15 dezembro 2013

Qual foi o primeiro dinossauro descoberto?

Um iguanodonte (à esquerda) e um megalossauro (à direita) retratados em um combate mortal por Édouard Riou, em 1867.

    O primeiro fóssil de dinossauro de que se tem notícia foi encontrado na China, e a descoberta está registrada em um livro de mais de 1.700 anos. Na época, porém, os chineses acreditaram que eram ossos de um dragão. Assim, o primeiro dinossauro oficialmente descrito foi achado somente em 1676, na Inglaterra, datado em rochas do período Jurássico com 166 milhões de anos.
    Como ainda não se sabia sobre dinossauros, os cientistas pensaram que aquele era um osso da perna de algum gigante bíblico. Mais tarde, em 1815, encontraram um grande pedaço de mandíbula com vários dentes, identificado como tendo pertencido a um grande réptil. Relacionando os dois fósseis, o paleontólogo britânico William Buckland, em 1824, publicou o primeiro trabalho que descrevia o Megalosaurus ("grande lagarto").

O fêmur original do megalossauro foi perdido. Só o que resta são as ilustrações bem detalhadas do livro História Natural de Oxfordshire (1677), de Robert Plot.
O pedaço de mandíbula encontrado em 1815 em Witney, Inglaterra.
Com poucos fósseis e nenhuma informação sobre sua anatomia, os cientistas que estudaram os primeiros dinossauros descobertos os montaram comicamente errado. Na imagem, o megalossauro visto por Buckland e seus colegas (topo) e a reconstrução moderna do animal (acima).
© Heraldo Mussolini

    No ano seguinte, Gideon Mantell, também britânico, publicou seus estudos sobre o Iguanodon ("dente de iguana"), embora já o tivesse descoberto três anos antes. Mantell foi um dos primeiros a estudar dentes e ossos de dinossauros, mas pensou que fossem vestígios de um grande lagarto parecido com uma iguana e que tivesse pelo menos 20 m de comprimento!
    Finalmente, em 1842, Richard Owen, outro britânico, criou o termo Dinosauria para classificar os grandes esqueletos de répteis extintos recém-descobertos no Reino Unido: o megalossauro, o iguanodonte e, mais recente, o hileossauro. A palavra, em latim, significa "lagarto terrível", apesar de esses animais não serem lagartos. E nem todos terem sido "terríveis".

Depois de ser colocado com um chifre na testa, que na verdade era a garra de seu polegar (repare na primeira imagem), o iguanodonte foi montado em uma postura vertical, com a cauda arrastando pelo solo. Hoje, sabe-se que ele ficava a maior parte do tempo sobre quatro patas, e a cauda, erguida.
© Bettmann / Corbis
hileossauro foi descoberto em 1832, por Gideon Mantell.
Crédito: Benjamin Waterhouse Hawkins, 1871

Fontes: Recreio On-line e Wikipédia.

56 comentários:

  1. Muito interessante, melhor site sobre coisas pré-históricas do Brasil!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, pessoal! Vocês me alegram!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo29/9/16

      achei esse sitem muito chato

      Excluir
    2. Anônimo1/9/17

      chato nada seu lixo
      mil descupa

      Excluir
    3. Anônimo10/3/18

      COMO SE A OPINIÃO DELE VALESSE DE ALGO.

      Excluir
    4. Anônimo9/4/18

      E a sua valeu? VocÊ criticou um ótimo trabalho de uma maneira besta!

      Excluir
  3. obrigada pela ajuda ajudou muito

    ResponderExcluir
  4. Anônimo29/9/15

    Me ajudou em tarefa

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/10/15

    me ajudou na minha tarefa de casa site muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo14/10/15

      na minha tambem

      Excluir
    2. Anônimo29/9/16

      ele não me ajudou nadica de nada

      Excluir
    3. Anônimo19/10/16

      Na minha também

      Excluir
  6. me ajudou na tarefa de inglês estudo no colegio d.inacio quem estuda comenta ae

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ME AJUDOU MUITO TAMBÉM COM MINHA TAREFA DE INGLÊS ESTUDO NO INSTITUTO DE ENSINO SANTO ANTONIO (IDESA)

      Excluir
    2. Muito legal! Volte sempre!

      Excluir
  7. me ajudou no meu dever de Ingles, Estudo no colégio D.Inacio de Guaxupé, quem estuda ae põe seu comentario : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um abraço a todos os alunos do colégio D. Inácio!!! Que bom que ajudou!

      Excluir
    2. descobrir coisas novas

      Excluir
  8. ajudo d+ gostei muito recomendo

    ResponderExcluir
  9. Seu blog é muito legal e adorei essa matéria

    ResponderExcluir
  10. bem...e bem bom o site mas vou pasar de serie!!!!!
    bem... eu acho?!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo22/5/16

    muito bom

    ResponderExcluir
  12. cara transformei seu site em uma apresentação de slides com 8 partes brigado minha nota ta garantida... PARABENS E OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, cara! Bons estudos e volte sempre.

      Excluir
  13. adorei melhor site de busca pré-histórica que eu já vi , me ajudou muito com meus trabalhos da escola

    ResponderExcluir
  14. Anônimo5/10/16

    muito obrigado me ajudou muito eu adorei esse site :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também agradeço!

      Excluir
    2. me ajudou muitooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

      Excluir
    3. odorei esse site

      Excluir
    4. e eu tambem agradeco

      Excluir
    5. obrigado descubrir varias coisas

      Excluir
    6. Que bom, Jelcilda! Fico feliz com isso. Abraços!

      Excluir
  15. MUITO BOM AJODO-ME EM CM

    ResponderExcluir
  16. Anônimo19/9/17

    ESSE site e muito bom amo dinossauros

    ResponderExcluir
  17. Ajudou no dever de casa!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  18. Valeu, pessoal! Voltem mais vezes.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo30/10/17

    NÃO ME AJUDOU EM NADA MESMO NÃO FALANADAAAAAAA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende do que você está procurando...

      Excluir
  20. Anônimo30/10/17

    valeu ajudou

    ResponderExcluir
  21. Anônimo22/2/18

    muito muito muito muito muito muito booooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooommmmmmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  22. Anônimo18/7/18

    melhor site sobre dinos que ja encontrei

    ResponderExcluir
  23. Tem algum de ave brasileira pré histórica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim! Há uma postagem sobre o Cratoavis, a primeira ave brasileira conhecida que viveu no Mesozoico.

      Excluir
  24. gostei. parabéns pelo conteúdo

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.