagornis,

      aproposito, quando fizer o do bisão vai fazer das 4 espécies que são faladas ou só uma delas? a mesma coisa para as 10 espécies de mamute

      Excluir
    4. Conforme eu for atualizando as postagens, vou fazer novas imagens de comparação de tamanho. Para todos eles!

      Excluir
  46. Anônimo21/9/20

    faz uma postagem do compsognathus

    ResponderExcluir
  47. Quando vai fazer sobre o Lourinhanosaurus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, ainda não estava nos meus planos, mas alguma hora posso fazer.

      Excluir
  48. Porque não faz mais post?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou meio sem tempo por enquanto, mas tenho algumas postagens que já estão quase prontas. Quero terminá-las e publicá-las o quanto antes!

      Excluir
  49. Pode fazer uma postagem do monolofossauro,gosto muito desse dinossauro, ah e seu blog é muito bom

    ResponderExcluir
  50. https://blogprehhistorico.blogspot
    Ah, e esse é meu blog de dinos, tenho uns 3 artigos

    ResponderExcluir
  51. Olá, poderia me dizer até que distância o M. sinocanadorum, sendo gigantesco, poderia percorrer em uma migração ou alguma leitura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se existe algum estudo sobre isso.

      Excluir
  52. olá , felipe , adoro dinossauros , e seu site , vc pode falar sobre o urso de cara achatada , o maior urso que ja viveu

    ResponderExcluir
  53. ah , e outra coisa felipe = vc poderia fazer um top 10 , sobre os melhores documentários de criaturas extintas

    ResponderExcluir
  54. davi felipe18/11/20

    ola felipe , adoro dinos e seu blog , vc poderia ,falar sobre felinos pré historicos , como o leao americano

    ResponderExcluir
  55. Anônimo18/11/20

    e outra felipe , voce pode falar sobre o documentário da bbc , caminhando com feras , ele fala sobre os animais que viveram , depois dos dinossauros

    ResponderExcluir
  56. Anônimo23/11/20

    olá felipe , vc pode falar na próxima postagem , sobre o filme do king kong , de 2005 ,

    ResponderExcluir
  57. ola felipe , vc poderia falar sobre a paleontóloga Mary Aning , que descobriu o plesiossauro e o ictiossauro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensei nisso algumas vezes, seria interessante. Inclusive, agora há um filme inspirado nela!

      Excluir
    2. Anônimo12/2/21

      qual o nome do filme?

      Excluir
    3. "Ammonite", com Kate Winslet e Saoirse Ronan. Não assisti ainda, mas parece que não é um retrato fiel da história dela.

      Excluir
  58. Sabes informar qual seria a altura aproximada do mamenchissauro?
    Já vi informações que seu pescoço teria uns 15 metros, sem contar a altura dos ombros. E sendo o sauroposeidon o saurópode mais alto fico nesta dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na imagem da proporção de tamanho, o Mamenchisaurus sinocanadorum está com 35 m de comprimento e 15 m de altura. Porém, não temos certeza da altura em que os saurópodes mantinham suas cabeças erguidas, então essas estimativas podem variar bastante e é por isso que geralmente o comprimento do animal é mais considerado.

      Excluir
  59. você pode falar sobre a inostracevia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa postagem já existe! Dê uma olhada na seção Sinápsidos.

      Excluir
  60. fala sobre o holigoceno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vou falar sobre todas as épocas da era Cenozoica! Aguarde...

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.