09 março 2019

Hesperossauro, o lagarto ocidental

Crédito: Alexander

    O hesperossauro ("lagarto ocidental", do grego hesperos, "ocidental", e sauros, "lagarto") é um dinossauro estegossauro do período Jurássico. Esse herbívoro viveu há cerca de 156 milhões de anos, na América do Norte, media de 6 a 7 m de comprimento e pesava de 2 a 3 t.

© Mundo Pré-Histórico

    É um parente próximo do Stegosaurus e do wuerhossauro e, do mesmo modo, possuía duas fileiras de placas ósseas arranjadas de maneira alternada sobre as costas e quatro espigões na ponta da cauda, os quais podem ter sido utilizados para atacar rivais e predadores. Suas placas eram mais largas do que altas, aquelas sobre a base da cauda tinham um formato ovalado e as localizadas na região do pescoço eram mais baixas. Seus dentes também eram semelhantes aos do Stegosaurus, porém um pouco maiores e dispostos em menor número pelas maxilas largas. O crânio era proporcionalmente mais curto e alto.
    Em vida, o hesperossauro tinha a pele coberta por pequenas escamas hexagonais não sobrepostas, enquanto as placas ósseas eram revestidas por uma camada de material córneo, que as fortificava e formava uma borda afiada, funcionando como uma arma defensiva. Possíveis predadores do hesperossauro incluem terópodes como o ceratossauro e o alossauro.
    A espécie foi nomeada em 2001, no entanto seus fósseis têm sido encontrados desde 1985, nos estados de Wyoming e Montana, nos Estados Unidos. Os primeiros foram descobertos por Patrick McSherry. Vários esqueletos relativamente completos são conhecidos, incluindo um espécime wyomingiano que preserva a primeira impressão de revestimento córneo da placa de um estegossauro.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Ordem: †Ornithischia
Subordem: †Stegosauria
Família: †Stegosauridae
Gênero: †Hesperosaurus
Espécie: †Hesperosaurus mjosi

Réplica de Hesperosaurus no Museu da Vida Antiga de Thanksgiving Point, em Lehi, Utah, EUA.
Crédito: Cisiopurple

Fontes: Natural History MuseumPrehistoric WildlifeThoughtCo e Wikipedia.

7 comentários:

  1. A respeito do miragaia afinal ele tinha espinhos nos ombros tipo kentrosauro e dacentrurus ou não?
    Tenho uma miniatura sem espinhos nos ombros e encontrei apenas um site que consta apenas um exemplar fossilizado até o momento e apenas espinhos nas costas. Engraçado que até o descoveri Chanel representa miragaia com espinhos nos ombros mas o certo ñ é pra ter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Valdenir... Inicialmente, um espinho longo e fino foi considerado como um espinho do ombro, mas posteriormente ele foi recolocado na cauda. Portanto, até onde se sabe, o Miragaia não tinha espinhos nos ombros.

      Excluir
  2. Vc pretendo fazer uma postagem sobre o Miragaia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, será o próximo estegossauro que trarei!

      Excluir
  3. Como seria a pronúncia do nome wuerhossauro, Felipe?

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.