11 fevereiro 2009

Abelissauro


O abelissauro ("lagarto de Abel") viveu na América do Sul no período Cretáceo, há 74 milhões de anos atrás. Media 3 m de altura e 7 m de comprimento, pesando 1,5 tonelada.
Um dos maiores predadores sul-americanos em sua época, o abelissauro possuía um crânio grande e leve, que possibilitava mover a cabeça com facilidade, pernas musculosas e cauda que equilibrava o corpo quando corria. Atacava as presas por emboscada, perseguindo-as em alta velocidade.
Foi encontrado em Comahue, na Argentina, em 1985. A espécie é conhecida apenas por um crânio parcial de 80 cm, ligeiramente semelhante ao do Tyrannosaurus. O nome abelissauro é uma homenagem ao ex-diretor do museu que o descobriu, Roberto Abel.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infraordem: Ceratosauria
Família: Abelisauridae
Gênero: Abelisaurus
Espécie: Abelisaurus comahuensis


16 comentários:

  1. Um pegada recentemente descoberta desse animal na Bolívia, com 1,20 M indica se tratar de animal com 5,30 M de altura por 12 M de comprimento e 4280 KG!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21/6/17

    muito bom o site amei fiz meu trabalho e ficou lindo perfeito

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, eles ainda não encontraram um esqueleto completo de https://dinossauros.info/abelissauro/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. queria saber o que ele come

      Excluir
    2. Ele se alimentava de outros dinossauros!

      Excluir
  4. É possível que todos os abelissaurídeos fossem especializados em caçar saurópodes, já que muitos deles caçavam esses animais, como o Majungassauro que caçava o Rapetossauro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Os abelissaurídeos provavelmente se alimentavam de saurópodes do grupo dos titanossauros e inclusive cresceram ao longo de sua evolução para acompanhar o aumento de tamanho de suas presas. É o que indicou um estudo feito por pesquisadores brasileiros, em 2017.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta!👍😊

      Excluir
  5. O Abelissauro também viveu no Brasil
    ? Pois eu vi nos comentários do canal Além de Plutão que ele disse que o Abelissauro viveu apenas na Argentina e, nossos únicos abelissaurídeos seriam o Thanos e o Picnonemossauro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. O único fóssil de abelissauro que se conhece foi encontrado na Argentina, e os únicos abelissaurídeos brasileiros são Thanos e picnonemossauro.

      Excluir
    2. Eu pesquisei e descobri que os fósseis do gênero Abelisaurus (o único crânio) foi descoberto na Patagônia. Valeu!

      Excluir
  6. Felipe , eu tenho uma pergunta pra você : o usuário Silvino de Almeida Abraão falou de uma pegada do abelissauro descoberta na Bolívia que media 1,2 metros de comprimento ,que indicava que ele tinha 5,3 metros de altura , 12 metros de comprimento e 4280 quilos . Isso é verdade ou estamos falando de um saurópode ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo os cientistas que as encontraram, são pegadas de um abelissaurídeo, sim, que devia medir cerca de 12 m de comprimento. Na região de Maragua, na Bolívia, onde foi feita a descoberta, existem muitas outras pegadas de outros tipos de dinossauros também.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.