23 outubro 2018

Gorgossauro, o tiranossaurídeo bem preservado

© Pablo Lara, 2011

    O gorgossauro (do grego "lagarto pavoroso") é um dinossauro terópode que viveu no oeste da América do Norte no final do Cretáceo, entre 76,6 e 75,1 milhões de anos atrás. Como a maioria dos tiranossaurídeos conhecidos, era um predador bípede que pesava de 2,5 a 3 t e media de 8 a 9 m de comprimento. Viveu nas várzeas exuberantes ao longo da margem oeste do Mar Interior Ocidental, que cortava o continente durante o Cretáceo.

© Mundo Pré-Histórico

    Estando no topo da cadeia alimentar local, predava dinossauros ceratopsídeos e hadrossauros, que eram abundantes. Em algumas áreas, coexistiu com o daspletossauro, outro tiranossaurídeo de mesmo porte, mas que se inseria em um nicho ecológico diferente. O gorgossauro possuía uma cabeça grande e comparativamente mais longa e baixa que de seus parentes, com pequenas cristas sobre os olhos e dezenas de grandes dentes afiados na boca. As pernas alongadas eram adaptadas para correr, mas os braços de apenas dois dedos eram bastante pequenos. Uma cauda comprida e pesada contrabalanceava o peso da cabeça e do torso, assentando o centro de gravidade do corpo sobre os quadris - o epíteto específico de seu nome científico, libratus, significa "equilibrado" em latim. Análises da estrutura dos ossos revelam que esse dinossauro tinha um período juvenil prolongado, após o qual passava por um surto de crescimento, que durava dois ou três anos, até atingir seu tamanho máximo.
    Enquanto o tiranossauro é um parente mais distante, o gorgossauro é estreitamente relacionado ao albertossauro: os dois são bastante semelhantes, distinguindo-se pela época em que viveram e por variações sutis nos dentes e ossos do crânio, tanto que alguns cientistas consideram Gorgosaurus libratus uma espécie de Albertosaurus. O gorgossauro é o tiranossaurídeo mais bem representado no registro fóssil, conhecido por meio de dezenas de espécimes, que compõem uma série de crescimento praticamente completa. O primeiro esqueleto foi descoberto em 1913, por Charles M. Sternberg, e descrito em 1914, por Lawrence Lambe. Restos foram encontrados na província canadense de Alberta e, possivelmente, no estado americano de Montana.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Superfamília: †Tyrannosauroidea
Família: †Tyrannosauridae
Subfamília: †Albertosaurinae
Gênero: †Gorgosaurus
Espécie: †Gorgosaurus libratus

Fóssil de gorgossauro no Museu Real Tyrrell de Paleontologia, em Drumheller, Alberta, Canadá.
O gorgossauro já é um tiranossaurídeo relativamente esguio, mas os indivíduos jovens eram ainda mais esbeltos.
Crédito: Paulo Leite

Fontes: New Dinosaurs, ThoughtCo e Wikipedia.

16 comentários:

  1. Anônimo26/5/19

    oi,me chamo bruna e eu amo dinossauros apesar de o tiranossauro rex ser parente distante do gorgossauro,acho o gorgossauro muito parecido com o famoso T-rex

    ResponderExcluir
  2. Felipe! Tenho uma dúvida
    Todo tiranossauro pode ser chamado de tiranossaurídeo? Ou a alguma diferença entre tiranossaurídeos e tiranossauróides?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há diferença entre os nomes! Tiranossaurídeos são os membros da família Tyrannosauridae, enquanto tiranossauroides são os membros da superfamília Tyrannosauroidea, um clado que inclui os tiranossaurídeos e parentes mais primitivos.
      Embora veículos de comunicação costumem misturar alguns termos científicos, eu prefiro reservar o nome tiranossauro para o gênero Tyrannosaurus e chamar outros gêneros de tiranossaurídeos, para evitar confusão. É o que acontece, por exemplo, quando dizem que foram encontrados fósseis de espinossauros no Brasil - na verdade, são fósseis de espinossaurídeos e não do gênero Spinosaurus.

      Excluir
    2. Entendi! Obrigado por sempre tira minhas dúvidas 😃

      Excluir
  3. Anônimo26/8/20

    Faz sobre o Nanotirano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nanotirano agora é considerado uma forma jovem do tiranossauro, mas, quando atualizar a postagem deste, vou mencioná-lo também.

      Excluir
  4. Por favor Feilpe que você não tenha morrido! 😅

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha! Não, continuo bem vivo. Prometo que no próximo mês volto a postar!

      Excluir
    2. Ainda bem, já tava ficando preocupado!

      Excluir
  5. Eu agora fiquei meio preocupado porque eu vi em uns sites que o gorgosauro está sendo estudado porque estão achando que ele é na verdade um gênero de albertossauro, eu não queria que isso aconteça, eu acho o gênero dele tão legal:(
    Está teoria é verdade ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns cientistas acreditam que sim, mas por enquanto ele ainda é considerado um animal diferente do albertossauro. Em todo caso, quando evidências indicam, mudanças têm de ser feitas, quer a gente goste ou não.

      Excluir
  6. Quem você acha que ganharia em uma batalha: o Gorgossauro ou Alossauro fragilis ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o gorgossauro se sairia melhor, mesmo sendo um pouco menor que o alossauro. Tiranossaurídeos possuem crânios robustos, capazes de mordidas poderosas.

      Excluir
  7. Felipe, esse comentário é só uma correção ortográfica, você poderia colocar estado estadunidense de Montana, porque é a forma mais aceita no Novo Acordo Ortográfico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leandro! Obrigado pela dica, mas prefiro manter a frase do jeito que está para não soar repetitivo ("estado estadunidense"). Em outros contextos, eu até prefiro este termo porque costumamos nos referir aos EUA como "Estados Unidos". Porém, o nome completo do país é Estados Unidos da América, e tanto o gentílico "americano" quanto "estadunidense" estão corretos. A escolha depende apenas de questões de costume, ideológicas e até políticas. Mas há um argumento forte: "Estados Unidos" se refere à forma de governo, enquanto o nome "verdadeiro" do país seria América. Assim como o Brasil é a República Federativa do Brasil e, no passado, chegou a se chamar Estados Unidos do Brasil. Mesmo assim, sempre fomos brasileiros, nunca nos referimos a nós mesmos como "estadunidenses".
      Agora, "norte-americano", que também é válido, pra mim não tem jeito: deveria incluir os canadenses e mexicanos também.
      Enfim, desculpa pelo textão. 😅

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.