26 março 2011

Angaturama

© Maurilio Oliveira / Museu Nacional - UFRJ

Atualizado em dezembro de 2014

O angaturama (nome que quer dizer "nobre" em tupi, cultura na qual Angaturama é um espírito protetor) é um espinossaurídeo que viveu há 110 milhões de anos, início do Cretáceo, na Chapada do Araripe, Ceará. Chegava a 6 m de comprimento, 2 m de altura e 500 kg.
Possuía as características comuns aos espinossaurídeos, como cabeça muito longa, braços e pernas fortes e narinas na região média da cabeça (como nas aves). O que o diferencia é a pequena crista na ponta do focinho. A cabeça e a dentição - que lembram um crocodilo - são adaptadas para comer peixes. Um achado surpreendente, entretanto, revelou que ele também se alimentava de outros animais: um dente do dinossauro estava junto com fósseis de pterossauro.
Hoje, já conhecemos 60% do esqueleto dessa espécie. Seu nome científico, Angaturama limai, homenageia o falecido paleontólogo Murilo Rodolfo de Lima. É possível que o gênero Angaturama, descrito em 1996 por Alexander Kellner e Diogenes Campos, seja sinônimo de Irritator, outro espinossaurídeo brasileiro incrivelmente semelhante. Estudos mais aprofundados se fazem necessários, mas, se esse for o caso, prevalecerá o nome Irritator, por ter sido registrado antes.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família: † Spinosauridae
Gênero: † Angaturama
Espécie: † Angaturama limai

© Mundo Pré-Histórico
O esqueleto do angaturama representou o primeiro terópode brasileiro de grande porte a ser montado no País, além de proporcionar um grande avanço no estudo dos espinossaurídeos, por ser um dos mais completos do mundo dentro do grupo.
Reconstrução feita pelo paleoartista Orlando N. Grillo

Fontes: Museu Nacional - UFRJInvivo e Wikipédia.

5 comentários:

  1. O angaturama é considerado sinônimo do Irritator? Pois eu não encontro informações sobre ele em lugar nenhum.
    Poderia me dizer, desde já agradeço sua resposta. Deixo um link aqui em baixo para o único site que encontrei informações sobre ele: https://dinossaurosdobrasil.wixsite.com/dinossauros-e-afins/angaturama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe debate entre os pesquisadores ainda. Alguns afirmam que os dois são o mesmo animal ou até o mesmo indivíduo, já que seus fósseis foram encontrados na mesma região e parecem completar um ao outro. Porém, cientistas brasileiros defendem que eles são espécies distintas, com diferenças anatômicas e uma pequena sobreposição entre as partes preservadas (ou seja, eles não se encaixam). Até que não seja feito um estudo comparando realmente os dois espécimes, a dúvida vai continuar.

      Excluir
    2. Obrigado! É porque eu estava em dúvida se eu fazia ou não um vídeo dele. E você me recomenda ou não fazer?

      Excluir
    3. Faça sim! É uma interessante espécie brasileira. Aí mencione essa questão da possível sinonimização.

      Excluir
    4. Farei sim, e com certeza vou falar da sinonimização.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.