10 de abril de 2017

Ichthyovenator, o espinossauro asiático

© James Kuether

Ichthyovenator é um dinossauro espinossaurídeo que viveu no sudeste da Ásia no início do período Cretáceo, em torno de 125 a 112 milhões de anos atrás. Seu nome, em grego e latim, significa "caçador de peixes", por causa de seu estilo de vida presumivelmente piscívoro - as mandíbulas e os dentes desse tipo de dinossauro são mais adequados para capturar peixes. Seu tamanho é incerto, mas estimado entre 7,5 e 9 m de comprimento.
Parente próximo do Suchomimus e do bariônix, também possuía uma vela dorsal baixa, constituída por prolongamentos das vértebras. No entanto, uma característica que o torna único entre os outros espinossaurídeos é que esses prolongamentos formavam uma lacuna sobre a região do quadril, dividindo a vela em duas seções, em vez de uma estrutura contínua. Esse arranjo ímpar reforça a teoria de que as velas dos espinossaurídeos tinham como principal propósito a exibição, permitindo-lhes reconhecer os membros de sua espécie.
Ichthyovenator laosensis foi nomeado e descrito em 2012, a partir de um único esqueleto parcial, descoberto dois anos antes na província de Savannakhet, no Laos. Embora conhecido através de poucos ossos fossilizados, esse animal despertou atenção por ser o mais completo espinossaurídeo já descoberto na Ásia. Nenhum crânio, porém, foi preservado, fazendo de seu nome ("caçador de peixes") uma mera especulação.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família: † Spinosauridae
Subfamília: † Baryonychinae
Gênero: † Ichthyovenator
Espécie: † Ichthyovenator laosensis


© Mundo Pré-Histórico
A primeira vértebra sacral (cintura) possui uma espinha neural muito mais baixa que a anterior, criando uma lacuna abrupta entre as duas partes da vela.
(Allain et al., 2012)
© Vitor Silva

- Esta postagem foi uma sugestão da leitora Yasmin Simplício.


Fontes: Wikipedia (versão em inglês), Prehistoric Wildlife e Smithsonian.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.