18 de janeiro de 2009

Gastônia

(Atualizado em julho de 2014)
Gastônia é cercado por um bando de utahraptores

O gastônia (cujo nome binomial, Gastonia burgei, é uma homenagem aos seus descobridores, Robert Gaston e Don Burge) é um dinossauro anquilossauro que viveu há 125 milhões de anos, no período Cretáceo, em Utah, EUA. Herbívoro, podia atingir cerca de 4,5 m de comprimento, 2 m de altura e 1 tonelada.
Estreitamente relacionado ao polacanto, mas pequeno se comparado ao Ankylosaurus ou ao euplocéfalo, o gastônia é um dinossauro atarracado e forte que vagava pelas florestas da América do NorteProvavelmente o utahraptor foi um dos seus principais predadores, apesar de ter sido uma presa difícil. Seu arsenal de defesa era completo, com grandes espinhos de até um metro de comprimento e a cabeça protegida por placas ósseas. Pele fossilizada demonstra um complexo sistema de camadas de escamas grossas com encaixes precisos, e toda a lateral do corpo, até a ponta do rabo, era munida de uma fileira de espinhos afiados. Em um ataque, a cauda era movida lateral e perigosamente. 
Dotado de pernas curtas, o gastônia não se movia com muita velocidade. Estudos de cérebros fossilizados determinaram que o gastônia e outros nodossaurídeos foram os anquilossauros mais inteligentes e conscientes.
Os fósseis de gastônia foram descobertos pelo paleoartista americano Robert Gaston, juntamente com Don Burge, e nomeados em sua homenagem em 1998, por James Kirkland. Gastônia é o nodossaurídeo mais conhecido pelo registro fóssil: um esqueleto quase completo e vários crânios.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Clado: † Thyreophora
Subordem: † Ankylosauria
Família: † Nodosauridae
Subfamília: † Polacanthinae
Gênero: † Gastonia
Espécie: Gastonia burgei


© Mundo Pré-Histórico
© Sergey Krasovskiy
Esqueleto de um gastônia adulto com 4 m de comprimento

Fontes: Wikipedia (versão em inglês), About.comAge of Dinosaurs e Carnivora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.