11 de setembro de 2010

Basilossauro


O basilossauro ("lagarto rei") é uma baleia primitiva que viveu onde atualmente são América do Norte e Oriente Médio, de 40 a 34 milhões de anos atrás, no fim do período Eoceno. A espécie Basilosaurus cetoides era o maior animal marinho conhecido de seu tempo. Media de 12 a 20 m de comprimento e pesava até 40 toneladas.
Uma barbatana na cauda ajudava na hidrodinâmica, enquanto os membros traseiros reduzidos praticamente não apresentavam função. Seu corpo delgado locomovia-se de forma incomum em relação a outros cetáceos (grupo dos mamíferos marinhos): sua coluna dobrava-se predominantemente no plano vertical, ondulando como uma enguia. Nadava em águas pouco profundas, predando peixes, tubarões e outras baleias, entre elas o Dorudon. Com um cérebro menor que o das baleias modernas, o basilossauro provavelmente não possuía as mesmas habilidades sociais que suas representantes dos dias de hoje.
Quando o Basilosaurus cetoides, descoberto nos Estados Unidos, foi nomeado por Richard Harlan, em 1834, ele acreditava ser algum tipo de réptil - daí o sufixo -saurus, "lagarto" em grego. Alguns anos depois verificou-se que o animal era um mamífero marinho, mas o nome teve de ser mantido, por prioridade. Fósseis de B. isis, espécie ligeiramente menor, foram encontrados no Egito e na Jordânia.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: † Archaeoceti
Família: † Basilosauridae
Gênero: † Basilosaurus
Espécies:  Basilosaurus cetoides e  B. isis


Fonte: Wikipedia (versão em inglês).

3 comentários:

  1. Sério?Não sabia que ele era um mamífero :I

    ResponderExcluir
  2. Tem vezes que o nome que dão quando descobrem acaba dando uma mega fama pro bichinho. '-'

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.