27 março 2011

Plateossauro, um dos primeiros dinossauros grandalhões

 

Pequeno grupo de plateossauros atravessa o leito seco de um rio em busca de água e alimento.
Crédito: Vlad Konstantinov, 2012

Atualizado em fevereiro de 2021

    O plateossauro (que significa, provavelmente, "lagarto largo", por causa de seus membros volumosos) é um dinossauro sauropodomorfo que viveu no norte e centro da Europa entre 214 e 204 milhões de anos atrás, entre as idades Noriana e Reciana do Triássico Superior. Está entre os primeiros dinossauros a atingir um tamanho relativamente grande. Enquanto a espécie Plateosaurus gracilis, mais antiga, era um pouco menor (atingia 4 a 5 m), Plateosaurus trossingensis podia medir de 4,8 a 10 m de comprimento e pesar de 600 kg a 4 toneladas - mesmo os indivíduos completamente desenvolvidos variavam bastante em tamanho, o que é incomum para um dinossauro.

© Mundo Pré-Histórico

    Era um dos dinossauros mais comuns no final do Triássico e devia andar em grandes bandos pelas planícies áridas da Europa. Com o formato corporal típico de um dinossauro herbívoro, o plateossauro tinha um corpo entroncado, cauda comprida e uma cabeça pequena e retangular, sobre um pescoço alongado e flexível. A mandíbula forte e os dentes robustos e afiados, em forma de folha, eram apropriados para triturar matéria vegetal. Seus braços eram bastante curtos, mas fortes e terminados em mãos aptas a agarrar o alimento, com três grandes garras (a maior no polegar), as quais podem ter sido usadas para alimentação e defesa. Como as mãos eram incapazes de virar para baixo, o plateossauro andava exclusivamente sobre as patas traseiras. Suas pernas poderosas com canelas alongadas mostram que ele podia correr com velocidade.
    Descoberto em 1834 por Johann Friedrich Engelhardt e descrito três anos depois por Hermann von Meyer, Plateosaurus foi o quinto gênero nomeado de dinossauro ainda considerado válido atualmente. Embora tivesse poucos vestígios e fosse difícil de identificar à época em que Richard Owen criou o grupo Dinosauria, hoje o plateossauro está entre os dinossauros mais bem conhecidos pela Ciência: mais de cem esqueletos já foram encontrados, alguns deles quase completos, em mais de cinquenta localidades, entre Alemanha, Suíça, França e até em um campo petrolífero da Noruega (o primeiro dinossauro desse país).

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: †Sauropodomorpha
Família: †Plateosauridae
Gênero: †Plateosaurus
Espécies: †Plateosaurus trossingensis, †P. gracilis e †P. longiceps

Fóssil de plateossauro no Museu dos Dinossauros de Frick, na Suíça, o esqueleto mais completo já encontrado nessa localidade. A grande maioria dos fósseis de plateossauro pertence a indivíduos que morreram afogados depois de ficarem presos em poços de lama, por isso foram preservados de barriga para baixo e, muitas vezes, intactos.
© 2012 Mohamad Haghani

Fontes: Enchanted LearningMark Witton.com BlogThoughtCo e Wikipedia.

5 comentários:

  1. o plateossauro tinha penas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca foram encontrados vestígios de penas no plateossauro nem em qualquer outro dinossauro do grupo dos sauropodomorfos.

      Excluir
  2. por que eu vi muitas representasoes dele como tendo como se fosse penas na cauda

    ResponderExcluir
  3. Felipe , essa variação de tamanho entre espécimes adultos poderia ser tida como indicação de subespécies ? Digo , elas são bem comuns no reino animal . Zebras , hipopótamos , leões africanos e ursos pardos , por exemplo , apresentam várias subespécies . E isso obviamente ocorreria entre dinossauros . A questão é que a falta de vestígios , degradação destes e o fato de não podermos vê-los vivos torna praticamente impossível aplicar a classificação . O que você acha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, de fato não podemos ter noção de muitos aspectos da biologia de animais tão antigos, porque essas informações na maioria das vezes não se preservam. Creio que seja impossível identificar subespécies de plateossauro justamente por esse motivo. Mas, segundo os paleontólogos, esse dinossauro tinha uma taxa de crescimento semelhante à de répteis modernos, que podia variar de acordo com fatores ambientais, como a disponibilidade de alimento, o que afeta o tamanho final dos indivíduos.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.