16 de março de 2009

Paquicefalossauro, o dinossauro cabeça-dura

© 2011 Vlad Konstantinov
(Atualizado em janeiro de 2014)

O paquicefalossauro ("lagarto de cabeça espessa") é um dinossauro onívoro que viveu no final do período Cretáceo na América do Norte, de 76 a 65 milhões de anos atrás. Media em torno de 4,5 m de comprimento e pesava 450 kg. Acredita-se que comia folhas, sementes, frutas e insetos.
O que o torna famoso é sua característica mais peculiar: o domo craniano de 25 cm de espessura, rodeado por protuberâncias ósseas. O focinho curto terminava em um bico pontiagudo. No crânio compacto, as órbitas oculares posicionavam-se na parte frontal, o que leva a crer que era equipado com uma boa visão binocular.
Ninguém sabe ao certo a função da cabeça extremamente grossa. Quando descoberto, imaginou-se que os machos lutassem entre si dando violentas investidas, cabeça contra cabeça. Estudos mais recentes defendem que disputas assim teriam danos devastadores, pois as cabeças arredondadas poderiam facilmente deslizar e atingir pontos mais frágeis, como os olhos, além de o pescoço em formato curvo não suportar tal impacto. Em vez disso, cabeçadas nos flancos do rival parecem ser mais plausíveis.
O paquicefalossauro foi descoberto em 1938 por William Winkley, em Montana, EUA. Sua anatomia é pouco conhecida e baseada em dinossauros aparentados, uma vez que somente restos do crânio foram encontrados - sem dúvida, a grande espessura foi um fator decisivo em sua preservação.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Subordem: † Marginocephalia
Infraordem: † Pachycephalosauria
Família: † Pachycephalosauridae
Gênero: † Pachycephalosaurus
Espécie: † Pachycephalosaurus wyomingensis

© Mundo Pré-Histórico
Foto: Museu de História Natural da Universidade de Oxford, Reino Unido
© Laurel D. Austin

Fontes: Wikipedia (versão em inglês) e Enchanted Learning Software.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.