21 de abril de 2009

Euplocéfalo

(Atualizado em julho de 2014)
Euplocéfalo usa a poderosa maça contra o predador

O euplocéfalo ("cabeça bem protegida") é um grande dinossauro herbívoro que viveu no final do período Cretáceo, entre 76 e 65 milhões de anos atrás, em planícies úmidas do Canadá e dos EUA. Pesava em torno de 4 toneladas e media até 6 m de comprimento. Tinha um bico córneo largo e dentição fraca, mas própria para comer vegetação baixa e brotos em grandes quantidades. Seu olfato era muito apurado, e seu sistema respiratório tão complexo que permitia mastigar e respirar ao mesmo tempo.
O corpo amplo e rebaixado era sustentado por pernas robustas e coberto por uma armadura óssea. Sem garras ou dentes perigosos, o euplocéfalo contava com essa armadura como proteção, dotada de engrossamentos e espinhos; os dois maiores situavam-se perto do pescoço. A cauda terminada em uma clava óssea era balançada lateralmente por músculos rígidos a fim de acertar um ponto vulnerável de um predador. Mesmo sendo um animal pacífico, o euplocéfalo poderia, quando ameaçado, quebrar a perna de terópodes como o deinonico e o tiranossauro.
Fazendo jus ao nome, a cabeça e os olhos também eram guarnecidos pela couraça (contando até com uma espécie de pálpebra óssea) e havia dois pares de espinhos atrás dos olhos, comuns nos anquilossaurosMuitos de seus ossos eram fundidos para dar sustentação à pesada couraça, e o ventre era o único ponto fraco de seu corpo. 
O primeiro fóssil de euplocéfalo foi encontrado em 1897, em Alberta, Canadá. Paleontólogos recuperaram mais de quarenta indivíduos fósseis, incluindo mais de quinze crânios e uma série de esqueletos quase completos. A descoberta de blindagens ainda unidas permite aos cientistas saber exatamente como o euplocéfalo, o anquilossauro mais conhecido, teria sido na vida real.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Clado: † Thyreophora
Subordem: † Ankylosauria
Família: † Ankylosauridae
Subfamília: † Ankylosaurinae
Gênero: † Euoplocephalus
Espécies: Euoplocephalus tutus e E. acutosquameus


© Mundo Pré-Histórico

A clava era formada por três ossos fundidos
Fóssil no Museu Senckenberg de Frankfurt, Alemanha

Fontes: BBC Walking with DinosaursWikipedia (versão em inglês) e About.com.

Um comentário:

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.