21 abril 2009

Euplocéfalo, o tanque de guerra

Euplocéfalo usa sua poderosa maça contra o predador.

Atualizado em julho de 2014

O euplocéfalo ("cabeça bem protegida") é um grande dinossauro herbívoro que viveu no final do período Cretáceo, entre 76,4 e 75,6 milhões de anos atrás, em planícies úmidas do Canadá e dos EUA. Pesava em torno de 4 toneladas e media até 6 m de comprimento. Tinha um bico córneo largo e dentição fraca, mas própria para comer vegetação baixa e brotos em grandes quantidades. Seu olfato era muito apurado, e seu sistema respiratório tão complexo que permitia mastigar e respirar ao mesmo tempo.

16 abril 2009

Lambeossauro

Lambeossauros e coritossauros descansam à beira de um riacho.
© John Sibbick

Atualizado em fevereiro de 2015

    O lambeossauro (do latim "lagarto de Lambe", em homenagem a seu descobridor, Lawrence Lambe) viveu de 76 a 75 milhões de anos atrás, fim do Cretáceo, na América do Norte. Chegava a 9,5 m de comprimento, 3 m de altura e 4 toneladas.

07 abril 2009

Cearadáctilo, o "dedo do Ceará"


    O cearadáctilo ("dedo do Ceará", do grego daktylos, "dedo", em referência ao dedo alongado que sustentava a asa) é um grande pterossauro anhanguerídeo que viveu no nordeste do Brasil há 112 milhões de anos, na idade Albiana do Cretáceo Inferior. Sua envergadura é estimada em 4 a 5,5 m, e seu peso, em torno de 15 kg.

02 abril 2009

Mussauro, um antigo dinossauro de comportamento social complexo

Crédito: Davide Bonadonna, 2020

Atualizado em dezembro de 2021

    O mussauro é um dinossauro sauropodomorfo que viveu no sul da Argentina durante a idade Sinemuriana do Jurássico Inferior, há 192,8 milhões de anos. Seu nome significa "lagarto camundongo" (do latim mus, "camundongo", e do grego sauros, "lagarto"), devido ao pequeno tamanho dos filhotes, que por muito tempo foram os únicos exemplares conhecidos da espécie. Um adulto atingia 6 m de comprimento e 1,5 tonelada.