10 fevereiro 2009

Irritator, um probleminha incômodo

© Sergey Krasovskiy

Atualizado em dezembro de 2014

Irritator ("irritante") viveu durante o período Cretáceo, há 110 milhões de anos, no nordeste do Brasil. Com base nas proporções de outros espinossaurídeos, é estimado em 8 m de comprimento, 3 m de altura e 2 toneladas.
Sua cabeça era parecida com a do sucomimo e do espinossauro, entretanto possuía uma pequena crista no topo. O focinho muito comprido sugere que sua dieta era constituída principalmente de peixes, mas também comia outros animais e, possivelmente, carniças. A crista é uma indicação de que a musculatura do pescoço era desenvolvida, o que teria sido necessário para o Irritator fechar a mandíbula e retirar a cabeça da água rapidamente, na tentativa de agarrar algum peixe. Suspeita-se que o angaturama, outro espinossaurídeo que viveu no mesmo local, seja sinônimo de Irritator.
Até agora o único fóssil da espécie conhecido é um crânio de 80 cm de comprimento, desprovido da porção anterior, descoberto na Formação Santana, na Chapada do Araripe, Ceará. Esse achado tem uma história revoltante: quando descoberto, foi vendido ilegalmente por traficantes brasileiros de fósseis, que, além disso, completaram as partes que faltavam no material com gesso. Quando os cientistas de um museu alemão o adquiriram, em 1996, tiveram um trabalho enorme para reconstruir suas características originais - daí veio a ideia para o infeliz nome do dinossauro.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família: † Spinosauridae
Gênero: † Irritator
Espécie: † Irritator challengeri

© Mundo Pré-Histórico
Este é o fóssil que foi adulterado pelos contrabandistas brasileiros. O local exato de sua descoberta é desconhecido, mas análises da rocha e de micro-organismos preservados nele apontam para a Formação Santana, na Chapada do Araripe.
© 2003 Mineo Shiraishi

Fontes: Wikipedia (versão em inglês) e Prehistoric Wildlife

11 comentários:

  1. Perguntas!
    É possível que os espinossaurídeos tenham se originado na Europa através do Bariônix, depois migrado para outras regiões do planeta? E como eles chegaram no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer se isso é possível, mas o espinossaurídeo mais antigo que se conhece até agora, o Ostafrikasaurus, foi encontrado na Tanzânia, no leste da África.
      Esses carnívoros chegaram ao Brasil porque, até o início do Cretáceo, a América do Sul estava ligada à África.

      Excluir
    2. Valeu mano! Eu tinha esquecido do ostafrikasaurus

      Excluir
  2. Oi vc acha que o Angaturama é o mesmo que o Irritator ou são Dinossauros Diferentes?pra min eles são a mesma Espécie mais de Subspecies diferentes tipo o Allosaurus fragilis e o Allosaurus europeus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns paleontólogos defendem as diferenças entre as duas espécies, mas acho que são grandes as chances de os dois animais serem o mesmo.

      Excluir
    2. Eu acho que são especies distintas pois as partes do crânio não se encaicham, poi o do angaturama era mais alto em certa parte e o do irritator dava uma pequena "afinadinha" no meio.

      Excluir
  3. O irritator é meu dinossauro preferido !!
    Minha pergunta é: porque ainda não procuraram pelo resto do fóssil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, com certeza já procuraram! O problema é achar!

      Excluir
    2. Gustavo19/12/22

      Me identifiquei com você felipe amo dinossauros e outras formas de vida que habitaram o planeta desde quando eu era criança

      Excluir
    3. Legal, Gustavo! Aproveita o blog então! Valeu!

      Excluir
  4. Me irrita um pouco o nome desse dinossauro ser Irritator... Ele foi é um herói por ter irritado os cientistas que compraram ele do tráfico

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.