© Sergey Krasovskiy, 2011 |
O tapuiassauro ("lagarto tapuia", em referência aos índios tapuias, que habitavam o interior do Brasil na época do Descobrimento) é um dinossauro saurópode do fim do Cretáceo, que viveu em planícies desérticas entrecortadas por pântanos e lagos, onde hoje é o Brasil, há 120 milhões de anos. Media 13 m de comprimento, 4 m de altura e pesava 10 toneladas.
É um dos únicos dinossauros titanossauros de que se conhece o crânio, que possuía um formato alongado, como o de um cavalo. Seus olhos, posicionados lateralmente na parte posterior da pequena cabeça, davam ao animal uma visão ampla. Os dentes em forma de lápis indicam que o tapuiassauro devia alimentar-se puxando folhas dos galhos de árvores, e até mesmo de plantas flutuantes à beira de corpos d'água, já que suas narinas se localizavam no topo do crânio. Isso permitia que enfiasse a cabeça entre arbustos ou no meio da água sem atrapalhar a respiração.
Seus fósseis, que incluem um esqueleto parcial com um crânio quase completo, foram recuperados nos arredores do município de Coração de Jesus, ao norte de Minas Gerais. A descoberta remonta ao ano de 2005, feita por moradores, mas a espécie Tapuiasaurus macedoi só foi nomeada em 2011, após anos de escavação e estudo, homenageando Ubirajara Alves Macedo, um dos pioneiros a descobrir os depósitos fossilíferos da região.
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: †Titanosauria
Família: †Nemegtosauridae
Gênero: †Tapuiasaurus
Espécie: †Tapuiasaurus macedoi
Além do tapuiassauro, somente outros dois titanossauros tiveram seus crânios preservados. |
Reconstrução do tapuiassauro mostrando as partes do esqueleto conhecidas (em branco). © Felipe Alves Elias, 2011 |
Fontes: CartaCapital, ThoughtCo e Wikipédia.
dinossauros sao demais
ResponderExcluirobrigado por fazer sobre o dinossauro da minha cidade
ResponderExcluirFoi o melhor possível para nossa região, o encontro do fóssil de seis dinossauros
ResponderExcluirFelipe, eu descobri porque não existiram saurópodes gigantes no Brasil. Por causa do clima mais seco e quente que no passado nosso país já foi um deserto.
ResponderExcluirAqui o link: https://www.google.com/amp/s/exame.com/ciencia/ausencia-de-dinossauros-nos-tropicos-foi-causada-por-tempo-quente-e-seco-2/amp/
Uau, muito interessante, Vinícius!
Excluir😁👍
ExcluirSó pelo título,já vi que é brasileiro kk
ResponderExcluirUsei para fazer a atividade avaliativa de historia, mto obrigada!
ResponderExcluirLegal, valeu!
ExcluirAmei ter a oportunidade de visitar o Museu Regional do Norte de Minas e conhecer a réplica do Tapuiasaurus Macedoi!!!
Excluir