7 de dezembro de 2014

Entelodonte, o porco do inferno

Dois entelodontes se enfrentam em episódio de Caminhando com as Bestas
© 2001 BBC

O entelodonte (do grego "dentição completa") é um mamífero artiodáctilo extinto e endêmico da Eurásia. Viveu do Eoceno ao Oligoceno, entre 37 e 28 milhões de anos atrás. Presumivelmente onívoro, alcançava 2 m de altura nos ombros, 3 m de comprimento e 1 tonelada.
Tinha um corpo volumoso, focinho longo e pés com dois dedos. As pernas finas, mas fortes, faziam dele um ágil caçador de pequenos animais. O crânio pesado era suportado por um pescoço curto e robusto, com músculos que permitiam à mandíbula esmagar até ossos. As maçãs do rosto muito ampliadas projetavam-se visivelmente para os lados da cabeça.
Embora fosse mais estreitamente relacionado com os hipopótamos e baleias, este animal lembra mais um porco grande. Era também agressivo, e enfrentaria facilmente seus predadores. Os machos brigavam com ferocidade por comida e território e, quando a comida se tornava escassa, os entelodontes poderiam até mesmo se tornar canibais. Por esses motivos, recebeu os apelidos de "porco assassino" e "porco do inferno".
A ampla distribuição das espécies de entelodonte pela Eurásia mostra que esse foi um animal bem-sucedido e pode ser explicada por sua dieta flexível e extremamente variada, indo desde nozes e raízes até frutas podres e carcaças de animais. Fósseis foram encontrados principalmente em países europeus, como Espanha, Alemanha, França e Romênia, além da região do Cáucaso e o norte da China. A espécie-tipo, Entelodon magnus, foi nomeada por Aymard em 1846.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: † Entelodontidae
Gênero: † Entelodon
Espécies: † Entelodon magnus, † E. antiquus, † E. aymardi, † E. deguilhemi, † E. dirus, † E. gobiensis, † E. ronzonii e † E. verdeaui

© Mundo Pré-Histórico
Foto: Museu de História Natural do Instituto de Zoologia da Academia de Ciências do Cazaquistão, Almaty, Cazaquistão, 1970
© Ria Novosti/Science Photo Library
© Jaime Chirinos

Fontes: Prehistoric WildlifeWikipedia (versão em inglês) e Dinopedia.

7 comentários:

  1. Anônimo18/1/16

    gostei muito do seu site bem interessante agora sei mais que a escola kkkk

    ResponderExcluir
  2. Adoooorei!!!!Informações maravilhosas!!!Muitas pessoas tem curiosidade de reconstruir o passado e saber como era a vida e as espécies !Parabéns!Continue com informações no site assim que descobrirem novas espécies.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito, muito obrigado, Luiz! Pode deixar, continuarei sim!

      Excluir
    2. Mais o entelodonte era porco ou não, uns falam que não tinha nada ver com os porcos?

      Excluir
    3. Olá, meu xará! O entelodonte, apesar de se parecer com os porcos, não pode ser considerado um porco. Os dois animais pertencem a diferentes famílias de mamíferos artiodátilos (Entelodontidae e Suidae, respectivamente).

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.