10 abril 2017

Ichthyovenator, o espinossauro asiático

© James Kuether

    O Ichthyovenator é um dinossauro espinossaurídeo que viveu no sudeste da Ásia no início do período Cretáceo, em torno de 125 a 112 milhões de anos atrás. Seu nome, em grego e latim, significa "caçador de peixes", por causa de seu estilo de vida presumivelmente piscívoro - as mandíbulas e os dentes desse tipo de dinossauro são mais adequados para capturar peixes. Seu tamanho é incerto, mas estimado entre 7,5 e 9 m de comprimento.

© Mundo Pré-Histórico

    Parente próximo do Suchomimus e do bariônix, também possuía uma vela dorsal baixa, constituída por prolongamentos das vértebras (espinhas neurais). No entanto, uma característica que o torna único entre os outros espinossaurídeos é que esses prolongamentos formavam uma lacuna sobre a região do quadril, dividindo a vela em duas seções, em vez de uma estrutura contínua. Esse arranjo ímpar reforça a hipótese de que as velas dos espinossaurídeos tinham como principal propósito a exibição, permitindo-lhes reconhecer os membros de sua espécie.
    Ichthyovenator laosensis foi nomeado e descrito em 2012, a partir de um único esqueleto parcial, descoberto dois anos antes na província de Savannakhet, no Laos. Embora conhecido através de poucos ossos fossilizados, esse animal despertou atenção por ser o mais completo espinossaurídeo já descoberto na Ásia. Nenhum crânio, porém, foi preservado, fazendo do nome "caçador de peixes" uma mera especulação.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Família: †Spinosauridae
Subfamília: †Spinosaurinae
Gênero: †Ichthyovenator
Espécie: †Ichthyovenator laosensis

A primeira vértebra sacral (cintura) possui uma espinha neural muito mais baixa que a da anterior, criando uma lacuna abrupta entre as duas partes da vela.
Crédito: Allain et al., 2012
© Vitor Silva

Fontes: Prehistoric WildlifeSmithsonian.com e Wikipedia.

13 comentários:

  1. Existe alguma possibilidade de, essa vela partida dele, ser apenas um ferimento do exemplar descoberto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente não. Os pesquisadores não identificaram nenhuma fratura, somente que a espinha neural da 13ª vértebra dorsal não foi totalmente preservada (d13 na imagem). Mas as demais realmente formam esse recorte na vela.
      Poderia ser uma malformação congênita do indivíduo, talvez? Não sei dizer.

      Excluir
  2. Nenhum crânio dele foi encontrado até agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não. Nenhum osso do crânio nem dentes foram encontrados com ele.

      Excluir
  3. O nome Ichthyovenator, pode ser traduzido com Ictiovenator?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim. Ictiovenátor, com acento, como em "aligátor". Entretanto, não há nenhuma correspondência com o termo na internet, por isso achei melhor manter o nome original.

      Excluir
  4. Como os paleontólogos conseguem dizer, com apenas um fragmento de coluna ou um dente ou qualquer outro pedaços do corpo de um animal, que ele era da família dos espinisaurideos, que era um pescador, ou até mesmo um dinossauro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles comparam a morfologia e a idade do fóssil encontrado com outros animais já conhecidos. Cada espécie tem características únicas em seus ossos, como o formato e as proporções, e, quanto mais aparentadas entre si, mais semelhantes as características são. As vértebras do Ichthyovenator, por exemplo, têm o formato típico das vértebras dos espinossaurídeos, que são dinossauros reconhecidamente adaptados para pescar e que viveram no mesmo período.

      Excluir
    2. Verdade, mas eu acho que os saurópodes são os mais difíceis de diferir, pela limitação do grande porte. Por isso, muitas espécies são consideradas duvidosas.

      Excluir
    3. Obrigado pela resposta 🖒😁

      Excluir
  5. Anônimo17/7/23

    Qual era a estimativa da velocidade dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma estimativa para a velocidade do Ichthyovenator, haja vista que pouquíssimos vestígios dele foram encontrados.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.