23 março 2019

Megalograptus, o grande escorpião-marinho do Ordoviciano

Megalograptus persegue peixes Astraspis.
© James Kuether, 2022

    O Megalograptus é um artrópode euriptérido, ou "escorpião-marinho", que viveu na América do Norte durante o Ordoviciano, entre 449,5 e 443,8 milhões de anos atrás. Era relativamente grande para um predador desse período, podendo chegar a 1,2 m de comprimento da cabeça à ponta da cauda. É também um dos escorpiões-marinhos mais antigos que se conhecem.

© Mundo Pré-Histórico

    Uma característica interessante do Megalograptus são seus terceiros apêndices aumentados, diferentes dos de qualquer outro euriptérido em tamanho e pela presença de longos espinhos voltados para o centro. O uso exato dessas adaptações estranhas dos apêndices é desconhecido, mas talvez essa estrutura em forma de ancinho servisse para revirar os sedimentos marinhos em busca de presas. O Megalograptus pode ter sido predado por euriptéridos maiores que ele e por grandes cefalópodes ortocones, como o Cameroceras, estando especialmente vulnerável nos períodos em que se desfazia de seu exoesqueleto e um novo revestimento ainda não havia endurecido.
    Em geral, os megalograptídeos (as espécies da família Megalograptidae) possuem exoesqueletos com escamas ovais ou triangulares, olhos compostos na frente da cabeça, quelíceras ("pinças" na frente da boca) pequenas e curtas e um télson (último segmento) curto e lanceolado.
    O gênero foi nomeado em 1874 e contém cinco espécies: M. ohioensis, M. shideleri, M. welchi e M. williamsae, encontradas em Ohio, nos Estados Unidos, e M. alveolatus, do estado da Virgínia. O nome Megalograptus, em grego, significa "grande escrita" e se deve ao fato de os primeiros fósseis descobertos do animal terem sido suas pernas espinhosas, que foram confundidas com grandes graptólitos ("escritos na rocha"), organismos marinhos coloniais comuns entre o Cambriano e o Carbonífero.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Chelicerata
Ordem: †Eurypterida
Família: †Megalograptidea
Gênero: †Megalograptus
Espécies: †Megalograptus welchi, †M. alveolatus, †M. ohioensis, †M. shideleri e †M. williamsae

© Masato Hattori
Apêndice locomotor (topo), segmento pós-abdominal (embaixo, à esquerda) e fragmento de apêndice locomotor (embaixo, à direita) de Megalograptus welchi, todos em tamanho natural. Estes fósseis foram descobertos próximo à vila de Clarksville, em Ohio, EUA, e encontram-se no museu da Universidade de Chicago.
Crédito: Dr. A. F. Foerste / The Eurypterida of New York, Volume 2 (1912), de John Mason Clarke e Rudolf Ruedemann

7 comentários:

  1. Anônimo4/4/19

    Muito bom !

    ResponderExcluir
  2. Faz do Pristichampsus, um crocodilo do período Eoceno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pela sugestão, mas como Pristichampsus é um gênero duvidoso, farei sobre o Boverisuchus, gênero para o qual suas espécies foram transferidas.

      Excluir
  3. Anônimo10/6/19

    E do sarcosuchus

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10/6/19

    E do yspinusaurus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem também! Mas se escreve Spinosaurus ou, popularmente, espinossauro.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.