27 fevereiro 2009

Apatossauro, o famoso pescoçudo

Apatossauro, com Gargoyleosaurus (em primeiro plano) e estegossauros (ao fundo).
Crédito: James Kuether

Atualizado em março de 2018

O apatossauro (do grego "lagarto enganoso") viveu na América do Norte durante o período Jurássico, de 156 a 151 milhões de anos atrás. Esse dinossauro saurópode chegava, em média, a mais de 23 m de comprimento e 30 toneladas - alguns espécimes representam indivíduos até 30% maiores, potencialmente rivalizando com os maiores titanossauros. Os filhotes cresciam rápido, atingindo a maturidade sexual em torno de 20 anos. Fósseis de pegadas indicam que o apatossauro desenvolvia uma velocidade máxima de 20 a 30 km/h.
Seu pescoço era menos alongado e mais robusto do que no diplodoco, seu parente, e seus membros eram mais fortes, como os do camarassauro. Sacos de ar preenchiam os espaços entre as vértebras, ajudando a reduzir o peso. Possuía uma grande garra em cada mão e três nos primeiros dedos dos pés. A cauda comprida e fina, de até 15 m de comprimento, era mantida erguida e podia ser usada como um chicote para produzir estalos. Sua cabeça era pequena em comparação ao corpo, e as maxilas eram repletas de dentes espatulados próprios de uma dieta herbívora. O apatossauro alimentava-se de plantas como samambaias, cavalinhas e gimnospermas e devia comer em torno de 400 kg de vegetação por dia, engolindo junto pequenas pedras para ajudar a moer o alimento (gastrólitos). O ambiente em que viveu era um semiárido com estações secas e chuvosas distintas, onde convivia com diversos outros dinossauros, como alossaurocamarassaurodiplodocoestegossauro.
A espécie Apatosaurus ajax foi nomeada em 1877, por Othniel Charles Marsh, baseado em um esqueleto quase completo descoberto no Colorado, Estados Unidos. Do grego apatē ("engano") e sauros ("lagarto"), o nome se refere aos ossos chevrons de suas vértebras, que se parecem mais com os dos mosassauros. Dois anos depois, Marsh anunciou a descoberta de uma espécie maior, que chamou de Brontosaurus excelsus, mas que logo percebeu-se ser o mesmo animal. Embora o nome brontossauro tenha se tornado mais popular, desde 1903 ele é considerado um sinônimo de apatossauro. Um estudo de 2015, porém, concluiu que Brontosaurus é um gênero válido, distinto de Apatosaurus, mas ainda nem todos os paleontólogos concordam com essa separação.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: † Sauropodomorpha
Infraordem: † Sauropoda
Família: † Diplodocidae
Subfamília: † Apatosaurinae
Gênero: † Apatosaurus
Espécies: † Apatosaurus ajax e † A. louisae

© Mundo Pré-Histórico
Esqueleto de apatossauro no Museu Carnegie de História Natural, em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA.
Comparação entre as duas espécies conhecidas de apatossauro
Composição feita a partir dos originais de Scott Hartman

© 2013 Scott Hartman
Crédito: (autor desconhecido)

Fontes: WikipediaEncyclopedia BritannicaLive Science e SoftSchools.com.

11 comentários:

  1. Anônimo15/8/15

    este texto é muito interessante

    ResponderExcluir
  2. Qual é a diferença entre um apatossauro e um braquiossauro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambos viveram na América do Norte do fim do Jurássico, mas são animais bem diferentes. Basicamente, o apatossauro tem um perfil mais baixo e alongado, enquanto o braquiossauro é mais alto, tem ombros elevados e cauda mais curta.
      Leia as postagens de cada um aqui no blog para mais detalhes. Ok? Espero que tenha ajudado.

      Excluir
  3. Anônimo4/8/18

    Demais👏👏

    ResponderExcluir
  4. Felipe, poderia me dizer em qual idade do Jurássico Superior o brontossauro viveu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que encontrei, ele viveu durante todo o Jurássico Superior, ou seja, nas idades Oxfordiana, Kimmeridgiana e Titoniana.

      Excluir
  5. Anônimo12/4/21

    Na sua opinião, o Brontossauro é uma espécie de Apatossauro, ou é um animal diferente? por mim o Brontossauro é um animal diferente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra falar a verdade, eu não sei. Afinal, não é questão do que a gente acha, e sim o que os cientistas que estudaram os fósseis dizem.

      Excluir
    2. Anônimo5/6/22

      Em 2015 foi apresentado pela Universidade de Lisboa um novo estudo sobre o Brontossauro que o distinguiria do Apatossauro e validaria a existência dele como um gênero realmente diferente.
      Ainda assim, muitos cientistas preferiram não mudar de opinião enquanto outros estão mais abertos e aguardando mais estudos. Infelizmente muito dessa indisposição "científica" tem a ver com uma certa "mágoa" que eles têm por conta da popularidade que o nome "Brontossauro" alcançou no mundo, incluindo o sucesso da exploração comercial do nome (o nome soa muito melhor comercialmente do que "apatossauro"). Assim, os cientistas tomam o termo " Brontossauro" como um verdadeiro palavrão em seu meio, porque não veem o mesmo "reconhecimento" popular do Apatossauro. É uma briguinha de egos também.
      Dessa forma, não vejo nenhum problema em você acreditar que o Brontossauro tenha existido e tenha sido diferente do Apatossauro. Já existe base para afirmar isso. Não tem nada a ver mais com questão de "achismo".

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.