8 de fevereiro de 2009

Albertossauro

Um trio de albertossauros e um crânio de paquirrinossauro.
© Frank Lode

O albertossauro ("lagarto de Alberta") é um dinossauro terópode que viveu no oeste da América do Norte no final do período Cretáceo, entre 70 e 68 milhões de anos atrás. Mesmo sendo um pouco menor que seu primo tiranossauro, medindo até 10 m de comprimento e pesando quase 2 toneladas, o albertossauro devia localizar-se no topo da cadeia alimentar de seu ecossistema local.
Como um tiranossaurídeo, era um predador bípede, com braços curtos de dois dedos, uma cabeça massiva equilibrada por uma longa cauda e dezenas de grandes dentes afiados. Acima dos olhos havia duas pequenas cristas ósseas, que podem ter tido cores vibrantes, em vida, para atrair parceiros. Os dentes possuíam sulcos em sua superfície que ajudavam a evitar que eles rachassem quando submetidos a grandes tensões, como quando o animal arrancava pedaços de carne de uma presa. O parente mais próximo do albertossauro é o gorgossauro; ambos tinham uma estrutura mais esguia do que outros tiranossaurídeos, com crânios proporcionalmente menores e pernas mais compridas. Os indivíduos jovens cresciam a uma taxa acelerada na fase de 12 a 16 anos de idade, após a qual iniciava-se a maturidade sexual, embora continuassem a crescer, em um ritmo mais lento.
O albertossauro foi nomeado por Henry Fairfield Osborn, em 1905, juntamente com o tiranossauro. A espécie, aparentemente, esteve restrita à região de Alberta, província canadense fundada naquele mesmo ano. Desde sua descoberta, em 1884, fósseis de mais de 30 indivíduos já foram recuperados, fornecendo informações detalhadas sobre sua anatomia. A descoberta de 26 indivíduos com idades variadas em um mesmo local sugere que o albertossauro vivia em bandos e permitiu que os cientistas estudassem seu desenvolvimento e genética populacional. Um total de 1.128 ossos de albertossauro já foram recuperados, a maior concentração de fósseis para um terópode de grande porte do Cretáceo.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família: † Tyrannosauridae
Subfamília: † Albertosaurinae
Gênero: † Albertosaurus
Espécie: † Albertosaurus sarcophagus


Fonte: Wikipedia (versão em inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.