16 maio 2014

Pliossauro, o tiranossauro dos mares

Pliossauro ataca um plesiossauro.
© Raúl Martín, 2008 / National Geographic Magazine

    O pliossauro (do grego "mais lagarto") é um gênero extinto de plesiossauro pliossaurídeo que viveu no Jurássico da Europa, de 155 a 147 milhões de anos atrás. Chegava a medir mais de 10 m de comprimento e pesar 10 t. Sua dieta incluía desde peixes, lulas e outros répteis marinhos até, muito possivelmente, gigantes como o Leedsichthys.

© Mundo Pré-Histórico

    Tinha um corpo grosso, cabeça grande e pescoço curto. Para nadar, o pliossauro tomava impulso com as nadadeiras dianteiras, usando as traseiras para conseguir mais velocidade ao perseguir uma presa. A boca enorme, de mais de 2 m e cheia de dentes de 30 cm, poderia engolir facilmente um humano inteiro.
    O pliossauro foi nomeado e descrito em 1841, pelo paleontólogo inglês Richard Owen. Fósseis descobertos recentemente no arquipélago norueguês de Svalbard e em Dorset, Inglaterra, levaram a estimativas de até 12,8 m e 15 t para o pliossauro. Os cálculos, porém, foram feitos com base apenas em fragmentos do crânio e da caixa torácica, um ombro e uma pata. Mesmo assim, devia ser um terrível predador.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: †Sauropterygia
Ordem: †Plesiosauria
Família: †Pliosauridae
Gênero: †Pliosaurus
Espécies: †Pliosaurus brachydeirus, †P. brachyspondylus, †P. macromerus, †P. carpenteri, †P. funkei, †P. kevani, †P. rossicus e †P. westburyensis

Pliosaurus kevani, o pliossauro de Dorset, encontrado em 2003: seu crânio mede 2,4 m e foi sugerido que o animal inteiro tivesse de 15 a 18 m de comprimento. Novamente, são estimativas baseadas em alguns poucos ossos fossilizados (no caso, 95% do crânio).
Foto: Museu do Condado de Dorset, Inglaterra
Pliosaurus brachydeirus
Crédito: Dmitry Bogdanov, 2007

Fontes: BBC News, Dorset County MuseumG1HypeScienceThoughtCo e Wikipedia.

9 comentários:

  1. Uma mandíbula de 24 toneladas? Vai mentir pra lá, o megalodon que tem 20 metros não chega a ter essa força, imagina um animal 10 metros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço desculpas, Josenias. Eu baseei a postagem em matérias da internet. Porém, logo após a descoberta do chamado "Predador X" e outros monstros gigantescos, foram divulgadas muitas notícias sensacionalistas. A afirmação de que a nova espécie de pliossauro possuía uma mordida quatro vezes mais poderosa que a do tiranossauro é, no mínimo, exagerada.
      Eu alterei a postagem de acordo com novas fontes e espero que dessa vez esteja tudo correto. Obrigado por avisar!

      Excluir
    2. Para o josenias ribeiro, tamnho não é tudo sabe, o tubarão branco é maior que os crocodilos mas os crocodilos tem a mordida mais forte e isso foi comprovado, outro exemplo é a onça pintada, mesmo sendo menor que leões e tigres ela é o felino com a mordida mais forte. A força da mordida depende muito da localizaçã em que os musculos ficam não do tamanho

      Excluir
  2. Acrecitava que seu peso e comprimento eram maiores acreditava que possuía 15 metros e de 30 a 50 toneladas .

    ResponderExcluir
  3. Qual a diferença dele para o mosassauro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma olhada na postagem do mosassauro. Eles são animais muito diferentes!

      Excluir
  4. Anônimo30/11/21

    Eu preciso saber a altura do pliossauro na qual não está no texto. Poderiam fazer o este favor para
    mim? Eu agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em animais com um plano corporal mais horizontalizado (como o do pliossauro), ainda mais aquáticos, não se costuma falar em altura. Mas, pelas imagens de comparação de tamanho, a espessura do corpo, que seria a "altura", é de algo entre 1 e 2 metros.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.