23 julho 2018

Pentaceratope, o rosto com cinco chifres

Pentaceratops e Parksosaurus.
Crédito: Andrey Belov

    O pentaceratope (do grego "rosto com cinco chifres") é um dinossauro ceratópsio do Cretáceo do oeste da América do Norte. Viveu entre 76 e 73 milhões de anos atrás, media cerca de 6 m de comprimento e pesava em torno de 5 t. Como todos os ceratópsios, era herbívoro e usava seu bico afiado para cortar ramos de samambaias, cicadófitas e coníferas. Seu parente mais próximo é o Utahceratops.

© Mundo Pré-Histórico

    Apesar do que se possa imaginar a partir do significado de seu nome, ele possuía somente os três chifres típicos sobre o rosto: um pequeno no focinho e dois bastante longos sobre os olhos. Os outros dois correspondem aos ossos das bochechas, mais pontudos e afiados do que em outros ceratópsios. Como chasmossauríneo, o pentaceratope tinha um folho proporcionalmente maior, e por isso seu crânio é um dos maiores entre animais terrestres, podendo chegar a mais de 2,3 m de comprimento. O folho retangular continha duas grandes aberturas (fenestras parietais), lembrando mais uma moldura do que um escudo. Como essas aberturas seriam preenchidas por tecidos moles em vida, o folho devia servir apenas para exibição, e não defesa. Ele era adornado por grandes ossificações triangulares em suas margens, maiores nos cantos, que eram separados por um grande entalhe em forma de U.
    Os primeiros fósseis de pentaceratope foram coletados em 1921, no estado americano do Novo México, por Charles Sternberg. Em sua honra foi nomeada a espécie Pentaceratops sternbergii, em 1923. Um indivíduo jovem foi descoberto no Colorado em 2006, mas a maioria dos vestígios foi encontrada na formação Kirtland, no Novo México, onde viveram também, na época, dinossauros como parassaurolofo, Sphaerotholus, nodocefalossauro e seu possível predador Bistahieversor. A espécie Pentaceratops aquilonius, do Canadá, foi descrita em 2014, mas ainda não é completamente aceita.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Ordem: †Ornithischia
Subordem: †Ceratopsia
Família: †Ceratopsidae
Subfamília: †Chasmosaurinae
Gênero: †Pentaceratops
Espécies: †Pentaceratops sternbergii e †P. aquilonius?

O esqueleto restaurado do Museu de História Natural Sam Noble Oklahoma, em Norman, EUA, foi movido em 2011 para seu próprio gênero, Titanoceratops. Até então, era considerado o maior exemplar de Pentaceratops conhecido, portador do maior crânio de um animal terrestre.
Foto: Museu de História Natural Sam Noble Oklahoma
Pentaceratops sternbergii
Crédito: Sergey Krasovskiy

7 comentários:

  1. eu compartilhei seu site para o meu amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, muito obrigado! Agora o blog está também no Facebook. Curta e siga a página para apoiar! Fico agradecido.

      Excluir
  2. qual o link da página ???

    ResponderExcluir
  3. Faz uma postagem do titanoceratops.

    ResponderExcluir
  4. pentaceratops
    altura 3 m
    comp 6-8,8 m

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.