28 outubro 2018

Limnoscelis - os pés do pântano

Limnoscelis paludis
Crédito: Dmitry Bogdanov

    Limnoscelis ("pés do pântano", combinação de latim e grego) é um gênero de tetrápode (vertebrado com quatro membros) reptiliomorfo - o grupo que deu origem aos amniotas (os vertebrados que põem ovos em terra). Viveu na América do Norte entre o final do Carbonífero e o início do Permiano, de 306 a 295 milhões de anos atrás, media 1,5 m de comprimento e pesava cerca de 4,5 kg. O Limnoscelis apresenta uma combinação de características anfíbias derivadas e reptilianas primitivas, tanto que sua classificação tem implicações importantes em relação às origens dos primeiros amniotas.

© Mundo Pré-Histórico

    Possuía um corpo esguio e resistente, cauda comprida e pernas curtas voltadas para fora. Seu crânio era alongado e sólido, e as maxilas continham vários dentes afiados, inclusive no céu da boca. Os dentes possuíam uma estrutura interna em forma de labirinto e os da frente eram maiores que os demais. Ao contrário de outros diadectomorfos, reptiliomorfos geralmente identificados como herbívoros, o Limnoscelis tinha a dentição e a forma corporal de um predador primitivo. Mas não devia ser um predador ágil, pois, apesar de seus membros serem bastante fortes, os ossos de seus tornozelos eram fundidos, o que limitava a ação dos pés e impedia movimentos rápidos. Por isso, o Limnoscelis seria melhor em capturar presas maiores e mais lentas.
    Dessa criatura é conhecido seu esqueleto quase completo, além do crânio. A espécie Limnoscelis paludis foi descoberta no Novo México, Estados Unidos, e batizada em 1911, por Samuel W. Williston. Limnoscelis dynatis (do grego dynatos, "poderoso") foi encontrada no estado do Colorado e nomeada em 1990.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Superclasse: Tetrapoda
Clado: Reptiliomorpha
Ordem: †Diadectomorpha
Família: †Limnoscelidae
Gênero: †Limnoscelis
Espécies: †Limnoscelis paludis e †L. dynatis

Limnoscelis paludis
Crédito: Dmitry Bogdanov, 2007
Réplica do primeiro fóssil de Limnoscelis paludis descoberto, exposto no Museu Peabody de História Natural da Universidade Yale, em New Haven, Connecticut, EUA.
Crédito: S. Hochgraf, 2014

Fontes: Encyclopedia BritannicaFossilworksNew DinosaursPalaeocrittiPrehistoric Wildlife e Wikipedia.

3 comentários:

  1. Como eu pedi na postagem do metriacantossauro. Poderia colocar o título dessa postagem de: LIMNOSCELIS, O ANFÍBIO REPTILIANO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço sua sugestão, mas, na verdade, eu até já corrigi a postagem pois o Limnoscelis não é um anfíbio propriamento dito, e isso acabaria causando confusão.

      Excluir
    2. Entendo, li a nova atualização e entendi melhor

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.