17 de março de 2009

Carnotauro, o touro carnívoro

© Raúl Martín

(Atualizado em janeiro de 2017)

O carnotauro (do latim "touro carnívoro") é um dinossauro terópode que viveu na América do Sul no final do período Cretáceo, de 72 a 70 milhões de anos atrás. Media em torno de 8 m de comprimento, 3 m de altura e pesava cerca de 1,5 tonelada. Membro tardio do grupo dos abelissaurídeos, o carnotauro é parente próximo do majungassauro e do aucassauro.
Era um predador altamente especializado e distinto, bem adaptado para correr (talvez um dos mais rápidos entre os grandes terópodes). Poderosos músculos da cauda eram conectados às coxas, conferindo potência e velocidade em cada passo. Uma curiosidade, porém, é que tal estrutura não lhe permitia mudanças bruscas de direção.
O carnotauro tinha uma estrutura corporal leve, pernas longas e delgadas, braços vestigiais minúsculos e uma cabeça curta, apoiada em um pescoço musculoso. Além disso, possuía um par de chifres espessos sobre os olhos, algo incomum para um dinossauro carnívoro. Acredita-se que o carnotauro usava esses chifres, que eram achatados na parte superior, durante as brigas com rivais, aplicando leves empurrões com a cabeça.
Embora seja conhecido por um único esqueleto fossilizado, o carnotauro é um dos terópodes do hemisfério Sul mais bem compreendidos. O esqueleto incrivelmente bem conservado, descoberto em 1984, foi desenterrado na província argentina de Chubut. Extensas impressões de pele preservadas junto a ele revelam um mosaico de pequenas escamas poligonais, entremeadas por fileiras de protuberâncias ao longo dos flancos do animal.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família: † Abelisauridae
Gênero: † Carnotaurus
Espécie: † Carnotaurus sastrei


© Mundo Pré-Histórico
Carnotauro no Museu de História Natural do Condado de Los Angeles.
© Sergey Krasovskiy

Fontes: Wikipedia (versão em inglês), TerraMental Floss e BBC Earth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.