24 de março de 2017

Unaissauro, o primeiro sauropodomorfo do Brasil

© 2001 Maurilio Oliveira

O unaissauro (do tupi unay e do grego saurus, "lagarto da Água Negra") é um dinossauro sauropodomorfo que viveu no sul do Brasil entre 225 e 220 milhões de anos atrás, no final do período Triássico. Um dos dinossauros mais antigos que se conhece, era relativamente pequeno e andava sobre duas patas. Media 2,5 m de comprimento, 80 cm de altura e pesava 70 kg.
Era herbívoro e tinha um corpo volumoso, membros dianteiros mais curtos, cabeça pequena e pescoço longo. Possuía, ainda, uma grande garra no polegar da mão e do pé. O parente mais próximo do unaissauro é o plateossauro da Alemanha, o que indica que os animais, no Triássico, podiam migrar facilmente pela grande massa de terra da Pangeia.
É também um dos dinossauros mais completos já descobertos no Brasil e, destes, o primeiro do grupo dos sauropodomorfos. Os fósseis de unaissauro consistem em um crânio quase completo e um esqueleto parcial com muitos dos ossos ainda conectados em sua posição natural. Foi encontrado em 1998, por Tolentino Marafiga, no distrito de Água Negra (daí o nome), em São Martinho da Serra, Rio Grande do Sul. O anúncio da descoberta ocorreu em 2004. Dois outros dinossauros foram descobertos nessa mesma região: o Saturnalia e o estauricossauro.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: † Sauropodomorpha
Clado: † Plateosauria
Família: † Plateosauridae
Gênero: † Unaysaurus
Espécie: † Unaysaurus tolentinoi


© Mundo Pré-Histórico
Os fósseis foram encontrados por acaso, à beira de uma estrada de terra, no interior do Rio Grande do Sul.
Foto: Museu Nacional/UFSM
© Vitor Silva

Fontes: Museu Nacional - UFRJ, FAPERJWikipedia (versão em inglês) e Prehistoric Wildlife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.