Gastônia é cercado por um bando de utahraptores. |
Atualizado em julho de 2014
O gastônia (cujo nome binomial, Gastonia burgei, é uma homenagem aos seus descobridores, Robert Gaston e Don Burge) é um dinossauro anquilossauro que viveu há 125 milhões de anos, no período Cretáceo, em Utah, EUA. Herbívoro, podia atingir cerca de 4,5 m de comprimento, 1,1 m de altura nos quadris e 1 tonelada.
Estreitamente relacionado ao polacanto, mas pequeno se comparado ao Ankylosaurus ou ao euplocéfalo, o gastônia é um dinossauro atarracado e forte que vagava pelas florestas da América do Norte. Provavelmente o utahraptor foi um dos seus principais predadores, apesar de ter sido uma presa difícil. Seu arsenal de defesa era completo, com grandes espinhos de até um metro de comprimento e a cabeça protegida por placas ósseas. Pele fossilizada demonstra um complexo sistema de camadas de escamas grossas com encaixes precisos, e toda a lateral do corpo, até a ponta do rabo, era munida de uma fileira de espinhos afiados. Em um ataque, a cauda era movida lateral e perigosamente.
Dotado de pernas curtas, o gastônia não se movia com muita velocidade. Estudos de cérebros fossilizados determinaram que o gastônia e outros nodossaurídeos foram os anquilossauros mais inteligentes e conscientes.
Dotado de pernas curtas, o gastônia não se movia com muita velocidade. Estudos de cérebros fossilizados determinaram que o gastônia e outros nodossaurídeos foram os anquilossauros mais inteligentes e conscientes.
Os fósseis de gastônia foram descobertos pelo paleoartista americano Robert Gaston, juntamente com Don Burge, e nomeados em sua homenagem em 1998, por James Kirkland. Gastônia é o nodossaurídeo mais conhecido pelo registro fóssil: um esqueleto quase completo e vários crânios.
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Clado: † Thyreophora
Subordem: † Ankylosauria
Família: † Nodosauridae
Subfamília: † Polacanthinae
Gênero: † Gastonia
Espécie: † Gastonia burgei
© Mundo Pré-Histórico |
© Sergey Krasovskiy |
Esqueleto de um gastônia adulto com 4 m de comprimento. |
Fontes: Wikipedia (versão em inglês), About.com, Age of Dinosaurs e Carnivora.
Ali no texto vc disse que o gastonia teria 2 metros de altura, mas na imagem comparando com um ser humano ele está menor que o humano
ResponderExcluirEssa informação estava errada, mas já a corrigi. Obrigado por avisar!
Excluiranquilosssauro
ResponderExcluiraltura 2 m
comp 10 m
peso 4-6 tn
gastonia
ResponderExcluiraltura 1,91
comp 5 m
peso 1 tn