2 de março de 2009

Titanossauro, o lagarto titânico

Titanosaurus indicus
Crédito: Sergey Krasovskiy

Atualizado em março de 2018

O titanossauro (gênero Titanosaurus, nome que significa "lagarto titânico", em referência aos titãs da mitologia grega) é um dinossauro saurópode que viveu no fim do Cretáceo, há cerca de 70 milhões de anos, na Índia. Não tão titânico como seus parentes, media de 9 a 12 m de comprimento e pesava aproximadamente 13 t.
Esse herbívoro, descoberto em 1877, acabou por dar nome a um grande grupo de dinossauros saurópodes, os titanossauros (Titanosauria), que prosperaram no final do Cretáceo e produziram os maiores animais terrestres que já existiram (entre eles, o argentinossauro). Contudo, o titanossauro em si é considerado um gênero duvidoso, pois seu material fóssil original não possui características que o distingam de outros saurópodes.
Ao longo dos anos, vários fósseis de diferentes locais do mundo foram atribuídos provisoriamente ao titanossauro, mas atualmente são reconhecidas apenas duas espécies para este gênero: Titanosaurus indicus e Titanosaurus blandfordi, ambas nomeadas na década de 1870, pelo geólogo e naturalista inglês Richard Lydekker.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: † Sauropodomorpha
Infraordem: † Sauropoda
Clado: † Camarasauromorpha
Clado: † Titanosauria
Gênero: † Titanosaurus
Espécies: † Titanosaurus indicus e † T. blandfordi

© Mundo Pré-Histórico
(Autor desconhecido)
Vértebras caudais distais que compõem o holótipo de Titanosaurus indicus. Holótipo é a amostra original na qual se baseia a descrição de uma espécie. 

Fontes: Wikipedia (versão em inglês), The Dinosaur DatabaseOhFact!Encyclopedia of Life e ThoughtCo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.