20 março 2018

Bariônix, o dinossauro pescador

Crédito: Davide Bonnadonna

    O bariônix ("garra pesada", do grego barys, "pesado", e onyx, "garra") é um terópode espinossaurídeo do início do período Cretáceo, que viveu entre 130 e 125 milhões de anos atrás, na Europa. Era um espinossaurídeo muito semelhante ao sucomimo e chegava a mais de 9 m de comprimento e 2 t. Provavelmente vivia às margens de rios e lagos, espreitando peixes e outros animais aquáticos, e passava grande parte do dia na água.

© Mundo Pré-Histórico

    Com maxilas bastante alongadas e estreitas (que lembram um crocodilo), repletas de dentes cônicos e delicadamente serrilhados, o bariônix era bem adaptado para capturar peixes com a boca. A ponta de seu focinho expandia-se para os lados, logo antes de retrair-se em um entalhe na maxila superior, onde encaixava-se a ponta da mandíbula, curvada para cima. Tinha uma pequena crista triangular sobre os olhos e um pescoço alongado e menos curvado do que em outros terópodes. Seus braços compridos e fortes possuíam uma garra curva e pontuda no primeiro dedo da mão, medindo cerca de 31 cm, mas que em vida pode ter sido prolongada por um revestimento de queratina. A função dessa grande garra seria capturar, matar e rasgar a carne das presas maiores. Também pode ter se alimentado de carcaças de dinossauros quando tivesse a oportunidade.
    Descoberto em 1983, pelo paleontólogo amador William Walker, em uma pedreira no condado de Surrey, Inglaterra, o primeiro esqueleto de bariônix é um dos esqueletos de terópodes mais completos do Reino Unido, além de ser o espinossaurídeo mais completo que se conhece. Curiosamente, a área em que a descoberta ocorreu já era explorada há 200 anos, mas nenhum achado parecido jamais fora feito. O fóssil também continha vestígios do peixe Scheenstia e ossos desgastados de um Iguanodon na região do estômago. Outros restos encontrados na Espanha e em Portugal também foram atribuídos à espécie.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Família: †Spinosauridae
Gênero: †Baryonyx
Espécie: †Baryonyx walkeri

Baryonyx na exibição "Darwin e Dinossauros", no Museu de História do Sudoeste da Flórida, em Fort Myers, Estados Unidos.
Crédito: Sergio Pérez
Walker encontrou a garra do polegar do Baryonyx walkeri, cujo nome significa "garra pesada de Walker".
Crédito: Dorling Kindersley / Getty Images

Fontes: HowStuffWorksLive ScienceNatural History MuseumPrehistoric Wildlife e Wikipedia.

14 comentários:

  1. Há registro de spinossaudioes na América do Norte, no fim do cretacio,ou seja que viveram na época do T.Rex?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, nenhum dos espinossaurídeos conhecidos viveu até tão tarde no Cretáceo, e também nunca foi encontrado nenhum vestígio desses terópodes na América do Norte.

      Excluir
  2. Fazem do Rugops POR FAVOR POR FAVOR

    ResponderExcluir
  3. Pergunta!
    O Bariônix era uma dos maiores carnívoros de sua era e, de seu nicho, e seu único concorrente era o Neovenator, é possível que os dois dinossauros tenham disputado por comida e território?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, o Neovenator viveu na mesma região e época, mas ele é descrito como um predador terrestre, enquanto o bariônix era predominantemente piscívoro. Então, eles tinham nichos ecológicos diferentes, por isso acredito que não deviam disputar comida e território.

      Excluir
  4. Felipe, é possível que o bariônix não tenha a vela como outros espinossaurídeos pois ainda era um jovem (como muitos sites dizem), ou não ter a vela era uma característica comum nos espécimes, mesmo os adultos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é possível, como dizem alguns sites, mas a questão é que o único esqueleto quase completo de bariônix que se conhece pertenceu a um indivíduo jovem, enquanto os demais achados são elementos isolados e restos menos completos. Então, não há como saber.

      Excluir
  5. Anônimo27/7/20

    thenkiu very math

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.