25 setembro 2016

Antarctopelta, o primeiro dinossauro da Antártida

© Tuomas Koivurinne e Sergio Pérez, 2008

    Antarctopelta ("escudo da Antártida", em grego), como seu nome sugere, viveu na Antártida, no final do período Cretáceo, entre 74 e 70 milhões de anos atrás. É um anquilossauro de médio porte, alcançando não mais do que 4 m de comprimento.

© Mundo Pré-Histórico

    Possuía dentes grandes em forma de folha, que eram usados para mastigar vegetação. Como outros anquilossauros, era um herbívoro atarracado, protegido por uma armadura óssea presa à pele. Vários tipos de placas e nódulos ósseos cobriam as costas e os lados, incluindo longos espinhos sobre os ombros. As vértebras na extremidade da cauda eram enrijecidas por tendões ossificados, o que sugere a presença de uma clava, no entanto, não há vestígios dela preservados.
    No Cretáceo, a Antártida já se encontrava na região do polo Sul, mas a Terra tinha temperaturas globais muito mais altas e o continente não era coberto de gelo - mesmo assim, os animais enfrentavam um longo período de frio e escuridão no inverno. O Antarctopelta vivia em florestas de coníferas e árvores decíduas, compartilhando seu habitat com o ornitópode Trinisaura.
    O único indivíduo fóssil de Antarctopelta foi descoberto por dois geólogos argentinos em 1986, fazendo dele o primeiro dinossauro a ser descoberto no continente gelado, embora as escavações tenham sido prolongadas por quase uma década devido às condições climáticas severas. Sua nomeação ocorreu apenas em 2006, quando outro dinossauro antártico, o criolofossauro, já era também conhecido.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Ordem: †Ornithischia
Subordem: †Ankylosauria
Clado: †Parankylosauria
Gênero: †Antarctopelta
Espécie: †Antarctopelta oliveroi

© Green-Mamba
Não se sabe se o Antarctopelta tinha ou não uma clava óssea na ponta da cauda.
© Alain Bénéteau

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, apaguei seu comentário por engano. Você havia perguntado se o arqueópterix é uma ave ou um réptil, certo?

      Bem, essa espécie tem sido constantemente objeto de debate entre os cientistas quanto a sua classificação. Na verdade, o registro fóssil mostra que não há uma divisão clara entre os dinossauros e as aves, sendo estas últimas descendentes dos primeiros.
      O arqueópterix é um fóssil transicional, com características tanto de ave quanto de réptil. Atualmente é classificado no clado Avialae, dentro da subordem Theropoda (o grupo dos dinossauros carnívoros) - enquanto a classe Aves compreende apenas as aves modernas. Sendo assim, podemos dizer que o arqueópterix é um dinossauro e um parente próximo dos ancestrais das aves, mas não uma ave verdadeira.
      Este é o meu entendimento, não sou especialista no assunto, mas espero ter ajudado. Valeu!

      Excluir
  2. Anônimo29/10/16

    Amo este blog!

    ResponderExcluir
  3. Felipe , com a descoberta do Stegouros , agora Antarctopelta é um parankylosauria ( espero ter escrito corretamente 😅 ) . Corrija isso quando puder 🙂 .

    ResponderExcluir
  4. Anônimo14/2/22

    Boa noite, parabéns pelo blog.
    Queria te perguntar se posso copiar essa matéria em grupos desse assunto no facebook. E claro, da os créditos, colocar o link de seu blog para saberem quem é o criador de todo esse conteúdo expendido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Dando os créditos, pode sim! Estou aqui para compartilhar conhecimento!

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.