20 de novembro de 2012

Pelagórnis

© Peter Trusler/Museum Victoria

O pelagórnis (nome que significa "pássaro pelágico") foi uma ave marinha que viveu de 10 a 5 milhões de anos atrás. A envergadura da espécie encontrada no Chile, o Pelagornis chilensis, é uma das maiores dentre as aves já descobertas, 5,18 m. Viveu também nas regiões que hoje correspondem a França, Marrocos, Austrália e Peru. Pesava de 23 a 34 kg, media 1,25 m de altura e sua cabeça tinha cerca de 40 cm.
O cálculo do tamanho das asas foi baseado na análise de ossos bem preservados. Aves com asas maiores voavam mais longe e caçavam suas presas mais facilmente nos oceanos. O pelagórnis mergulhava e pescava, com o bico longo e pontudo, repleto de projeções parecidas com dentes, grandes peixes e lulas.
Apesar dos ossos finos e leves como os de um pterossauro, as grandes penas que cobriam o corpo do pelagórnis poderiam tê-lo tornado muito pesado. Uma das causas da extinção do pelagórnis, apontam os especialistas, pode ter sido o seu peso, que prejudicava a velocidade e a capacidade de voo. Além disso, por causa do tamanho, os filhotes deveriam ser cuidados por um longo período, tornando-os mais suscetíveis a predadores.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: † Odontopterygiformes
Família: † Pelagornithidae
Gênero: † Pelagornis
Espécies: † Pelagornis miocaenus, † P. mauretanicus e † P. chilensis


© Carlos Anzures
Fóssil peruano (topo) e fóssil chileno (acima)
© 2010 Carlos Anzures 

Fontes: Ache Tudo e Região, HypeScienceAbout.comWikipedia (versão em inglês).

Um comentário:

  1. Olá! eu sou Jhonatta, dono do blog TerraNova.com (http://www.terra--nova.blogspot.com.br). Dei uma olhada no seu blog e gostaria muito de fazer parceria com o seu blog.
    Aguardo uma resposta. Abraço!

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.