03 outubro 2009

Sarcossuco, o crocodilo gigante

Sarcossuco confronta um sucomimo. Ao fundo, dois ouranossauros.
© Raúl Martín

Atualizado em junho de 2020

    O sarcossuco (do grego sarco, "carne", e suchus, "crocodilo", ou seja, "crocodilo da carne") é um crocodilomorfo folidossaurídeo, parente distante dos crocodilianos atuais (e não um de fato), que viveu no Cretáceo Inferior (do final da idade Hauteriviana ao início da Albiana), entre aproximadamente 133 e 112 milhões de anos atrás, no norte da África e leste da América do Sul. Habitava rios e lagos de água doce, em clima tropical úmido. Estimado inicialmente em até 12 m de comprimento e 8 t, teve suas grandezas reduzidas, em um estudo recente, para 9 a 9,5 m de comprimento e 3,5 a 4,3 t, mas ainda é um dos maiores crocodilomorfos que já existiram.
  Escudos dermais, ou osteodermes, formavam uma superfície ininterrupta a partir da parte de trás do pescoço até o meio da cauda, diferente do padrão visto nos crocodilos modernos. Anéis de crescimento presentes nos osteodermes revelam que os indivíduos cresciam durante toda a vida e que os maiores chegaram a 50 ou 60 anos de idade. Seu focinho estreito e bastante comprido corresponde a 75% do comprimento do crânio e possui uma expansão em sua extremidade (chamada bula), cuja função pode ter sido ampliar o sentido do olfato ou amplificar os grunhidos do animal quando ele se comunicava.
    Com os olhos no topo da cabeça, ele escondia o restante do corpo debaixo d'água e ficava de espreita. Seus dentes lisos e resistentes, que somavam 132, indicam que o sarcossuco era um predador generalista, que se alimentava principalmente de peixes, mas ocasionalmente também podia atacar animais maiores, incluindo dinossauros que se aproximavam dos rios para beber água. No entanto, ele parece não ter sido capaz de rolar para desmembrar suas vítimas, como fazem os crocodilos hoje. Animais que compartilharam o mesmo ambiente incluem os peixes Lepidotes e Mawsonia e os dinossauros Lurdusaurus, ouranossauro, nigersauro, sucomimo, Eocarcharia e Kryptops.

Sarcossuco apanha um infeliz abelissauro Kryptops em sua boca. Ilustração do livro Dinosaur Art 2: The Cutting Edge of Paleoart, de Steve White.
Crédito: Steve White

    Os primeiros fósseis de sarcossuco foram descobertos no Mali, Argélia e Tunísia, entre 1946 e 1959, durante várias expedições científicas ao deserto do Saara, conduzidas pelo paleontólogo francês Albert-Félix de Lapparent. Os achados consistiam em fragmentos do crânio, vértebras, dentes e escamas. Em 1964, um crânio quase completo foi encontrado no Níger, o qual foi usado para a nomeação do novo gênero e espécie Sarcosuchus imperator, em 1966. Outros materiais mais completos foram encontrados posteriormente no Níger e no Marrocos. Em 1977, dentes e fragmentos de ossos encontrados ainda em 1867, no Recôncavo baiano, Brasil, foram reexaminados e identificados como uma nova espécie de sarcossuco, S. hartti.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Crocodylomorpha
Clado: Crocodyliformes
Família: † Pholidosauridae
Gênero: † Sarcosuchus
Espécies: † Sarcosuchus imperator e † S. hartti

© Mundo Pré-Histórico
Reconstrução de sarcossuco no Museu Nacional Boubou Hama, em Niamei, Níger.
Foto: Albert Orbeta, 2018

Fontes: Folha OnlineWikipedia (versão em inglês), Prehistoric WildlifeThoughtCo e Superinteressante.

19 comentários:

  1. Ta faltando o maior de todos, Aegisuchus recentemente descoberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão! Em breve falarei sobre ele.

      Excluir
  2. Que tal um artigo sobre o Purussauro, um jacaré brasileiro gigante, que pode ser um dos maiores crocodilianos de todos os tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, vou falar sobre ele!

      Excluir
    2. Anônimo19/7/20

      https://www.blogger.com/profile/02855233428080905359- o sr eh de qual area, zoologia ?

      Excluir
    3. Anônimo19/7/20

      estes sauropodes reptelioides deveriam ter uma variante bipede.

      Excluir
    4. Na verdade, estudo Arquitetura (nada a ver, né? Kkk), mas minha outra paixão é a Paleontologia. Sempre gostei de ler sobre o assunto.

      Excluir
    5. Saurópodes reptelioides? Não entendi. 🤔

      Excluir
  3. Muito interessante, essa ilustração é muito nostágica que tinha em um livro de dinossauros que eu lia com uns 8 anos de idade,hoje tenho 16.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Eu também a conheço há vários anos. Alguns paleoartistas criam obras incríveis e realmente marcantes. Acredito que Raúl Martín é um ícone não só pra mim!

      Excluir
  4. Nossa! Ele também foi encontrado no leste da América do Norte isso eu não sabia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção: no leste da América do Sul! Na costa do Brasil, aliás! Até que novas evidências indiquem o contrário, o espécime está classificado no gênero Sarcosuchus.

      Excluir
  5. Felipe, o tamanho do sarcossuco foi reduzido para 9 a 9,5 m de comprimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, obrigado por avisar! Mas como se trata de um estudo recente e sem comentários de outros pesquisadores (até onde encontrei), preferi manter as duas informações na postagem.

      Excluir
  6. Felipe, acho melhor colocar uma aspas no nome crocodilo, já que o sarcossuco não era um de fato. Claro, se você achar que não vai atrapalhar tudo bem. 😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No texto eu digo que ele é um parente distante dos crocodilos, mas nos títulos, às vezes, eu me dou um pouco de liberdade poética, kkkk.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.