O unaissauro ("lagarto de Água Negra", do tupi unay, "água negra", e do grego saurus, "lagarto") é um dinossauro sauropodomorfo que viveu no sul do Brasil entre 225,4 e 220 milhões de anos atrás (idade Noriana), no final do período Triássico. Um dos dinossauros mais antigos que se conhecem, era relativamente pequeno e andava sobre duas patas. Media 2,5 m de comprimento, 70 a 80 cm de altura e pesava cerca de 70 kg.
Era herbívoro e tinha um corpo volumoso, membros dianteiros mais curtos, cabeça pequena e pescoço longo. Possuía, ainda, uma grande garra nos polegares da mão e do pé. Um dos parentes mais próximos do unaissauro é o também brasileiro Macrocollum, ambos relacionados ao plateossauro da Alemanha. O parentesco entre espécies de continentes hoje distantes indica que, no Triássico, os animais podiam migrar facilmente pela grande massa de terra da Pangeia.
Um dos dinossauros mais completos já descobertos no Brasil, foi também o primeiro prossaurópode identificado no país (leia também: Dinossauros do Brasil). Os fósseis de unaissauro consistem em um crânio quase completo e um esqueleto parcial com muitos dos ossos ainda conectados em sua posição natural. Foi encontrado em 1998, à beira de uma estrada, pelo morador Tolentino Flores Marafiga, no interior de São Martinho da Serra, Rio Grande do Sul, mais especificamente no distrito de Água Negra (daí o nome). O anúncio da descoberta ocorreu em 2004. Dois outros dinossauros já batizados, o guaibassauro e o Macrocollum, foram descobertos na mesma formação geológica, a Formação Caturrita.
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: †Sauropodomorpha
Clado: †Bagualosauria
Família: †Unaysauridae
Gênero: †Unaysaurus
Espécie: †Unaysaurus tolentinoi
Fontes: FAPERJ, Museu Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Prehistoric Wildlife e Wikipedia.
Família: †Unaysauridae
Gênero: †Unaysaurus
Espécie: †Unaysaurus tolentinoi
Os fósseis foram encontrados por acaso, à beira de uma estrada de terra, no interior do Rio Grande do Sul. Foto: Museu Nacional / UFSM |
© Vitor Silva |
© Felipe Alves Elias, 2011 |
Fontes: FAPERJ, Museu Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Prehistoric Wildlife e Wikipedia.
Cara como você consegue fazer a tradução dos nomes dos dinossauros? (Exemplo: unaysaurus - unaissauro)
ResponderExcluirBem, seguindo as regras de ortografia da língua portuguesa e me baseando na pronúncia do nome. Claro que eu também confiro se há alguma grafia registrada em algum dicionário, artigo ou site. Acho que dessa forma fica mais fácil para aquelas pessoas que não sabem como pronunciar algum nome!
ExcluirAgora eu entendi, valeu!
ExcluirSensacional esse site, com várias curiosidades sobre as vidas no passado!
ResponderExcluirObrigado! Volte mais vezes.
ExcluirFelipe, podemos considerar a América do Sul (especialmente o Brasil) como um berço para a evolução dos dinossauros, principalmente os saurópodes, já que muitos dos membros mais antigos do Sauropodomorpha estão no Brasil?
ResponderExcluirÉ possível que sim! Embora um estudo nos últimos anos tenha sugerido que os dinossauros podem ter se originado no Reino Unido, a comunidade científica reconhece que a maioria das espécies mais antigas foram encontradas na América do Sul.
ExcluirValeu!
ExcluirFelipe, o unaissauro é próximo do plateossauro? Pois eu vi que em 2018 um novo cladograma foi feito, então o unaissauro foi colocado em outra família, a Unaysauridae.
ResponderExcluirÉ, ele realmente foi colocado em outra família, mais próximo do brasileiro Macrocollum e do indiano Jaklapallisaurus, mas continua tendo um certo parentesco com o plateossauro.
ExcluirValeu! Eu entendi.
Excluir