16 de maio de 2014

Pliossauro, o tiranossauro dos mares

Pliossauro ataca um plesiossauro
© 2008 Raúl Martín/National Geographic Magazine

O pliossauro (do grego "mais lagarto") é um gênero extinto de pliossaurídeo que viveu no Jurássico da Europa, de 155 a 147 milhões de anos atrás. Chegava a medir mais de 10 m de comprimento e pesar 10 t. Sua dieta incluía desde peixes, lulas e outros répteis marinhos até, muito possivelmente, gigantes como o Leedsichthys.
Tinha um corpo grosso, cabeça grande e pescoço curto. Para nadar, o pliossauro tomava impulso com as nadadeiras dianteiras, usando as traseiras para conseguir mais velocidade ao perseguir uma presa. A boca enorme, de mais de 2 m e cheia de dentes de 30 cm, poderia engolir facilmente um humano inteiro.
O pliossauro foi nomeado e descrito em 1841, pelo paleontólogo inglês Richard Owen. Fósseis descobertos recentemente no arquipélago norueguês de Svalbard e em Dorset, Inglaterra, levaram a estimativas de até 12,8 m e 15 t para o pliossauro. Os cálculos, porém, foram feitos com base apenas em fragmentos do crânio e da caixa torácica, um ombro e uma pata. Mesmo assim, devia ser um terrível predador.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: † Sauropterygia
Ordem: † Plesiosauria
Família: † Pliosauridae
Gênero: † Pliosaurus
Espécies: † Pliosaurus brachydeirus, † P. brachyspondylus, † P. macromerus, † P. carpenteri, † P. funkei, † P. kevani, † P. rossicus e † P. westburyensis

© Mundo Pré-Histórico
Pliosaurus kevani, o pliossauro de Dorset, encontrado em 2003: seu crânio mede 2,4 m e foi sugerido que o animal inteiro tivesse de 15 a 18 m de comprimento. Novamente, são estimativas baseadas em alguns poucos ossos fossilizados (no caso, 95% do crânio).
Foto: Museu do Condado de Dorset, Inglaterra
Pliosaurus brachydeirus
© 2007 Dmitry Bogdanov

Fontes: BBC News, HypeScience, Dorset County Museum, Wikipedia (versão em inglês), G1 e About.com.

2 comentários:

  1. Uma mandíbula de 24 toneladas? Vai mentir pra lá, o megalodon que tem 20 metros não chega a ter essa força, imagina um animal 10 metros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço desculpas, Josenias. Eu baseei a postagem em matérias da internet. Porém, logo após a descoberta do chamado "Predador X" e outros monstros gigantescos, foram divulgadas muitas notícias sensacionalistas. A afirmação de que a nova espécie de pliossauro possuía uma mordida quatro vezes mais poderosa que a do tiranossauro é, no mínimo, exagerada.
      Eu alterei a postagem de acordo com novas fontes e espero que dessa vez esteja tudo correto. Obrigado por avisar!

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.