30 janeiro 2009

Sucomimo


    O sucomimo ("imitação de crocodilo") é um espinossaurídeo que viveu de 125 a 112 milhões de anos atrás, durante a idade Aptiana e início da Albiana dCretáceo Inferior, na África. Tinha 11 m de comprimento, 4 m de altura e 5 toneladas. Seus fósseis foram descobertos no Deserto do Teneré (região no centro-sul do Deserto do Saara), no Níger e na Nigéria, em 1997.

29 janeiro 2009

Centrossauro

Crédito: (autor desconhecido)

Atualizado em agosto de 2013

O centrossauro ("lagarto de ponta afiada") viveu durante o Cretáceo, entre 76 e 75 milhões de anos atrás. Herbívoro, media 6 m de comprimento e pesava 4 toneladas. O centrossauro é um dos maiores dinossauros com chifres da América do Norte.

28 janeiro 2009

Utahraptor


O utahraptor ("raptor de Utah") é um grande dinossauro dromeossaurídeo que viveu no Cretáceo Inferior, há cerca de 134 milhões de anos, na América do Norte. Tinha 6 m de comprimento, 3 m de altura e 500 ou 700 kg, sendo o maior membro de sua família.

27 janeiro 2009

Iguanodonte, o segundo dinossauro

© Raúl Martín

Atualizado em novembro de 2015


    O iguanodonte (do grego "dente de iguana") viveu durante o período Cretáceo, de 126 a 125 milhões de anos atrás, na Europa. Fósseis foram encontrados principalmente na Bélgica e na Espanha, sendo um dos dinossauros mais bem estudados. Esse ornitópode chegava a 5 toneladas e media cerca de 3 m de altura e 10 m de comprimento. Com tal tamanho, tinha acesso até as plantas mais altas. 

26 janeiro 2009

Parassaurolofo

Entre os vários dinossauros conhecidos com os quais o parassaurolofo compartilhou seu habitat está o Kosmoceratops.
© Raúl Martín

Atualizado em fevereiro de 2015

O parassaurolofo ("lagarto com crista próximo", em referência ao saurolofo, o qual acreditava-se ser seu parente próximo) é um ornitópode que viveu no período Cretáceo, de 76 a 73 milhões de anos atrás, nas planícies norte-americanas. Media 4,5 m de altura, 9,5 m de comprimento e pesava 2,5 toneladas. Podia caminhar tanto como um bípede quanto um quadrúpede; provavelmente preferia andar sobre quatro patas enquanto se alimentava e, quando corria, sobre duas. Usava o bico para cortar os vegetais, e seus dentes eram continuamente substituídos.

21 janeiro 2009

Heterodontossauro

© Jan Sovak / Dover Publications, Inc.

O heterodontossauro ("lagarto com dentes diferentes") viveu há 208 milhões de anos, final do período Triássico, nos matagais da África do Sul. Com o tamanho de um peru, media 1,2 m de comprimento e pesava 35 kg.

20 janeiro 2009

Sauroposeidon, o dinossauro mais alto

Sauroposeidon é perseguido por dois acrocantossauros.
© James Kuether

Atualizado em fevereiro de 2018

    O sauroposeidon ("lagarto Poseidon", divindade grega associada ao mar) é um dos maiores dinossauros já descobertos, que viveu no litoral do Golfo do México em meados do Cretáceo, há 110 milhões de anos. Seu tamanho exato é incerto, já que poucos ossos são conhecidos, mas comparações com o braquiossaurídeo Giraffatitan renderam estimativas de 28 a 34 m de comprimento e até 60 toneladas. Chegava a 6 ou 7 m de altura nos ombros e, com um pescoço que media cerca de 12 m, se este de fato pudesse ser mantido na vertical, sua cabeça seria erguida a até 19 m de altura, fazendo dele o dinossauro mais alto de que se tem notícia.

19 janeiro 2009

Altispinax, o dinossauro de espinhas misteriosas

Crédito: Sergey Krasovskiy

Atualizado em janeiro de 2019

    Altispinax ("espinhas altas") é um dinossauro terópode que viveu no Cretáceo, de 140 a 133 milhões de anos atrás, no oeste da Europa. Media até 8 m de comprimento e pesava 1 tonelada. Suas vértebras com espinhas neurais bastante altas indicam a presença de uma crista sobre o dorso, semelhante ao que ocorre com o acrocantossauro.

18 janeiro 2009

Gastônia

Gastônia é cercado por um bando de utahraptores.

Atualizado em julho de 2014

O gastônia (cujo nome binomial, Gastonia burgei, é uma homenagem aos seus descobridores, Robert Gaston e Don Burge) é um dinossauro anquilossauro que viveu há 125 milhões de anos, no período Cretáceo, em Utah, EUA. Herbívoro, podia atingir cerca de 4,5 m de comprimento, 1,1 m de altura nos quadris e 1 tonelada.

15 janeiro 2009

Giganotossauro, um dos maiores dinossauros carnívoros

© Julius T. Csotonyi

Atualizado em janeiro de 2021

    O giganotossauro ("lagarto gigante do sul", do grego gigas, "gigante", notos, "sul", e sauros, "lagarto") é um dinossauro terópode que viveu no início da idade Cenomaniana do Cretáceo Superior, entre 98 e 97 milhões de anos atrás, na região da Argentina. É um dos maiores carnívoros terrestres que já existiram, mas seu tamanho exato é difícil de determinar devido à incompletude dos esqueletos encontrados até agora. Estima-se que atingia 12,5 a 14,3 m de comprimento, em torno de 4 m de altura e uma massa de 4,2 a 8 t. Alguns pesquisadores acreditam que ele era maior que o tiranossauro, historicamente considerado o maior terópode, enquanto outros defendem que ambos tinham aproximadamente o mesmo tamanho.