10 janeiro 2016

Huayangossauro, o estegossauro mais antigo

© Franco Tempesta

    O huayangossauro ("lagarto de Huayang", nome alternativo da província chinesa de Sichuan) é um dinossauro estegossauro do período Jurássico, que viveu nas florestas do sudoeste da China entre 170 e 160 milhões de anos atrás, vinte milhões antes de seu famoso parente, o Stegosaurus. Com apenas 4,5 m de comprimento, 1,5 tonelada e 1,8 m de altura, era também muito menor.

© Mundo Pré-Histórico

    Este herbívoro quadrúpede tinha cabeça pequena e placas ósseas sobre todo o dorso arqueado. Elas erguiam-se verticalmente, em duas fileiras, enquanto dois pares de espinhos defensivos estendiam-se horizontalmente no final da cauda. Possuía também dois espinhos maiores sobre os quadris, que possivelmente serviam para deter algum ataque por cima, dada a altura relativamente baixa do animal. Alguns de seus predadores eram o gasossauro e o yangchuanossauro, mas também convivia com dinossauros herbívoros, como o shunossauro e o Xiaosaurus.
    O huayangossauro é o estegossauro mais primitivo que se conhece. Difere das espécies mais tardias por seu crânio mais amplo, as placas mais grossas e pela presença de dentes na frente da boca, característica perdida em seus sucessores. Foi descoberto entre 1979 e 1980, em Sichuan, e batizado em 1982. Vários esqueletos são conhecidos, alguns quase completos.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Ordem: †Ornithischia
Clado: †Thyreophora
Subordem: †Stegosauria
Família: †Huayangosauridae
Gênero: †Huayangosaurus
Espécie: †Huayangosaurus taibaii

© Brian Franczak
Foto: Museu Australiano, Sydney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.