13 abril 2020

Mirísquia, o dinossauro de belos quadris

Mirísquia dorme durante o dia em um ninho de samambaias, ao lado de uma planta magnoliídea da espécie Araripia florifera.
Crédito: Alexander Lovegrove, 2015

    O mirísquia ("quadril maravilhoso", do latim mir, "maravilhoso", e do grego ischia, "pelve") é um pequeno dinossauro terópode que viveu no Brasil há cerca de 110 milhões de anos, na idade Albiana do Cretáceo Inferior. Este pequeno predador bípede media 2,1 m de comprimento, 50 cm de altura e pesava 7 kg. De estrutura delgada, era ágil e adaptado para caçar animais pequenos, como lagartos, mamíferos primitivos, dinossauros menores e qualquer outra coisa que pudesse capturar.

© Mundo Pré-Histórico
(Baseado na reconstrução de Cisiopurple)

    É classificado na família Compsognathidae, próximo dos europeus compsógnato e Aristosuchus. Dessa forma, seria o único compsognatídeo conhecido das Américas e, como seus parentes, também teria uma cauda bastante alongada e uma cobertura de plumas - embora também tenha-se sugerido que, em vez disso, o mirísquia fosse um membro basal do grupo Tyrannosauroidea. Seu material fóssil preserva vestígios do intestino e de um saco de ar entre os ossos púbicos e os ísquios, confirmando a hipótese de que dinossauros não avianos também poderiam possuir sacos aéreos distribuídos pelo corpo, como as aves. Esse sistema auxilia a respiração e reduz o peso específico do animal.
    Em 2000, David Martill e Eberhard Frey relataram um pequeno fóssil de dinossauro que havia sido ilegalmente adquirido pelo Museu Estadual de História Natural Karlsruhe, da Alemanha, e que fora vendido por um contrabandista brasileiro. A origem do fóssil era a Chapada do Araripe, especificamente em Araripina, Pernambuco. Em 2004, a espécie foi nomeada e descrita como Mirischia asymmetrica ("quadril maravilhoso assimétrico"), por Martill, Frey e Darren Naish. O exemplar pertence a um indivíduo quase adulto, com ossos de paredes excepcionalmente finas e ísquios desiguais - o osso da esquerda apresenta um forame (abertura) oval, enquanto o da direita possui um entalhe na mesma posição.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Clado: Coelurosauria
Família: †Compsognathidae
Gênero: †Mirischia
Espécie: †Mirischia asymmetrica

Crédito: Gabriel Ugueto, 2015
Em branco, os ossos encontrados; em cinza, os ossos inferidos a partir de outros compsognatídeos.
Crédito: Felipe Alves Elias

27 comentários:

  1. Então essa era a espécie brasileira que você iria fazer.
    Gostei cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta mesmo. Que bom que gostou! Pretendo trazer mais espécies que viveram no Brasil e assim contribuir para a divulgação da paleontologia brasileira.

      Excluir
  2. Anônimo14/4/20

    eu conheço várias espécies de animais extintos, mas esse não é um deles. legal você mostrar espécies pouco conhecidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existem muitas espécies sobre as quais quase nunca ouvimos falar, por isso gosto de dar espaço a elas também. Que bom que gostou!

      Excluir
  3. Anônimo14/4/20

    qual dinossauro é possivelmente, o mais rápido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os mais rápidos eram, provavelmente, os ornitomimídeos, dinossauros carnívoros parecidos com avestruzes que atingiam velocidades de até 40 ou 60 km/h.

      Excluir
  4. Séria legal você colocar a idade em que os animais pré-históricos viveram (exemplo: mirísquia viveu no Albiana)
    Tenho uma sugestão, poderia fazer sobre o Hyracotherium

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu já comecei a fazer isso, adicionando esses detalhes! E registrei seu pedido.

      Excluir
  5. Anônimo16/4/20

    o seu blog é só de animais pré histórico ou também vai fazer de especies que entraram em extinção recentemente como o tigre de java, a patera nebulosa de formosa, a foca monge do caribe, o tubarão lagarto, a norfolk kaka, a raposa das Falkens, e a perereca de santo André?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A princípio, meu objetivo é trazer animais pré-históricos. Mas também quero falar sobre alguns que desapareceram há menos tempo, como fiz com a águia-de-haast.
      Quanto aos animais que se extinguiram recentemente, não acho que se encaixariam na proposta do site. Este também é um assunto muito interessante e que, acredito, traz ainda mais impacto, por nos alertar das consequências de nossas ações no meio ambiente, mas prefiro manter o foco em espécies antigas. Ainda assim, nada me impede de mencioná-las eventualmente!

      Excluir
    2. Anônimo20/4/20

      se for mensionar posteriormente podia ser a pantera nebulosa de formosa a primeira?

      Excluir
    3. Bem, não vou prometer nada. Se eu achar relevante em alguma postagem futura sobre algum felino, posso falar. Como eu disse, não quero fugir do foco do blog. Agradeço sua compreensão!

      Excluir
  6. Não conhecia essa espécie, é um dinossauro bem interessante.

    ResponderExcluir
  7. Qual será sua próxima postagem?😁
    Se não puder falar, dê uma dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não defini. Queria falar sobre a extinção do final do Cretáceo, antes de passar para o Cenozoico. Mas como essas postagens levam um pouco mais de tempo pra ficarem prontas, provavelmente vou trazer alguma outra espécie antes.

      Excluir
    2. Fala sobre o novo tiranossaurídeo descoberto, o Thanatotheristes

      Excluir
    3. Tenho muitos outros pedidos na frente, mas alguma hora eu falo, sim.

      Excluir
  8. Felipe, você poderia falar do torvossauro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, inclusive é um dos próximos terópodes que pretendo trazer.

      Excluir
  9. Já que estamos nesse período de pandemia, vc poderia falar sobre algumas doenças que existiram no tempo dos dinossauros tipo algo assim sabe, também seria legal se vc mencionasse algumas espécies de animais que exisitiram no tempo dos dinossauros e ainda existem nós dias de hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu já tinha até pensado em fazer alguma coisa assim. Não sei se existem muitas informações sobre doenças comuns no tempo dos dinossauros, mas posso dar uma pesquisada no assunto. E, como você pediu, também quero trazer alguns animais conhecidos como "fósseis vivos" alguma hora. Obrigado pelas sugestões!

      Excluir
  10. 😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀

    ResponderExcluir
  11. Legal né 😻 Oi 💛

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.