28 maio 2014

Período Cambriano

A paisagem submarina do Folhelho Burgess, Canadá, durante o Cambriano.
© 
John Sibbick

    O Cambriano, ou Câmbrico, é o primeiro período da era Paleozoica e durou de 541 a 485,4 milhões de anos atrás. Compreendido entre o período Ediacarano da era Neoproterozoica e o período Ordoviciano de sua era, o Cambriano é dividido em quatro épocas: Terreneuviana, duas ainda não nomeadas, que correspondem às séries geológicas 2 e 3, e Furongiana, da mais antiga para a mais recente.
    O nome Cambriano vem de Cambria, antigo nome do País de Gales, onde foram achados os primeiros estados rochosos deste período. Rochas e fósseis cambrianos são relativamente raros, sendo o Folhelho Burgess, no Canadá, o principal local em que são encontrados.

Tabela do tempo geológico em escala, com destaque para o Cambriano.
© Mundo Pré-Histórico

    No Cambriano, a Terra possuía quatro continentes: os três pequenos próximos aos trópicos eram Laurência (parte central da América do Norte), Báltica (leste da Europa) e Sibéria (oeste da Rússia), entremeados pelo Oceano de Jápeto; além desses, havia o supercontinente Gonduana, ao sul. A concentração de dióxido de carbono na atmosfera era cerca de 18 vezes maior do que hoje, a maior em toda a história do planeta. Como o clima era bem quente, não existiam calotas polares, e os níveis d'água eram altos.

Disposição dos continentes no Cambriano
© Dr. Ronald Blakey, Universidade do Norte do Arizona
(Com modificações)


Explosão Cambriana


No Cambriano, vemos uma enorme variedade de trilobitas.

    O registro fóssil nos mostra uma grande diversificação de organismos vivos há cerca de 530 milhões de anos, em um espaço de tempo relativamente curto, evento conhecido como Explosão Cambriana. O termo "explosão", porém, pode ser um pouco inadequado. A vida cambriana não se desenvolveu num piscar de olhos, ela foi precedida por muitos milhões de anos de evolução e muitos dos grupos de seres vivos divergiram ainda no Pré-Cambriano.
    Em mais ou menos 10 milhões de anos, animais marinhos evoluíram a maioria dos formatos básicos de corpo que vemos hoje em grupos modernos. Em relação à fauna, aparecem os trilobitas, os graptólitos* e os arqueociatos**, além dos primeiros equinodermos, vermes, moluscos, esponjas, artrópodes e cordados, entre muitos outros grupos animais extintos e modernos (mais de 35 filos). Surgem também os primeiros corpos segmentados e com conchas.
    As algas ocupavam extensa distribuição e, como seres fotossintetizantes, contribuíam consideravelmente para aumentar a concentração de oxigênio no ambiente. Existia uma variedade de plantas marinhas macroscópicas, embora a terra fosse coberta somente por um aglomerado microbiano de fungos e algas (líquens).

*Graptólitos são organismos animais coloniais que viviam unidos uns aos outros por um esqueleto de colágeno fixo ao fundo do mar.
**Os arqueociatos são animais em forma de cone, semelhantes a esponjas, suportados por um esqueleto interno carbonatado.

Extinção cambriana


    Ao final do período Cambriano, em torno de 488 milhões de anos atrás, o planeta passou por sua primeira extinção em massa. Suas causas ainda são desconhecidas, entretanto os cientistas suspeitam de uma queda na temperatura global, que veio a ocasionar a glaciação do final do Ordoviciano.
    De qualquer forma, desapareceram 75% das espécies de trilobitas, 50% das espécies de esponjas e uma grande quantidade de graptólitos, braquiópodes*, equinodermos e moluscos. No total, 40% das espécies vivas. A extinção também marcou o fim do domínio dos dinocáridos - artrópodes marinhos semelhantes a camarões que devem ter sido os predadores de seu tempo. Encerrava-se, assim, o Cambriano.

*Muito parecidos com moluscos, os braquiópodes são animais marinhos protegidos por uma concha com duas valvas. Muitas espécies vivem ainda hoje.
Os dinocáridos, como o Anomalocaris, foram os primeiros predadores que já existiram na Terra.
© Aaron John Gregory


Fontes: Brasil EscolaCiência OnlineEnciclopédia dos dinossauros e da vida pré-histórica (São Paulo: Abril, 2008), Entendendo a EvoluçãoInfoEscola e Wikipédia.

30 comentários:

  1. Parabéns! Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo28/12/16

    Eu quero ser paleontólogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, é uma profissão muito interessante.

      Excluir
  3. Anônimo13/3/17

    Bela matéria, fascinante ver como o planeta muda e as formas de vida vão se adaptando.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo28/3/17

    me ajudou muito!!

    ResponderExcluir
  5. alguém sabe sobre a vegetação pré-cambriano???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Pré-Cambriano, não havia vegetação, apenas bactérias e outros organismos unicelulares. Mas pretendo falar mais sobre isso em postagens futuras. Até mais!

      Excluir
  6. Alguem sabe a característica do planeta
    Na era paleozóica e periodo cambriano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro! Não sei o que você está procurando exatamente, mas a postagem acima já fala um pouco sobre o planeta durante o período Cambriano. Seguindo as setas no final do texto, você pode ler mais sobre a era Paleozoica e cada um dos períodos que a compõem, com características sobre o ambiente terrestre e os seres vivos que viviam por aqui.
      Ok? Até mais.

      Excluir
  7. Fernanda30/3/18

    Alguém sabe quais as mudanças químicas e físicas registradas neste período?

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Que bom! Seja bem-vinda e volte mais vezes!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Não está na postagem, mas está no blog!

      Excluir
  10. Anônimo10/9/20

    very good!

    ResponderExcluir
  11. Excelente trabalho 💥

    ResponderExcluir
  12. Anônimo19/5/21

    acho estranho como pode um ser evoluir de algo simples de uma era ediacarana para algo tão complexo como um trilobita na era cambriana, não acha? é uma bela de uma discrepância evolucionista, com todo respeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a fauna ediacarana já era relativamente complexa, e entre ela e a explosão cambriana temos um período de 100 milhões de anos que as separa!

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.