16 de fevereiro de 2009

Arqueópterix, a primeira ave?

© 1996 Mark Hallett

(Atualizado em setembro de 2013)

O arqueópterix (do grego "asa antiga") é um dinossauro ancestral das aves que viveu de 150 a 148 milhões de anos atrás, Jurássico Superior, na Europa. Do tamanho de um corvo, pesava 2 kg e media 60 cm de comprimento. É por vezes referido pelo nome alemão Urvogel, que significa "ave original" ou "primeira ave".
O arqueópterix é um elo evolutivo entre os dinossauros e as aves, e isso pode ser claramente percebido ao observar as características de seu esqueleto. Possuía dentes, garras nas mãos e cauda comprida como um dinossauro, mas dedos dos pés projetados para trás, asas largas e fúrcula (o popular "osso da sorte"), como uma ave, entre vários outros traços.
As penas do arqueópterix eram próprias para voar, suas pernas longas davam impulso para saltar e os braços e pulsos eram adaptados para bater. Porém, não poderia ter voado muito longe e rápido, já que o osso esterno era muito pequeno para ancorar músculos fortes, mas o animal saltava do chão para caçar insetos e permanecia no alto batendo as asas por um tempo.
O primeiro esqueleto completo de arqueópterix (que pode ser visto na última imagem) foi encontrado em 1861 no sudoeste da Alemanha, onde havia, no final do Jurássico, ilhas de deserto tropical. Durante mais de um século foi considerado a primeira ave que surgiu, entretanto, nos últimos anos, com a descoberta de novas espécies de aves primitivas na China, o arqueópterix acabou sendo classificado no clado Avialae, grupo de dinossauros que contém, além das aves em si, todos os dinossauros terópodes mais relacionados às aves modernas do que a outros dinossauros com penas.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Clado: Avialae
Família: † Archaeopterygidae
Gênero: † Archaeopteryx
Espécies: † Archaeopteryx lithographica e † A. siemensii


© Mundo Pré-Histórico
© James Robins
O primeiro esqueleto completo de arqueópterix, descoberto na Alemanha em 1861

Fontes: Enciclopédia dos dinossauros e da vida pré-histórica e Wikipédia.

3 comentários:

  1. Anônimo25/7/15

    A classe desse animal é réptil. Não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, ele não é mais uma ave. Mas é tanto vai e vem nas classificações que até o arqueópterix ficaria cansado... Já corrigi a postagem. Valeu pelo toque!

      Excluir
  2. Muito bom!! Muito útil👏

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.