7 de dezembro de 2014

Entelodonte, o porco do inferno

Dois entelodontes se enfrentam em episódio de Caminhando com as Bestas
© 2001 BBC

O entelodonte (do grego "dentição completa") é um mamífero artiodáctilo extinto e endêmico da Eurásia. Viveu do Eoceno ao Oligoceno, entre 37 e 28 milhões de anos atrás. Presumivelmente onívoro, alcançava 2 m de altura nos ombros, 3 m de comprimento e 1 tonelada.
Tinha um corpo volumoso, focinho longo e pés com dois dedos. As pernas finas, mas fortes, faziam dele um ágil caçador de pequenos animais. O crânio pesado era suportado por um pescoço curto e robusto, com músculos que permitiam à mandíbula esmagar até ossos. As maçãs do rosto muito ampliadas projetavam-se visivelmente para os lados da cabeça.
Embora fosse mais estreitamente relacionado com os hipopótamos e baleias, este animal lembra mais um porco grande. Era também agressivo, e enfrentaria facilmente seus predadores. Os machos brigavam com ferocidade por comida e território e, quando a comida se tornava escassa, os entelodontes poderiam até mesmo se tornar canibais. Por esses motivos, recebeu os apelidos de "porco assassino" e "porco do inferno".
A ampla distribuição das espécies de entelodonte pela Eurásia mostra que esse foi um animal bem-sucedido e pode ser explicada por sua dieta flexível e extremamente variada, indo desde nozes e raízes até frutas podres e carcaças de animais. Fósseis foram encontrados principalmente em países europeus, como Espanha, Alemanha, França e Romênia, além da região do Cáucaso e o norte da China. A espécie-tipo, Entelodon magnus, foi nomeada por Aymard em 1846.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: † Entelodontidae
Gênero: † Entelodon
Espécies: † Entelodon magnus, † E. antiquus, † E. aymardi, † E. deguilhemi, † E. dirus, † E. gobiensis, † E. ronzonii e † E. verdeaui

© Mundo Pré-Histórico
Foto: Museu de História Natural do Instituto de Zoologia da Academia de Ciências do Cazaquistão, Almaty, Cazaquistão, 1970
© Ria Novosti/Science Photo Library
© Jaime Chirinos

- Esta postagem foi uma sugestão de leitor anônimo

Fontes: Prehistoric WildlifeWikipedia (versão em inglês) e Dinopedia.

5 comentários:

  1. Anônimo18/1/16

    gostei muito do seu site bem interessante agora sei mais que a escola kkkk

    ResponderExcluir
  2. Adoooorei!!!!Informações maravilhosas!!!Muitas pessoas tem curiosidade de reconstruir o passado e saber como era a vida e as espécies !Parabéns!Continue com informações no site assim que descobrirem novas espécies.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito, muito obrigado, Luiz! Pode deixar, continuarei sim!

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.