13 outubro 2010

Wuerhossauro, o último estegossauro

Um par de Archaeoceratops é perturbado pela presença dos pterossauros Noripterus e de um Wuerhosaurus.
© 2011 
Tuomas Koivurinne

Atualizado em julho de 2014

O wuerhossauro ("lagarto de Wuerho") é um dinossauro estegossauro que viveu nas florestas asiáticas entre 132 e 129 milhões de anos atrás, no início do Cretáceo. Media até 7 m de comprimento, 1,8 m de altura nos quadris e pesava de 3 a 4 toneladas. É estreitamente relacionado ao Stegosaurus.
Ostentava nas costas as placas ósseas características dos estegossauros, porém estas eram mais finas, largas e baixas, com formato próximo ao semicircular. Também tinha um pescoço mais curto e um corpo mais rebaixado, o que indica adaptação a uma dieta de plantas rasteiras e de pequeno porte. Contudo, o que mais chama a atenção sobre o wuerhossauro é o período em que viveu: enquanto a maioria dos estegossauros se extinguiu no final do Jurássico, ele prosperou até meados do Cretáceo, sendo um dos últimos gêneros conhecidos do grupo.
O animal foi descrito por Dong Zhiming em 1973. A espécie-tipo, Wuerhosaurus homheni, foi nomeada a partir de um esqueleto parcial descoberto na região autônoma de Xinjiang, noroeste da China, próximo ao distrito de Wuerho. Em 1993, Zhiming formalizou uma segunda espécie, a Wuerhosaurus ordosensis, encontrada na Mongólia. Ainda não se conhece, porém, seu crânio.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Clado: † Thyreophora
Subordem: † Stegosauria
Família: † Stegosauridae
Gênero: † Wuerhosaurus
Espécies: † Wuerhosaurus homheni e † W. ordosensis

© Mundo Pré-Histórico

Os quatro espinhos da ponta da cauda, assim como no Stegosaurus, podem ter sido usados como defesa.
Crédito: (autor desconhecido)
© Brian Franczak

Fontes: About.com, HowStuffWorks e Wikipedia.

13 comentários:

  1. Gostei das informações encontradas, claras e diretas. Como o assunto me interessa, devo voltar a acessar esta página. Parabenizo o autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, volte sempre que quiser. E você pode seguir o blog também pelo Facebook. Fico muito agradecido!

      Excluir
  2. Uma pergunta!
    Poderia me dizer por que os estegossauros desapareceram no começo do cretáceo?
    Desde já, agradeço sua resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita-se que o declínio dos estegossauros ocorreu por causa de mudanças nos ecossistemas na transição do Jurássio para o Cretáceo, em que angiospermas se tornaram as plantas dominantes e levaram à evolução de novos grupos de herbívoros.

      Excluir
    2. Por acaso os estegossauros poderiam ter " evoluído" para os anquilossauros, pois eles são meio parecidos, juntos eles também formam um grupo correto, agora não vou lembra o nome heheheeheh.

      Excluir
    3. O grupo que você mencionou é o dos tireóforos (Thyreophora), que inclui os estegossauros, os anquilossauros e outras espécies mais primitivas. Mas os anquilossauros não evoluíram diretamente dos estegossauros; na Filogenética, os dois grupos são considerados "primos", sendo que ambos descendem de um mesmo ancestral.

      Excluir
    4. Ou seja, eles possuem um ancestral em comum recente, daí saíram as duas ramificações, mas não quer dizer que um grupo necessariamente derivou do outro.

      Excluir
    5. Aliás, Felipe, se conhece algum "fóssil intermediário" de estegossauro?
      Tipo, os estegossauros mais antigos que nós conhecemos já são estegossauros bem formados.
      Mas existe alguma forma intermediária entre um Huayangosaurus e um ancestral mais antigo, por exemplo?

      Excluir
    6. Um dos estegossauros mais basais talvez seja a Isaberrysaura, encontrada na Argentina. Antes dela, conhecemos tireóforos como o Scelidosaurus. Mas ainda sabemos pouco sobre o início da evolução desse grupo.

      Excluir
    7. Entendi, eu já conhecia o Scelidosaurus e a Isaberrysaura, só não sabia que está última era tão basal e muito menos um estegossauro. Valeu!

      Excluir
  3. felipe voce poderia adicionar o scutellosaurus e o unico membro dos tireoforos bipede conhecido uma criatura muito interessante pode ter sido o ancestral do anquilo eo estego

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.