07 agosto 2018

Sphaerotholus, o dinossauro de cabeça esférica

Crédito: Science Photo Library

    O Sphaerotholus ("domo esférico") é um gênero de dinossauro paquicefalossaurídeo do oeste dos Estados Unidos e Canadá. Viveu no Cretáceo Superior, entre 73 e 66 milhões de anos atrás. A etimologia de Sphaerotholus é uma combinação do grego sphaira, que significa "esfera", e tholos, "domo", referindo-se a seu crânio espesso e praticamente esférico no topo.

© Mundo Pré-Histórico

    Considerado um paquicefalossauro altamente derivado, o Sphaerotholus viveu por um bom período de tempo e teve uma ampla distribuição pela América do Norte. No entanto, são conhecidos apenas ossos fragmentários do crânio, e por isso pouco se sabe sobre o animal. Provavelmente media em torno de 1,8 m de comprimento e alimentava-se de plantas. O domo craniano era rodeado por nódulos, arranjados de forma única. A espécie Sphaerotholus edmontonense distingue-se, ainda, por um par de pequenos chifres atrás da cabeça.
    O gênero foi descrito em 2002 por Thomas E. Williamson e Thomas D. Carr. Atualmente, três espécies são conhecidas: Sphaerotholus goodwini, descoberta no estado do Novo México, EUA; Sphaerotholus buchholtzae, de Montana, EUA; e S. edmontonense, encontrada nas províncias de Alberta e Saskatchewan, no Canadá.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Ordem: †Ornithischia
Subordem: †Pachycephalosauria
Família: †Pachycephalosauridae
Gênero: †Sphaerotholus
Espécies: †Sphaerotholus goodwini, †S. buchholtzae e †S. edmontonense

Crédito: Christopher DiPiazza, 2016
O primeiro fóssil (holótipo) de Sphaerotholus goodwini, um crânio incompleto, faltando os ossos faciais e palatais. A: vista lateral esquerda; B: vista posterior; barra de escala = 5 cm.
Crédito: Robert M. Sullivan, 2006

7 comentários:

  1. Felipe, o Sphaerotholus é considerado um paquicefalossaurídeo derivado devido ao seu crânio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, como só se conhecem partes do crânio, é através de suas características que ele foi classificado. Porém, os cientistas que o descreveram excluíram das análises cladísticas os caracteres baseados no desenvolvimento do domo e fechamento das suturas entre os ossos, aspectos esses que têm se mostrado muito variáveis ao longo do crescimento dos indivíduos dessa família. Além disso, eu acredito que a idade em que o Sphaerotholus viveu também seja levada em conta para considerá-lo derivado.

      Excluir
    2. Entendi, valeu! Agora, pelo que eu vejo realmente o que mais se encontra sobre paquicefalossauros são os crânios, o Acrotholus se eu não me engano, também foi descrito com base em partes do domo. Esses bichos já escassos no registro fóssil, aí só encontram crânios, piora tudo

      Excluir
    3. De fato! Os crânios desses animais são seus fósseis mais abundantes justamente porque são ossos muito espessos, que se preservaram mais fácil.

      Excluir
    4. Mas até existem paquicefalossauros com mais partes preservadas, não é?

      Excluir
    5. Sim! O mais completo talvez seja o Stegoceras, que até serve como referência na reconstrução de outros paquicefalossauros.

      Excluir
    6. Ah, é mesmo! Tinha até esquecido o Stegoceras. Bom, pelo menos já conhecemos um pouco do plano corporal desses bichos.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.