21 de maio de 2014

Miacis, a mãe de todos os Carnívoros

(Autor desconhecido)

O Miacis (do grego, "animal mãe") é um gênero extinto de mamífero carnívoro, que viveu do fim do Paleoceno ao Eoceno, na Europa, América do Norte e China. Tinha o tamanho de uma doninha, aproximadamente 20 ou 30 cm, e pesava até 7 kg.
A estrutura de sua pelve se assemelha à dos cães. Manteve algumas características primitivas, como crânio baixo, corpo delgado, cauda longa e pernas curtas, mas seu cérebro era relativamente grande, o que reflete um aumento de inteligência. Tinha articulações ágeis para escalada, visão binocular e, nas patas, cinco garras retráteis. Assim, era bem adaptado ao estilo de vida arborícola. Predou animais menores, como pequenos mamíferos, répteis, aves e insetos, e pode ter comido também ovos e frutas.
Muitos espécimes são conhecidos, o primeiro nomeado em 1872 por Edward Drinker Cope. O Miacis é representante de um grupo de mamíferos carnívoros muito primitivos, os miacídeos, ancestrais dos cães, gatos, hienas, ursos, guaxinins, focas e doninhas. Porém, a única espécie de Miacis que realmente é incluída na ordem Carnívoros (Carnivora), à qual esses animais pertencem, é a Miacis cognitus, conhecida por um único crânio incompleto.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Clado: Carnivoramorpha
Superfamília: † Miacoidea
Família: † Miacidae
Gênero: † Miacis
Espécies: † Miacis parvivorus, † M. australis, † M. cognitus, † M. deutschi, † M. exiguus, † M. gracilis, † M. hargeri, † M. hookwayi, † M. latidens, † M. medius, † M. petilus, † M. rosei, † M. sylvestris, † M. washakius e † M. winkleri

© Mundo Pré-Histórico
Sequência de reconstrução da aparência em vida do Miacis cognitus, a partir do único fóssil conhecido da espécie (ao topo)
© Coluberssymbol
© 2009 Encyclopӕdia Britannica, Inc.

Fontes: Prehistoric WildlifeWikipedia (versão em inglês), Encyclopӕdia Britannica e About.com.

Um comentário:

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.